rosto inchado como resolver

Quantas vezes você acordou de manhã com o rosto inchado? O mesmo pode acontecer no final do dia, quando o rosto está mais cansado. Se esse fato não estiver relacionado a nenhuma patologia, muitas vezes pode ser algo passageiro devido à retenção de água no organismo, má hidratação, noites mal dormidas ou até mesmo estresse. Nestes casos é possível recorrer a remédios naturais, simples e eficazes para desinchar o rosto rapidamente.  Vamos ver como desinchar o rosto através de soluções caseiras.

O que pode causar o inchaço facial

Um rosto inchado ou edema facial pode ter várias causas. Pode ser devido a fatores patológicos como insuficiência renal, tumores malignos, insuficiência cardíaca, obesidade, hipertireoidismo. Também pode ser causado por fatores transitórios como insônia, gravidez, estresse, alergias, sinusites, abcessos dentários e caxumba. No entanto, na maioria dos casos, o inchaço no rosto é devido à retenção de líquido no organismo. Se acaso forem fatores patológicos, é necessário consultar um médico para fazer o diagnóstico e direcionar o tratamento. Para fatores transitórios como uma noite mal dormida, retenção de líquido ou falta de hidratação, é possível utilizar remédios naturais simples e eficazes que ajudarão a desinchar o rosto em pouco tempo.

Soluções naturais para desinchar o rosto

É fácil acordar com os olhos e o rosto inchados após uma noite mal dormida.

Advertisement

A primeira coisa a fazer nestes casos é colocar gelo no rosto. Afinal, o frio atua como vaso constritor e tonifica a pele.

Se a causa do inchaço for uma má hidratação, o melhor a ser feito é tomar, no mínimo, oito copos de água durante o dia e minimizar o uso de álcool. A boa nutrição também pode ajudar na hidratação do corpo. Certamente uma dieta rica em frutas e legumes é uma ótima pedida.

A massagem facial pode de fato ajudar a desinchar o rosto.  Use azeite de oliva de boa qualidade ou óleo de amêndoas doces para massagear a testa, os olhos, as bochechas, mandíbula e pescoço. Além disso, compressas feitas com pepino e limão são ideais para drenar a pele.

Chá e café: excelentes aliados para desinchar o rosto

Um remédio bem conhecido para desinchar o rosto é o chá verde, principalmente para o inchaço devido à gravidez, graças ao poder adstringente dos taninos presentes no chá. O chá verde também tem uma ação calmante e anti-inflamatória. Basta colocar os saquinhos de chá verde em água fervente por cinco minutos. Deixe-os esfriar e então aplique-os nas partes inchadas do rosto durante 20 minutos.

O café também pode ser utilizado para tonificar e relaxar as linhas do rosto. É possível fazer uma máscara de café seguindo esta receita: misturar duas colheres de café, duas colheres de cacau, três colheres de iogurte natural e uma colher de chá de mel. Em seguida, aplicar esta máscara no rosto durante quinze minutos. Por fim, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha. Recomendamos fazer a máscara de café duas vezes por semana.