Capa ervas aromáticas

As ervas aromáticas são ótimas aliadas da culinária e do nosso bem-estar. Além de utilizá-las em receitas deliciosas, essas plantas também podem ser usadas em chás ou até mesmo para preparar óleos essenciais e produtos estéticos. O perfume que essas plantas exalam é perfeito para criar sachês aromáticos para banheiros, armários ou gavetas. As ervas aromáticas possuem uma outra maravilhosa vantagem: são plantas muito fáceis de cultivar, algumas tem folhas perenes e não necessitam de um espaço muito amplo.

Por isso elas são perfeitas para a cultivação dentro de casa ou em varandas. 

Vasos pequenos ou médios e algumas precauções bastam para você poder plantar as ervas aromáticas no seu apartamento. Dedique um espaço para o seu jardinzinho, seja uma prateleira ou criando uma estrutura bem criativa. É uma ótima forma de dar um toque a mais na decoração da sua cozinha ou na área externa da sua casa. Dependendo da espécie da planta, veremos quais são as melhores exposições, necessidade de regadas e se precisam de um vaso exclusivo ou se podem ser plantadas juntas a outras plantas. 

Vamos descobrir juntos quais são as top 10 ervas aromáticas, fáceis de cultivar até mesmo em apartamento

10) Menta

A menta possui folhas persistentes, isto é, suas folhas permanecem verdes durante o ano inteiro. É uma planta muito fácil de ser cultivada e sem muitos truques, perfeita para os iniciantes na jardinagem. Prefere terra fofa e rica em húmus, que mantém suas raízes sempre úmidas. É importante encontrar um ambiente da casa que seja arejado e com grande exposição ao sol, já que os raios solares estimulam a produção de óleos essenciais, deixando o aroma ainda mais intenso. É uma planta que cresce rapidamente, portanto utilize um vaso de cerâmica em terracota de tamanho médio. O melhor período para colher suas folhas é no verão, mas você pode colher durante o ano todo. 

ervas-aromáticas
Menta (Reprodução Pixabay)

9) Pimenta Malagueta 

O grande segredo do cultivo da pimenta malagueta é o sol, já que ela precisa de muita exposição à luz solar e de temperaturas de, no mínimo, 10°C. A temperatura que a pimenta é exposta durante a cultivação vai determinar o sabor: quanto mais alta for a temperatura em que ela é mantida, mais a sua pimenta malagueta será picante. Ela não demanda grandes espaços e prefere terras compostas por 50% areia e argila. Podem ser cultivadas em vasos pequenos, irrigando pouco mas constantemente. 

ervas-aromáticas-1
Pimenta Malagueta (Reprodução Pixabay)

8) Sálvia

A sálvia é outra planta de folha persistente, de origem mediterrânea. Ela é bem resistente e simples de cultivar. Ama locais com bastante exposição ao sol mas também resiste a temperaturas baixas. Se adapta facilmente a todos os tipos de terrenos e sofre somente com a escassez de água. Por esse motivo, se você tiver um vaso retangular, você pode tranquilamente plantar a sálvia ao lado das pimentas malaguetas.  

ervas-aromáticas-2
Sálvia (Reprodução Pixabay)

7) Tomilho

O tomilho possui um aroma bem intenso e particular e é perfeito para a cultivação em vasos, pois cresce bem lentamente. Assim como as plantas acima, o tomilho adora locais com bastante exposição ao sol e um terreno que facilite a drenagem da água, para evitar o ressecamento. Ele não sobrevive a temperaturas muito baixas, portanto se você possui invernos rigorosos na sua cidade, durante essa estação do ano, coloque o vaso de tomilho dentro de casa e, se você perceber que as folhas estão secando, regue a planta com pouca água uma vez por semana.   

ervas-aromáticas-3
Tomilho (Reprodução Pixabay)

6) Alecrim

O alecrim é uma das plantas mais fáceis de cultivar em vasos. É uma erva aromática de folha perene que, se estiver em boas condições, cresce bem rápido. Por esse motivo, é melhor plantar o alecrim em vasos amplos para dar espaço para que ele creça. O alecrim não precisa de muita água, então antes de irrigá-lo, verifique se a terra está completamente seca. 

ervas-aromáticas-4
Alecrim (Reprodução Pixabay)

5) Orégano

O orégano é uma erva aromática rústica e fácil de cultivar. se adapta em qualquer tipo de terra, cresce bastante se estiver exposto a temperaturas amenas, e deve ser irrigado somente se o solo estiver completamente seco. Para utilizá-lo na cozinha, você deve deixar o orégano secar. Corte alguns ramos, amarre-os e pendure-os de cabeça para baixo em um local escuro e seco, para evitar o aparecimento de mofo. As suas receitas vão ficar maravilhosas!

Ervas aromáticas
Orégano (Reprodução Pixabay)

4) Salsinha

A salsinha pode ser cultivada em vaso dentro de casa ou em áreas externas. Cresce tanto no sol quanto na sombra, mas se as folhas ficarem amareladas, significa que você deve colocá-las um pouco no sol. Se adapta a todos os tipos de terra, porém, periodicamente, deve ser fertilizado com substâncias orgânicas (você pode usar cascas de frutas e verduras). Ela precisa de água pelo menos uma vez por dia, mas cuidado, pois ela sofre se você der água demais. 

ervas-aromáticas-5
Salsinha (Reprodução Pixabay)

3) Cebolinha-galega

A cebolinha-galega se adapta facilmente em vasos, mas, já que é uma planta de montanha, ela precisa ser posicionada em uma zona fresca, ventilada e com bastante sombra. Durante o verão é importante irrigá-la uma vez ao dia, enquanto nas outras estações você pode irrigá-la a cada dois ou três dias.

ervas-aromáticas-6
Cebolinha (Reprodução Pixabay)

2) Louro

O louro é uma planta que cresce rapidamente e, se em boas condições, pode se tornar até uma pequena árvore. Podando periodicamente, pode ser mantido em vaso, desde que seja um vaso bem fundo. Prefere um clima suave, mas a planta se adapta a qualquer espaço desde que haja bastante luz natural e que esteja protegida de frios rigorosos. Você pode colher as folhas de louro durante o ano todo, e as bagas durante o outono. Não se esqueça de que você precisa secá-los antes de utilizá-los. Para manter por mais tempo o aroma das folhas e bagas, uma vez secas, você deve conservá-las em um recipiente de vidro fechado em um local arejado, seco e escuro.  

ervas-aromáticas-10
Louro (Reprodução Pixabay)

1) Manjericão

O manjericão é o rei das ervas aromáticas. Você pode cultivá-lo facilmente em casa, basta comprar uma muda e plantar no início da primavera. É uma planta que precisa de luz natural, mas que teme entrar diretamente em contato com os raios solares que queimam suas folhas. Deve ser irrigado com frequência fazendo com que a terra permaneça sempre úmida. Já que essa planta precisa de cuidados especiais e por sua delicadeza e fragilidade, é melhor não cultivá-la juntamente a outras plantas.  

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

ervas-aromáticas-8
Manjericão (Reprodução Pixabay)