dar tchau para os filhos

Quando você tem um filho pequeno e chega o momento em que você precisa sair e deixá-lo em casa, é com certeza uma circunstância complicada que pode afetá-lo emocionalmente de maneira negativa. Vamos descobrir porque é importante dar tchau para as crianças antes de sair. E quais são as técnicas mais adequadas para fazer com que essa separação ocorra sem traumas.

Por que é importante dizer que está saindo às crianças

Muitas vezes, pensa-se erroneamente que sair de fininho, sem dizer tchau, quando a criança está distraída, é uma boa idéia para não fazer a criança chorar.

Na verdade, esse comportamento, se repetido muitas vezes, pode levar a um problema emocional e afetar profundamente a criança. De fato, embora no momento da separação ocorra um choro inevitável, é bom dizer tchau para fazê-lo participar do que acontece ao seu redor. Ao contrário, quando ele se der conta que você sumiu, seu filho ficará desesperado, sem entender aquela ausência. E além disso, especialistas afirmam que desaparecer sem motivo gera um sentimento de desconfiança na criança. Então é fundamental ser sempre honesto e sincero com ela.

Os conselhos para dizer tchau aos filhos quando ficam em casa

Se possível, é aconselhável sair de modo gradual.

Advertisement

Saindo as primeiras vezes sem ficar muito tempo fora de casa e ir aumentando esse tempo de acordo com as saídas. O momento de dizer tchau deve ser curto e tranquilo também por parte das mamães. Ao sair, as demonstrações de amor e afeto ajudarão a criança a enfrentar esse momento. E será fundamental assegurar-lhe que em breve ela vai estar novamente com a sua mãe. Uma vez que você deu tchau, mesmo com seu filho chateado, é bom não voltar atrás e tranquilizá-lo de novo. Esse processo não acontece imediatamente, mas com o passar dos dias. O seu filho se acostumará com a idéia de ficar longe de você e entenderá que a mãe não o está abandonando e será assim, ele será capaz de gerenciar as suas próprias emoções.

Se você gostou desse artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!