Limpeza geladeira

Como sabemos, limpar geladeiras é um grande desafio! É preciso retirar todas as prateleiras, para depois colocá-las de volta ao lugar, devemos tomar muito cuidado com os produtos de limpeza utilizados (já que é um ambiente onde conservamos alimentos), sem mencionar o estresse para descongelar o freezer!

De acordo com diversos estudos, o ideal é que a limpeza da geladeira seja feita pelo menos uma vez ao mês. A falta da higienização regular pode resultar em desordem, odores desagradáveis e, nos piores dos casos, mofos e bactérias perigosas.

Mas como fazer para garantir uma higienização ideal de forma fácil e prática? E quais são os produtos à serem utilizados?

Os detergentes e produtos químicos não são ideais para limpezas de geladeiras, pois estes podem danificar os alimentos. Por esta razão, é aconselhável substituí-los por produtos naturais.

Começaremos pela parte mais complexa da limpeza, mas que com o utilizo da receita de produtos naturais se tornará muito mais simples: descongelar o freezer!

Truques para descongelar facilmente o freezer

Descongelar o freezer é uma etapa essencial: o gelo em exceso nas paredes reduz o espaço interno e resulta no mau funcionamento do congelador. Como consequência, os alimentos não serão conservados de forma correta e haverá um aumento na conta de energia no final do mês.

Por isso encontramos 5 truques práticos e simples para retirar os bloco de gelo formado nas paredes do congelador!

Esvaziar e retirar as prateleiras

Primeiramente, é necessário esvaziar o congelador e colocar os alimentos em um local seguro, antes de começar a limpeza. Dica: enrole os alimentos em um pano e coloque-os em uma bolsa térmica ou em uma caixa de isopor. Depois, retire as prateleiras. O tempo para o descongelamento depende de alguns fatores, como a temperatura externa, por exemplo.

Usar uma espátola de plástico

Quando o gelo começar a derreter, é possível retirá-lo de forma mais rápida, com a ajuda de uma espátola de plástico. Evite utilizar martelos ou outros instrumentos de metal. Também tente evitar que a água derretida se acumule no fundo no congelador, pois isso dificultará a limpeza.

Enxugar muito bem

Durante o processo, tenha por perto um recipiente para descartar o gelo extraído do congelador e panos absorventes para garantir que o interno do congelador esteja bem seco. Além disso, é interessante cobrir o chão em volta do congelador com guardanapos. Esse processo é válido para todos os tipos de freezer, seja ele com portas em cima ou embaixo da geladeira.

Esperar o tempo necessário

O descongelamento do freezer demora pelo menos 2 horas, dependendo da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do congelor. Assim que todo o gelo derreter, seque muito bem todo o interior, inclusive a porta. Caso esteja muito sujo, deve limpá-lo com uma esponja umidecida na água morna e, depois, utilizar um pano seco. Finalizado esse processo, ligue novamente o congelador, seguindo atentamente as instruções de uso, antes de reorganizar os alimentos no freezer.

Acelerar o derretimento do gelo: com um secador de cabelo

Existem duas formas de acelerar o derretimento natural do gelo: uma delas é utilizar um sacador de cabelo nas partes com maior acúmulo de gelo. Cuidado para não colocar o secado de cabelo dentro do freezer e deve-se evitar que o mesmo entre em contato com o gelo e a água. É importante ter muita cautela caso opte por utilizar esse instrumento.

Acelerar o derretimento do gelo: panela com água quente

Outro truque muito utilizado é esse: coloque uma panela com água bem quente dentro do congelador e feche a porta do freezer para que possa agir de forma mais rápida. Após 30 minutos, abra a porta e retire todo o resíduo do freezer. Quando terminar a limpeza do congelador, é possível iniciar a higienizaçao da geladeira. A limpeza da geladeira é um processo muito cansativo? Continue lendo para aprender como limpá-la de maneira mais simples e rápida! >>>

Limpeza profunda e prática da geladeira

Comece desligando a geladeira e retirando todas as prateleiras. Caso a geladeira não seja embutida, puxe-a um pouco à frente ou de lado e passe o aspirador de pó no chão em torno e na parte de trás da geladeira.

Lembre-se de colocar um pano ou um guardanapo no fundo da geladeira para secar toda a água que derreter durante a limpeza.

Esvaziar as prateleiras

Ao esvaziar as prateleiras da geladeiras, separe todos os alimentos que devem ser colocados em uma bolsa térmica. Durante esse processo, podem ser encontrados alimentos vencidos ou que não serão mais consumidos.

PS: é comum perceber que embalagens de geléias, molhos, etc. sujam bastante a prateleira. Não precisa se estressar, existem dois truques que fará com que isso não aconteça mais, na próxima página.

Retirar as prateleiras

Para uma limpeza profunda, é preciso retirar toda a parte interna removível da geladeira e lavá-las na lava-louças (ou, se preferir, lavar com uma receita caseira feita com água, limão e bicarbonato).

Limpeza externa

O erro mais comum cometido durante a higienização de geladeiras e congeladores é se concentrar somente na limpeza da parte interna! Veja como fazer a limpeza da parte externa e, principalmente, das borrachas nas portas (o lugar onde mais acumula bactérias!).

Primeiramente, é importante observar de qual material é feita a parte externa da sua geladeira: se é de plástico, a limpeza pode ser feita com um pouco de água morna e detergente. Para portas feitas de aço inox, lembre-se de usar um detergente com pH neutro. Atenção! Não utilize detergentes para aço inox em superfícies SmartSteel, pois pode danificar o material.

Para os painéis laterais envernizados, utilize somente um pano limpo e seco. Em casos de extrema necessidada, use um pouco de água ou detergente com pH neutro.

Limpeza das borrachas das portas

Lave as borrachas removíveis utilizando uma solução à base de água e vinagre e, depois seque bem. Existe um truque que torna as borrachas isolantes: assim que as borrachas estiveram bem secas, passe um pouco de talco ou de azeite e pronto!

Espere um pouco… E as receitas naturais para a limpeza da área interna? Falaremos disso agora!

Receitas para a sua geladeira ficar brilhante e higienizada (com ingredientes 100% naturais)

Utilizar produtos químicos não é a melhor opção para higienizar a geladeira, pois os resíduos destes podem se depositar nos alimentos, trazendo consequências ruins para a saúde, como pode-se imaginar! Por isso é importante substituí-los por ingredientes naturais. Começaremos com as 4 melhores receitas naturais para a limpeza da geladeiras.

Receita “geladeira brilhante”

Esta receita é uma mistura desengordurante muito potente, para uma limpeza mais profunda da parte interna da geladeira: se trata de uma mistura especial pois ela limpa, higieniza e elimina maus odores. Nesta receita deve-se utilizar uma colher de chá de sabão para louças, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e misturar em uma xícara de água quente. Depois de praparar a mistura, basta umidecer um pano de microfibras nesta mistura e limpar todas as superfícies internas. É importante repetir o processo até que tudo esteja bem higienizado.

Produtos naturais para uma limpeza completa e eficaz

Não é só bicarbonato de sódio que ajuda na hora da limpeza, mas também vinagre branco e limão sao grandes aliados na higienização de diversas superfícies. O bicarbonato pode ser utilizado despejando-o em uma esponja para limpar vidros e grelhas, ou então, ambas as superfícies podem ser higienizadas com água quente e um copo de vinagre. Já o limão pode ser utilizado como o passo final: misture o suco de limão em uma xícara de água e passe essa solução na superfície desejada com um pano.

Receitas para as gavetas da geladeira

Para a higienização profunda da gaveta de verduras é aconselhado utilizar uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio para cada um litro de água quente. Porém, para a limpeza das gavetas de carnes e queijos, existe uma receita bem prática e eficaz a base de água morna e sabao para louça. Utilize esta mistura pronta em um esponja limpa. Para finalizar, enxague com bastante água e deixe secar completamente antes de recolocar os alimentos na geladeira. A limpeza está quase pronta. De fato é uma limpeza que demanda tempo, mas não se preocupe: existem dois truques que ajudam a evitar sujeiras na geladeira.

Receita desodorante

Depois que a limpeza for finalizada, existe uma receita desodorante para geladeira muito simples e rápida. Além de ser antiodor, essa mistura também deixa uma fragrância agradável nos alimentos naturais.

Junte duas xícaras de bicarbonato com 15 gotas de óleo essencial de limão e misture com um garfo. Acrescente uma xícara de água até obter uma mistura macia e coloque esta mistura em uma forma de silicone e deixe descansar. Essa receita é conservada na geladeira que agora, além de limpas, estão também bem perfumadas.

Agora, como prometido, dois truques para evitar de sujar a geladeira (sendo a maneira mais eficaz para que a limpeza seja mais rápida e fácil).

Como evitar de sujar a geladeira

Este truque irá otimizar a próxima limpeza, pois ajuda a evitar que acumule sujeira. O que mais suja as suas prateleiras e gavetas internas? Todos os tipos de molhos, principalmente aqueles que quando estão para terminar, viramos seus potes de cabeça para baixo.

O truque da embalagem de ovos

Primeiro truque genial: todas as vezes que for jogar fora a embalagem de plástico de ovos, pegue esta embalagem, retire a parte de cima e posicione nas prateleiras da porta, de forma que fique bem firme. Depois, encaixe as garrafas de molhos presentes na sua geladeira nos buracos, evitando assim que goteje molho diratemante nas prateleiras. Agora um truque para evitar sujar as prateleiras.

O truque do papel-toalha

Um hábito que se deve ter sempre é o de forrar todas as prateleiras da geladeira com pedaços de papel-toalha, desta forma a limpeza se torna muito mais fácil e rápida. Basta trocar os pedaços de papel sem que seja necessario limpar manchas de dificil remoção. Além disso, lembre-se de tomar cuidado com pequenos detalhes diariamente, como por exemplo garantir que potes estajam bem fechados ou cobrir bem os recipientes abertos. Desta forma pode-se manter a higienização por mais tempo. Mantenha sempre uma xícara de bicarbonato na porta da geladeira, pois esta ajuda a absorver o mau cheiro.

Troque as borrachas das portas para economizar nas contas e prolongar a vida da geladeira

Existem algumas medidas e cuidados que ajudam a economizar na contas no final do mes, uma delas è trocar a borracha da porta da geladeira. 

Pode parecer besteira, porém a mudança é grande. Geladeiras são utilizadas todos os dias, durante o dia todo. Substituir as borrachas faz com que aumente a sua eficácia e diminua o consumo. Essa troca é necessária porque toda vez que a porta é aberta e a força para manter a temperatura, faz com que as borrachas comecem a se deteriorar e secar, o que é normal para esse tipo de material.

Como substituir as borrachas

É um processo muito simples. Primeria coisa a ser feita é verificar a marca e o modelo da geladeira para comprar a borracha nova adequada (é aconselhável ir diretamente à um revendedor oficial). Já com a borracha em mãos, abra a porta do eletrodoméstico e estude bem como está montada. Ela pode estar somente encaixada ou fixada com parafusos. Comece retirando a borracha antiga e, depois, limpe o local com um mistura de água e bicarbonato ou água com vinagre. Quando estiver bem limpo e seco, coloque a borracha nova com a ajuda de um objeto pontiagudo, garantindo que esteja bem encaixada em todas as partes. Agora comece a se acostumar novamente, como se estivesse com uma geladeira nova.

Alimentos que duram mais e verduras mais frescas? Instale um filtro de etileno

È simples encontrar filtros de etileno na internet e em lojas fisicas. Ele purifica o ar, evita umidade excessiva e a decomposição de frutas e verduras, o que inibe também o mau cheiro.

E, para finalizar, na próxima página temos um truque que pode salvar a sua vida! Precisaremos apenas de uma moeda. Curiosos? Continue lendo…

O truque da moeda que pode salvar a sua vida

Pode acontecer de, antes de partirmos para uma viagem, não conseguirmos consumir todos os alimentos no freezer, deixando os alimentos no congelador com a esperança de que não caia a energia elétrica enquanto estivermos fora. Mas como podemos nos certificar de que não houveram quedas de energia elétrica por um tempo muito longo, enquanto estivemos fora?

Os alimentos em um congelador podem ser descongelados e recongelados sem que possamos perceber. Porém existe uma solução: com o método da moeda no freezer não corremos mais o risco de sofrermos com perigosas intoxicações alimentares.

A moeda no freezer

Caso não seja possível consumir todos os alimentos congelados no freezer antes de sair para uma viagem, ao seu retorno será necessário verificar se houve queda de energia elétrica por um tempo suficiente para estragar os alimentos. Um truque muito simples para entender se o alimento foi descongelado é o da moeda dentro do congelador. Antes de sair para viajar, congele uma xícara ou um copo de água e depois coloque uma moeda em cima da superfície da água congelada. Ao seu retorno, caso encontre a moeda no fundo da xícara ou copo e recongelada, significa que houve queda de energia por muito tempo. Isso significa que os alimentos também foram descongelados e recongelados e não devem ser consumidos, pois nesse procedimento aparecem micr­­­­óbios nocivos à saúde.