seios curiosidades

Todas nós aprendemos um pouco sobre os seios nas aulas de biologia e muito também quando eles começaram a florescer. Porém, existem mais coisas que estamos aprendendo com relação aos nossos seios, diariamente. Aqui estão 8 fatos curiosos sobre seios que aprendemos recentemente, através de pesquisas.

Hoje em dia nós temos dezenas de opções de sutiãs, por exemplo, que nos fazem levar uma vida confortável. Com ou sem ferrinho, com ou sem costura, confeccionados com tecidos tecnológicos que impedem o suor excessivo.

Mas e antigamente? Antigamente as mulheres sofriam!

Vamos ver então, qual seria o tamanho ideal dos seios, de acordo com a evolução humana, além de dar uma olhada no passado e comparar o que era ideal antigamente, e o que é moda hoje. Em fim, prepare-se para ficar por dentro de 8 fatos curiosos e interessantes sobre os seios.

1) Leis da física aplicadas aos sutiãs esportivos

Os sutiãs esportivos modernos usam certas leis da física fascinantes. De acordo com a revista Discover, os sutiãs esportivos podem ser realizados por uma dessas duas maneiras: por encapsulamento, aplicada através dos antigos bojos pre confeccionados que se ajustam ao redor da mama, e a compressão, comprimindo os seios firmemente contra o peito. No entanto, isso não significa que a ciência os tenha tornado mais confortáveis. Entretanto, o objetivo dos sutiãs esportivos é reduzir ao mínimo o movimento dos seios.

sutiãs esportivos

2) Uma taça 50 pode chegar a ser muito pesada

De acordo com o mesmo artigo da Discover Magazine, um par de seios de taça 50 pesam entre 6 e 9 quilos, que estranhamente, se comparam ao peso de um pequeno peru. Quanto mais se sabe melhor, não? Eu nunca tinha parado para pensar no peso dos seios em si. Claro, eu também sofro de dores nas costas as vezes, provavelmente devido aos meus peitos. E pensar que cada um pesa como um cachorrinho não tão pequeno.

sutiã taça 50
Imagem: Pexels

3) O tamanho “ideal” dos seios mudou ao longo da história

Vamos esclarecer uma coisa:  todos os seios são lindos. Porém, nas últimas décadas, com o auge da cirurgia plástica, os seios grandes se tornaram mais populares (com exceção da Kate Moss nos anos 90). Enquanto que, nas sociedades antigas, as mulheres com peitos menores eram consideradas ideais. No antigo Egito, muitos hieróglifos retratam as mulheres com os seios de bojo “44”, enquanto que na cultura grega e romana, as mulheres bem torneadas com peitos pequenos eram consideradas ideais.

hieróglifo e escultura grega antiga
Imagens: Pixabay – à esquerda hieróglifo egípcio e à direita estátua grega antiga

4) Algumas das pinturas rupestres mais antigas da anatomia feminina foram criadas por adolescentes

As primeiras pinturas rupestres do final do Pleistoceno, de 35.000 a 10.000 anos atrás, mostram um monte de ilustrações de cabras de montanha, ursos e outros animais de caça. Porém, acredita-se também que um grande número de adolescentes daquela época pintavam mulheres com o busto nu e seios fartos.

pinturas rupestres de mulheres
Imagem: Pixabay

5) Ninguém sabe ao certo porque os seios existem

É sério, os biólogos evolucionistas estão perplexos. Não existem outras espécies que compartilhem esta mesma característica. Enquanto que para alguns mamíferos as mamas incham durante a amamentação, nós somos as únicas sortudas a levá-las para a rua e viver com elas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

moça lendo de sutiã
Imagem: Pexels

6) Vão crescendo rapidamente

As medidas médias da mulher brasileira tem aumentado ao longo dos últimos 15 anos, o sutiã que antes era um 42B agora é 44C. Muitos acreditam que isso se explica pelo crescente aumento da obesidade e ao fato de que mais mulheres tomam pilulas anticoncepcionais. Ainda se está buscando uma resposta definitiva.

sutiã tamanho 44
Imagem: Pexels

7) Os sutiãs causavam muito mais dor do que hoje

Se você pensa que o ferrinho do sutiã é doloroso, você tem muito a agradecer por não estar vivendo no século XVIII. Os sutiãs de antigamente costumavam ser extremamente desconfortáveis (e definitivamente com pouco respeito à natureza). Acreditam que os espartilhos, substituídos mais tarde pelos sutiãs, eram feitos de ossos e barbatanas de baleia?

espartilhos antigos
Imagem: Wikipedia

8) Nós temos que agradecer as mulheres que trabalham em prol da evolução do sutiã

Os espartilhos saíram de moda depois da Primeira Guerra Mundial, quando muitas mulheres iniciaram a trabalhar e precisavam, você sabe, respirar. Em 1901 tinha sido inventado o sutiã que foi se tornando cada vez mais popular. No final da década de 1940 o espartilho se tornou um fetiche, entrando e saindo de moda até os dias de hoje, mas nunca mais voltou a ser usado como sutiã.

Espartilho e sutiãs
Imagens: Pixabay

Se você gostou de saber esses fatos curiosos sobre seios, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Imagem acima: Pexels

Veja também:

https://www.dicasdecasaebeleza.com.br/guarda-roupas-ordem/