manteiga de cacau caseira

Hidratar os lábios é importante tanto no inverno, quanto no verão. Você pode encontrar centenas de produtos do tipo à venda, mas se quiser evitar ingredientes químicos, corantes e conservantes, você pode fazer a sua manteiga de cacau em casa. Como? Seguindo essa receita e as suas simples dosagens em colheres.

Os ingredientes para preparar um “batom” super hidratante

Para preparar uma manteiga de cacau caseira, você precisa escolher com cuidado os ingredientes. Eles irão custar um pouco, contudo você precisa considerar que rende bastante. Algumas colheres de chá serão suficientes para encher um recipiente, então você acaba fazendo um investimento, sabendo que as quantidades serão suficientes para preparar muitas manteigas de cacau ou potes.

A receita para encher um pote requer o uso de 1 colher de chá cheia de cera de abelha, 2 colheres de sopa de manteiga de karité e 1 colher de chá de manteiga de cacau. Além disso, 1 colher de chá de manteiga de coco. Em seguida você vai precisar de 1 colher de chá de óleo de amêndoa e 1 colher de chá de óleo de jojoba. Por fim, 5 gotas de vitamina E (disponível em farmácias e na internet) e 12-18 gotas de óleo essencial.

Advertisement

O óleo essencial atua como conservante, e aliás, dá um cheirinho gostoso à sua manteiga de cacau. Por esse motivo, escolha aquele que você mais gosta.

Os melhores são os de frutas cítricas, de baunilha, uva e hortelã. Em vez disso, é melhor evitar o de lavanda porque o cheiro acaba sendo muito forte.

Como preparar a sua manteiga de cacau labial em casa

Antes de iniciar a colocar a mão na massa, organize a cozinha de forma a ter todos os ingredientes e utensílios à disposição. Em seguida, coloque em uma tijela a cera de abelha e as duas manteigas e derreta-as em banho-maria. Quando a cera e as menteigas estiverem totalmente derretidas e bem misturadas, você pode adicionar as duas colheres de chá de óleo, 1 de amêndoas e 1 de jojoba.

Continue misturando em fogo baixo por alguns minutos. Agora você pode tirar a mistura do fogo e adicionar a vitamina E e o óleo essencial que você escolheu. Enquanto ainda estiver quente e líquido, coloque a sua manteiga de cacau nos recipientes. Você pode usar batons e manteigas de cacau que acabaram (é só lavar bem), comprar novos na internet ou usar latinhas que podem ser reutilizadas sempre. O importante é escolher recipientes que garantam o armazenamento correto da manteiga de cacau, protegendo-a do ar e da luz.

Depois de cheios, deixe secar em temperatura ambiente, até ficarem com uma consistência firme, contudo macia e suave ao toque.

Nesse ponto, a sua manteiga de cacau caseira está pronta para ser usada. Se bem conservada, irá durar 6 meses.