carne assada de panela

A carne assada na panela é um prato particularmente encorpado e saboroso. Presente em todas as regiões do Brasil, este prato é apreciado de norte a sul, porém prepará-lo em casa pode esconder algumas dificuldades. Na verdade, não é uma preparação simples e muito menos rápida. No entanto, se queremos surpreender quem vem comer na nossa casa com uma carne assada de panela perfeita, aqui estão todas as dicas e truquesque vão fazer você arrasar.

Escolha e preparação da carne para a carne assada

O primeiro passo para preparar umaexcelente carne assada é escolher com atenção o pedaço de carne. Os melhores cortes de carne que podemos escolher são a fraldinha e a alcatra. Essas são peças de carnes muito magras e que por esse motivo devem ser banhadas. Esta operação permitirá que a carne não endureça durante o cozimento. Como alternativa, podemos usar o acém e o músculo, cortes menos magros, porém decididamente mais baratos e muito saborosos. Por fim, ideal para cozinhar por bastante tempo, a paleta, um corte para preparar uma carne de panela de tirar o chapéu.

Depois de escolher o pedaço de carne, você precisa mariná-la. As melhores receitas exigem o uso de um vinho tinto que seja encorpado, e portanto, não muito jovem.

Advertisement

O vinho além de dar um ótimo sabor ajudam a dar maciez às carnes.

Junto com o vinho, você irá precisar de algumas especiarias, ervas aromáticas e verduras. Em um saco plástico coloque cravos, pimenta e uma canela em palito. Com um pedaço de barbante, amarre um ramo de alecrim e folhas de louro. Enfim, corte em cubinhos o aipo, a cenoura, a cebola e adicione um dente de alho inteiro e descascado. Coloque a carne, os aromas e o vinho em um recipiente e deixe descansar na geladeira, cobrindo com película transparente, por pelo menos 8/12 horas.

Como cozinhar a carne assada de panela

Cozinhar algo por bastante tempo pode desencorajar, mas na verdade basta seguir com precisão as fases necessárias. A primeira é selar a carne. Retire o pedaço de carne do vinho e de tudo que você colocou primeiramente para marinar, amarre-o com um barbante e enfarinhe-o um pouco. Sele a carne um uma panela com um fio de óleo e um pouco de manteiga. Lembre-se de selar todos os lados da carne, e só então você pode passar para a segunda etapa.

Este é o passo mais delicado. Precisamos adicionar as verduras, dar uma dourada nelas na panela e em seguida, colocar o vinho. Temos que fazer com que as verduras não queimem e que o álcool evapore. Depois de3 ou 4 minutos de fogo alto, podemos cozinhar em fogo baixo por 3 horas. Para calcular melhor o tempo de cozimento, lembre-se que para cada quilo de carne são necessárias duas horas de cozimento.

Se você preferir, pode usar a panela de pressão depois de selar a carne. Dessa maneira você reduzirá o tempo de cozimento pela metade. Para não errar, depois de meia hora do apito, abra a panela e verifique se os líquidos são suficientes para continuar cozinhando por mais meia hora.

Acompanhamentos para ressaltar ao máximo o sabor

Mesmo depois de cozida a carne você precisa ter alguns cuidados. Para uma carne assada de panela perfeita você deve deixá-la descansar e ficar morna antes de cortá-la. Enquanto a carne esfria um pouco, use o líquido do cozimento e as verduras. Você pode deixar as verduras inteiras ou pode processá-las para fazer um creme. Com o líquido de cozimento ainda na panela, deixe engrossar um pouco. Arrume o prato que você irá usar para servir a carne colocando essas em fatias, as verduras bem quentes, puré ou polenta. Enfim, jogue por cima o molho (que eram os líquidos de cozimento) e está pronta a sua carne assada de panela de tirar o chapéu.