Capa Desodorantes

Um dos itens mais importantes na hora da higiene pessoal, o desodorante é um cosmético que ajuda a eliminar o mau cheiro das axilas. Apesar de ser um hábito corriqueiro para muita gente, raramente alguém se pergunta se existe uma forma correta de passar desodorante. Entretanto, existem sim maneiras adequadas de utilizar cada modelo e, dessa forma, garantir melhor proteção, maior duração e até mesmo evitar que as roupas manchem.

  

Além disso, quem é que nunca teve alguma dúvida sobre o uso e os benefícios do uso de desodorantes?

O forte odor das axilas, popularmente conhecido como cecê, acontece quando há o contato de bactérias e fungos com o suor que é produzido por glândulas chamadas de sudoríparas e, para eliminar esse mau cheiro, você pode optar por usar o desodorante ou o antitranspirante

Quando falamos em aplicação, devemos levar em consideração que existem 4 modelos diferentes de desodorantes no mercado, cada um com um tipo de aplicação e benefícios diversos. A escolha do desodorante é completamente pessoal – pode depender da quantidade de suor que a pessoa produz, se a pele da região da axila for sensível, entre outros fatores que devem ser levados em consideração. Há quem prefira o desodorante com uma fragrância forte e resistente, e há quem prefira utilizar desodorantes mais leves e sequinhos.

Também vamos esclarecer como os desodorantes devem ser aplicados na pele, assim melhorando os resultados, evitando manchas nas roupas e até mesmo irritações nas axilas. Mas primeiramente, vamos tirar algumas dúvidas que são bastante comuns sobre o uso dos desodorantes e antitranspirantes.

Vamos conferir juntos alguns fatos sobre o desodorante e antitranspirante, e entender melhor sobre os modelos de desodorantes – em spray, roll on, bastão e em creme:

Antitranspirantes e desodorantes não são a mesma coisa

Pois bem, antitranspirantes e desodorantes são produtos diferentes, com finalidades diferentes – informação importante para a sua próxima compra! O antitranspirante bloqueia as glândulas sudoríparas e controla a produção de suor. Já o desodorante comum evita que as bactérias que causam o odor forte se proliferem no suor, ou seja, ele apenas disfarça o mau cheiro. Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém a maioria dos desodorantes não atua como antitranspirante. Mas não se preocupe, mesmo que os antitranspirantes formem essa camada protetiva, eles não são agressivos a pele e não entopem os poros.

Desodorantes
Entenda a diferença entre antitranspirantes e desodorantes. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Uso do desodorante após a depilação

A depilação pode provocar pequenas lesões na pele, independente do método escolhido e da região do corpo. Por isso, é importante ter muita cautela com a pele pós depilação. Se a sua axila estiver com pequenas feridas,irritada ou até com sinais de alergia, é aconselhável não utilizar o desodorante, principalmente aqueles com álcool na composição, pois você pode causar uma desagradável irritação na pele. Como opção para a pele irritada, você pode substituir momentaneamente o desodorante por talco e, caso esteja ardendo muito, faça um creme com Aloe Vera

Desodorantes-1
Não use desodorantes com álcool após a depilação nas axilas. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorante ajuda contra o chulé?

Especialistas explicam que o desodorante comum para axilas pode ser usado no sapato com cheiro desagradável, mas não diretamente nos pés e, mesmo assim, ele servirá como uma solução momentânea. Portanto, para o chulé e o cheiro desagradável que esse provoca nos sapatos, você pode optar por soluções caseiras, bem simples e eficazes (utilizando talco ou bicarbonato de sódio), ou apostar em um dos diversos produtos disponíveis no mercado que são desodorantes específicos para os pés e garantem uma melhor proteção. 

Desodorantes-2
Desodorantes comuns não solucionam o mau cheiro do chulé. (Foto: Reprodução Shutterstock)

As roupas ficam amareladas por causa do desodorante?

Poucos sabem disso, mas a culpa não é dos desodorantes. As manchas amareladas nas roupas são provocadas pela soma de alguns fatores: a liberação de lipídios (gordura) da pele, o sabão usado durante a lavagem da roupa, o tipo de tecido da roupa (principalmente os sintéticos), e a composição do próprio desodorante. Vale lembrar que não é só a região das axilas que ficam amareladas, as camisas também ficam manchadas na região do colarinho, por conta da gordura produzida nesta parte do corpo. O que pode ser feito para evitar que essas manchas é esperar que o desodorante seque bem antes de terminar de se vestir. Se necessário, veja como eliminar as manchas de suor nas roupas

Desodorantes
Os desodorantes não são totalmente culpados pelas manchas amareladas nas roupas. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Aplicação do desodorante nas axilas

Parece bem óbvio: basta levantar os braços e pressionar o spray, ou deslizar o roll on nas axilas e pronto. Mas a verdade é que muita gente usa o desodorante de forma errada e nem imagina. Existem 4 modelos de desodorantes disponíveis e cada um deles deve ser aplicado de uma forma diferente para garantir uma melhor absorção e eficácia sobre a pele. Porém, algumas regras valem para todos eles: primeiro, deve esperar que o produto seque completamente para vestir a roupa. Além disso, não se deve jamais exagerar na quantidade. Aplique o produtos sempre com as axilas secas e é aconselhável utilizar antitranspirantes à noite. Veja a seguir como aplicar cada um desses modelos de forma correta:

Desodorantes
Existem quatro modelos de desodorantes, escolha o ideal para você. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes em spray ou aerossol

Com certeza, esse é o modelo de desodorante preferido da grande maioria das pessoas. Mas, o senso comum relaciona o uso de aerossóis ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama, isso por conta da presença de um ingrediente ativo no antitranspirante, que são os sais de alumínio. Contudo, não se desespere, pois não existe fundamentação científica para tal associação. Para passar o desodorante e antitranspirante em forma de spray ou aerossol, agite o frasco, mantenha uma distância de 15 centímetros da axila e não exagere na quantidade do produto.

Desodorantes
Desodorantes em spray ou aerossol. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes roll on

O interessante desse tipo de desodorante é que ele vem em frascos pequenos e podem ser carregados facilmente nas bolsas. A esfera presente na embalagem permite que o produto em forma de creme seja bem aplicado e distribuído na pele. E, ao contrário do que muitos pensam, ele é absorvido bem rápido pela pele. Para a aplicação do mesmo, deve ser feito movimentações suaves com a rolagem para cima e para baixo e deixe o produto secar por pelo menos um minuto, antes de começar a se vestir – o que vai ajudar a evitar o amarelado das roupas. Uma informação importante é que esse tipo de produto de higiene pessoal, que entra diretamente em contato com o corpo, não deve ser compartilhado com outras pessoas. 

Desodorantes
Desodorantes roll on. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes em bastão

Esses desodorantes são aconselhados em casos de transpiração excessiva. Além de práticos, o tipo de aplicação desse modelo do produto forma uma camada protetora que reduz a produção do suor e deixam as axilas secas por um tempo prolongado, comparado aos outros tipos de aplicação dos desodorantes. A forma de aplicar o desodorante em bastão é a mesma do roll on e, assim como esse outro produto, não devem ser compartilhado com outras pessoas. 

Desodorantes
Desodorantes em bastão. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes em creme

Esse modelo de desodorante pode ser mais caro que os outros, mas é o que menos agride a pele. É indicado para pessoas que tenham a axila sensível. Por incrível que pareça, os cremes desodorantes possuem um toque mais seco do que os roll on. Além de serem desodorantes e antitranspirantes, os cremes podem hidratar a pele, deixando-a mais macia. Esse creme, assim como os outros desodorantes, pode ser aplicado após o banho e antes de começar a se vestir.   

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Desodorantes
Desodorantes em creme. (Foto: Reprodução Shutterstock)