cheiro ruim nos ralos

Livrar-se do cheiro ruim dos ralos é um desejo de muitos. Não importa o quão limpo seja o banheiro ou a cozinha, um odor nada agradável pode sair dos ralos e se espalhar por toda a casa.

Existem muitos produtos especiais no mercado, mas são produtos corrosivos, além de poluírem o meio ambiente. Por isso vale a pena recorrer à uma solução natural que, além de simples de colocar em prática, é praticamente gratuito.

Lembre-se de não jogar produtos que não sejam biodegradáveis e resíduos orgânicos nos ralos.

A principal causa do cheiro ruim dos ralos encontra-se no uso intenso e prolongado de detergentes e sabões. Na verdade, são substâncias que aderem diretamente às paredes dos canos, favorecendo a formação de uma camada gordurosa. Consequentemente, quando esta camada começa a se degradar, produz o tão odiado odor.

Então, vamos saber qual é a maneira natural para eliminar o mau cheiro dos ralos.

1) Manutenção correta das tubulações

Nos sistemas de tubulação existem pontos nos quais a água fica estagnada. E é exatamente ali que, com o tempo, se desenvolvem bactérias e mofo. Às vezes, até mesmo o material com que os tubos e juntas são vedados pode sofrer uma degradação notável e o mesmo vale para os componentes das torneiras.

Advertisement

De uma maneira geral, quanto mais antigos os tubos, mais eles representam um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Em lugares mais antigos, as substâncias em decomposição se estratificam, misturando-se com a água estagnada.

canos com cheiro ruim

2) Vinagre e bicarbonato de sódio

Uma possível solução natural para os odores desagradáveis dos canos envolve o uso de 1 copo de água, 1 copo de vinagre de vinho branco e 5 colheres de bicarbonato de sódio. Primeiro coloque o vinagre e a água numa panela, levando a mistura para ferver. Enquanto isso, coloque as 5 colheres de bicarbonato nos canos a serem tratados, certificando-se de que o produto atinja todas as áreas necessárias. Assim que a solução de vinagre e água começar a ferver, coloque-a nos canos. A mistura desencadeia uma reação que produz espuma: graças a isso, a camada interna da gordura é eliminada e o mau cheiro desaparece. enfim, é só tampar o ralo e deixar a mistura agir por cerca de 30 minutos ou até mesmo o dia inteiro, se puder.

Vinagre e bicarbonato nos ralos

3) Fermento

Uma solução alternativa ao bicarbonato de sódio pode ser a levedura de cerveja. Neste caso, é necessário ferver um copo de água numa panela. Quando ferver, desligue o fogo e adicione um cubo da levedura para que derreta. Coloque a solução no ralo e deixe agir durante a noite. Por fim, o mau cheiro logo se tornará uma lembrança distante!

levedura de cerveja nos ralos

Você gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!