Capa razões para ter um animal de estimação

Como é bom chegar em casa e ser recebido com tanto amor e carinho! Mas, além de serem divertidos e bons companheiros, será que o animal de estimação nos traz benefícios à saúde e bem-estar? A resposta é sim!

Estudos indicam que esse vínculo entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento de produção e liberação de dopamina e serotonina, os “hormônios da felicidade”, que são os responsáveis pela sensação de prazer e alegria.

Sabendo disso, diversos hospitais liberaram a presença de animais de estimação em visitas de pacientes internados, por considerarem que a presença dos pets exercem uma interferência positiva no tratamento de doenças.

Mas apesar de todos os benefícios, existem cuidados que devem ser seguidos diariamente para evitar doenças e acidentes: em primeiro lugar, fique atento às vacinações e visitas necessárias ao veterinário, além disso, a interação entre crianças muito pequenas e os animais deve acontecer somente com a supervisão de um adulto. Não se esqueça de sempre lavar bem as mãos depois de brincar com o seu pet e que todo animal deve ter o próprio cantinho para dormir (e não na cama de um dos donos). Confira também: Como eliminar o cheiro forte do seu pet da sua casa.

Seja cachorro, gato, ave, chinchila ou até mesmo algum animal de porte grande, como o cavalo – a sua vida ficará muito mais feliz ao lado de um bichinho de estimação. E lembre-se: não incentive o comércio de animais, adote!

Confira à seguir 10 benefícios à saúde e bem-estar ao conviver com um animal de estimação em casa:

10) Esqueça a solidão

Quem convive com um animal de estimação sabe que é uma alegria sem tamanho chegar em casa e ser recebido com tanta animação. Às vezes, não nos damos conta que só alguns minutos com os nossos peludos (ou penudos) nos deixa felizes quase que instantaneamente e chegamos até a esquecer o dia estressante e corrido que tivemos. Os pets são ótimas companhias e a sensação de segurança e afeto que eles nos trazem é única. Pessoas solitárias podem desenvolver algumas doenças por conta desse sentimento, como o aumento da pressão sanguínea, a elevação do nível de colesterol e até mesmo levar à depressão.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Esqueça a solidão. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

9) Ensinamentos de vida

Os animais de estimação podem ter grande influência no desenvolvimento e educação de uma criança e, em grande parte dos casos, de maneira muito positiva. É maravilhoso os ensinamentos que um pet pode passar para uma criança! Dentre os diversos benefícios, ela irá aprender a respeitar os animais e ao próximo, entenderá a fragilidade da vida, além de aprender a dividir e ser altruísta.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Ensinamentos de vida. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

8) Reduz o estresse e melhora o humor

Bastam poucos minutos com o seu animal para você se sentir bem mais calmo e, com certeza, ter um animalzinho em casa pode ser mais eficiente do que um tratamento a base de remédios. Estudos indicam que a interação entre homem e animal estimula a sensação de bem-estar e conforto, resultado da redução de um hormônio conhecido como “hormônio do estresse”, o cortisol, e o aumento dos níveis de ocitocina e serotonina, responsáveis por melhorar o seu humor.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Diminui o estresse e melhora o humor. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

7) Aumenta o senso de responsabilidade

É certo: Criar um bichinho de estimação desperta emoções e o senso de responsabilidade, consequência dos cuidados diários com alimentação, saúde e higiene. Por essa razão, para o desenvolvimento e educação de uma criança, ou jovens com problemas de disciplina, ter a responsabilidade com os cuidados que um animal necessita é muito vantajoso. Essa sensibilidade desperta nos humanos o sentimento de carinho e amor pelo próximo, ajudando até mesmo no desenvolvimento social.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Senso de responsabilidade. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

6) Diminui o sedentarismo

Você pode nem perceber, mas o animal ajuda você a sair do sedentarismo quando pede para passear. Além das necessidades fisiológicas, os passeios também ajudam o seu pet a gastar energias acumuladas. Se você tem um cachorro, leve-o para passear por pelo menos 30 minutos por dia, o que será suficiente para atingir o níveis de atividade física diária recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Diminui o sedentarismo. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

5) Fortalece o sistema imunológico de crianças

Durante anos, sustentaram a ideia de que ter um animal em casa ajudava a aumentar o risco de alergias em crianças. Mas, após muita pesquisa, foi comprovado que quanto mais cedo as crianças iniciam a conviver com animais, menor é a chance de que elas desenvolvam algum tipo de alergia ou doenças respiratórias, como a asma por exemplo. Isso acontece porque o sistema imunológico se fortalece. Mas lembre-se que isso não se aplica às crianças ou adultos que já desenvolveram alergias.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Fortalece o sistema imunológico de crianças. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

4) Eleva a autoestima

O amor e carinho que esses bichos nos proporciona é surreal. Os responsáveis por um animal de estimação se sentem mais confiantes em suas próprias capacidades quando se dá conta do quanto é importante na vida desse serzinho, seja qual for a espécie. Até mesmo os animais mais independentes, como é o caso dos gatos, que são excelentes companheiros e demonstram afeto aos donos de uma maneira bem particular. A propósito, você conhece o significado de cada comportamento dos gatos?

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Os pets aumentam a autoestima. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

3) Pressão arterial controlada

Não é só remédio que abaixa a pressão alta! Interagir com o seu bichinho de estimação também reduz os níveis de adrenalina, que estão relacionados ao aumento da pressão arterial. Além disso, a relação com o seu pet libera no sangue uma molécula neurotransmissora chamada acetilcolina, que diminui a frenquência cardíaca e respiratória.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação
Pressão arterial controlada. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

2) Melhora a ansiedade e a depressão

Comprovadamente, a interação entre os animais de estimação e humanos é capaz de melhorar os sintomas da ansiedade e depressão, que hoje infelizmente são consideradas as doenças do século. O carinho e afeto que um animal proporciona pode ajudar as pessoas com esses diagnósticos, graças ao aumento da produção e liberação de dopamina e serotonina, os “hormônios da felicidade”, que são os responsáveis pela sensação de prazer e alegria. A presença calmante dos animais é muito eficiente e importante, visto que auxilia a pessoa deprimida a esquecer os pensamentos negativos.

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação-7
A presença de animais de estimação melhoram a ansiedade e a depressão. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

1) Você ganhará um grande amigo

Provavelmente, a melhor razão de todas. Não tenho a menor dúvida de que o seu pet é ou será um de seus melhores companheiros de vida. Grato por toda a dedicação, carinho e amor que a família providenciar, os donos receberão em troca amor incondicional. Eles são capazes de perceber quando você está triste e, da maneira deles, tentarão te animar. Não importa o que você faça, os animais não ligam pra aparência ou pra sua condição financeira, se divertem com pouco e serão companheiros fiéis até o último momento.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Razões-para-ter-um-animal-de-estimação-2
Você terá um companheiro fiel. Foto: Reprodução/ Shutterstock.