Utensílios de cozinha que voce deve se desfazer

Seja por questão de limpeza ou saúde, existem diversos utensílios que você deveria eliminar da sua cozinha o quanto antes. Locais úmidos, quentes e com resíduos de alimentos é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. Manter a cozinha higienizada e organizada é essencial para evitar que aconteça a contaminação dos alimentos.

É importante tomar cuidado com alguns hábitos na cozinha, para evitar que ocorra a contaminação alimentar.

A primeira dica é manter as mãos sempre lavadas, antes e durante o preparo do alimento. Além disso, não utilize o pano de prato para secar as mãos, mas sim exclusivamente para secar as louças. Confira os erros mais comuns que devem ser evitados para manter a higiene da cozinha.

No entanto, além de manter hábitos higiênicos, é importante também excluírmos da nossa cozinha alguns utensílios que são prejudiciais à saúde, isto é, produtos compostos de materiais tóxicos e/ou que favorecem a contaminação dos alimentos, que consequentemente possam trazer malefícios ao bem-estar. Não adianta, por exemplo, seguir uma dieta saudável e comprar alimentos livres de agrotóxicos, se os equipamentos utilizados durante o preparo ou armazenamento do alimento não forem higienizados e guardados da forma correta.

Confira os 10 utensílios de cozinha que você deveria se desfazer já:

1) Sacolas de plástico para guardar alimentos

As sacolas de plástico precisam ser totalmente banidas da sua cozinha e da sua casa, pois estas trazem grande risco de contaminação aos seus alimentos. A boa notícia é que existem diversas alternativas para a sacolinha de supermercado: quando for às compras, leve com você uma sacola retornável, como as ecobags (que devem ser lavadas semanalmente e utilizadas única e exclusivamente para armazenar alimentos) e, em casa, nunca utilize as sacolas de supermercados para armazenar o alimento!

utensílios para banir da cozinha
Substitua as sacolas plásticas por Ecobags quando for às compras (Fonte imagem: Shutterstock)

2) Buchas para lavar louças

As buchas de lavar louça são feitas sinteticamente de espuma de plástico e devem ser trocadas regularmente, pois absorvem água, o que facilita a proliferação de bactérias. Uma boa opção para substituir as esponjas de pia são as buchas vegetais, pois além de ser um material natural, ideal até para a limpeza de alimentos, sua durabilidade é bem maior.

Utensílios para banir da cozinha
Troque as esponjas sintéticas por buchas vegetais (Fonte imagem: Shutterstock)

3) Colheres e tábuas de madeira

Esse, na verdade, é um tópico bem polêmico. Em cozinhas profissionais, por exemplo, foi proibido o uso dos utensílios de madeira. Isso porque é um material poroso, propício à proliferação de bactérias e facilita a contaminação cruzada dos alimentos. Em ambientes úmidos, ocorre a formação de fungos, chamados de bolores, que é nocivo à saúde. Mas, apesar de ser comprovadamente prejudicial, a colher de pau continua sendo a escolha dos chefs por conta de sua maciez e resistência, sendo também considerada uma cultura alimentar tradicional. Caso você não queira substituir esses utensílios por materiais de plástico ou alumínio, o ideal é substituí-los por novos regularmente.

Utensílios para banir da cozinha
Evite usar por muito tempo a mesma colher ou tábua de madeira (Fonte imagem: Pixabay)

4) Pacotes de plástico de grãos, cereais e massas

Uma maneira excelente de armazenar alimentos – não só pela questão higiênica, mas também de organização da despensa e armários – é retirá-los dos pacotes de plástico e utilizar recipientes de vidro. Escolha potes transparentes e não se esqueça de anotar a data de vencimento dos alimentos. Dessa forma, você consegue otimizar espaço no armário e manter bem mais organizado, além de ficar visivelmente muito mais agradável e prático.

Utensílios para banir da cozinha
Retire o alimento da embalagem plástica e organize a despensa com potes de vidro (Fonte imagem: Pinterest)

5) Lixeira em cima da pia

De modo algum coloque uma lixeirinha em cima da pia! Água e restos de comida é exatamente o que as bactérias precisam para se proliferar e, se o lixo estiver sobre a pia ou mesa em que se cozinha, podem ser transferidas para o alimento. Uma dica bem mais higiênica: utilize sempre as lixeiras no chão, com tampas e aberturas por pedal e, além disso, troque diáriamente os saquinhos de lixo.

Utensílios para banir da cozinha
Nunca coloque a lixeirinha em cima da pia (Fonte imagem: Shutterstock)

6) Panelas antiaderente ou de alumínio

Devemos tomar muito cuidado ao escolher o tipo de panela que utilizamos para cozinhar. As panelas antiaderente também estragam com o tempo e liberam toxinas se não forem usadas de forma correta. Se a sua panela estiver riscada ou se a superfície estiver desprendendo, troque-a imediatamente! Já no caso de panelas de alumínio, há a possibilidade do desprendimento do material nos alimentos, quando levadas à temperaturas altas.

Utensílios para banir da cozinha
Evite utilizar frigideiras e panelas com o fundo riscado (Fonte imagem: Shutterstock)

7) Odorizadores de ambientes industrializados

Nos últimos anos, o aromatizador ou odorizador de ambiente tem sido tendência entre os amantes da gastronomia e muito utilizado para neutralizar, principalmente, o odor de fritura. Os aromatizadores industriais possuem produtos químicos nocivos à saúde e que não devem, de forma alguma, entrar em contato com os alimentos. Procure utilizar opções de aromatizadores naturais e caseiros.

Utensíilios para banir da cozinha
Não utilize aromatizador de ambientes industrializados perto de alimentos (Fonte imagem: Shutterstock)

8) Garrafas e galões vazios

Acumular garrafas e galões plásticos vazios não é um hábito higiênico e a reutilização destas para armazenar bebidas não é aconselhável nem mesmo pelos fabricantes, visto que elas podem abrigar microorganismos e bactérias. As garrafas de vidro e alumínio são as melhores opções para substituir as garrafas PET. Porém, caso você conserve garrafas PET, existem ideias interessantes de reciclagem e modos criativos e úteis para reaproveitá-las.

Utensílios para banir da cozinha
Garrafas de plástico vazias não devem ser reutilizadas para estocar bebidas (Fonte imagem: Shutterstock)

9) Frigiderias, panelas e pia com camadas de sujeira

A pia da cozinha acumula 100 mil vezes mais germes do que banheiros e isso acontece porque microorganismos e bactérias se acumulam em restos de comida. De modo geral, a sujeira é mais intensa e concentra muita gordura em panelas e pias, tornando a limpeza destas ainda mais difícil. É necessário tomar cuidado ao limpar a panela para não haver danos ao tipo de material, mas é importante fazer a higienização após ser utilizada, assim como a pia.

Utensílios para banir da cozinha
Restos de comida em ambiente úmido é a condição perfeita para a proliferação de bactérias (Fonte imagem: Shutterstock)

10) Papel alumínio

Este produto não deve ser banido por completo da sua cozinha, porém é preciso ter cautela ao utílizar este tipo de material. O papel alumínio é prático, super versátil, barato e pode entrar em contato diretamente com os alimentos, desde que estejam frios. A grande polêmica sobre este produto é quando utilizado em temperaturas muito altas. Ao ser utilizado ao fogo ou ao forno junto aos alimentos, é possível que o calor solte partículas de alumínio na comida, que não devem ser ingeridas. Nestes casos, substitua-o por papel vegetal ou utilize recipentes de vidro refratário.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook!

Utensílios para banir da cozinha
Não é aconselhável utilizar o papel alumínio no fogo e no forno (Fonte imagem: Pixabay)