pasta de dentes receita

A pasta de dente é um produto de higiene que usamos diariamente. Nas prateleiras dos supermercados, encontramos cremes dentais de todos os tipos e preços que entretanto, muitas vezes contêm agentes químicos inúteis para a função do produto que, em vez disso, deveria ter uma composição simples e com poucos ingredientes (no máximo 10).

Ao longo de nossas vidas, usamos dezenas de litros e, mesmo não ingerindo, algumas dessas substâncias químicas podem acabar na corrente sanguínea através da boca e da gengiva.

Então, por que não tentar fazer uma pasta de dente caseira? É fácil, muito barato e saudável!

Você precisa de poucos ingredientes, que provavelmente já tem em casa, e algumas receitas para seguir em poucos passos. Assim, você poderá fazer a sua própria pasta de dente ecológica e sem desperdícios.

Vamos descobrir 8 receitas para fazer a sua pasta de dentes caseira:

1) Pasta de dente de argila verde

A argila é uma substância remineralizante, que possui propriedades desinfetantes, cicatrizantes, bactericidas e, por último, mas não menos importante, neutraliza odores. Portanto, é ideal para criar um creme dental caseiro. Fazer este tipo de creme dental em casa é mito fácil. Com um mixer ou liquidificador triture ½ colher de chá de argila verde (que você encontra em lojas de produtos orgânicos e na internet por volta de R$12), 2 colheres de sopa de folhas de sálvia secas, 2 colheres de sopa de bicarbonato e 5 cravos.

Advertisement

Além disso, você pode aromatizar a pasta de dente com 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou limão.

creme dental caseiro de argila

2) Pasta de dente de babosa

Para esta pasta de dentes você vai precisar de somente 3 ingredientes. Gel de babosa, caulim e óleo essencial de hortelã. A babosa é muito conhecida e utilizada pelas suas inúmeras propriedades. Em primeiro lugar, é uma planta que pode ser cultivada facilmente, em um vaso, na varanda e não exige muitos cuidados. Tirar o gel das folhas da babosa é muito fácil e fazer o creme dental também! Misture 4 colheres de sopa o gel de babosa com 1 colher de chá de caulim e 4 gotas de óleo essencial. Coloque a pasta de dente em um recipiente de vidro hermético e mantenha na geladeira.

3) Creme dental de óleo de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um antibacteriano e um desinfetante natural. Basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato e sódio com uma colher de sopa de argila branca e em seguida adicionar 4 ou 5 gotas de óleo essencial. Dura bastante tempo em um recipiente de vidro à temperatura ambiente.

4) Pasta de dentes de ervas aromáticas

Para a primeira receita você vai precisar dos seguintes ingredientes: 2 colheres de sopa de sal fino, 6 colheres de sopa de água oxigenada (3% de peróxido de hidrogênio), 8 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e a erva aromática que você preferir. Em primeiro lugar você deve escolher a erva aromática. As ideais são: alecrim, hortelã e sálvia. Escolha a que tem o cheiro ou sabor que você prefere. O próximo passo é o tratamento das folhas da erva aromática. Em seguida, lave-as e seque-as com cuidado e em seguida triture-as com as mãos ou liquidificador. Adicione o sal, o bicarbonato e a água oxigenada, misturando até obter uma consistência grossa, muito parecida com as pastas de dentes industrializadas. Enfim, coloque tudo em um pote hermético.

5) Creme dental de óleo essencial

Você vai precisar de: meio sachê de stevia em pó, 2 colheres de sopa de óleo de coco, aproximadamente 20 gotas de óleo essencial de hortelã, 3-4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Aqueça em fogo baixo o óleo de coco até que fique totalmente líquido. Em seguida, coloque o óleo em um recipiente onde você misturou previamente o pó de stevia, o bicarbonato de sódio e o óleo essencial. Depois de misturar tudo, você terá a sua própria pasta de dentes caseira que poderá guardar tanto na geladeira quanto no armário do banheiro.

6) Creme dental/branqueador de limão

Esta receita requer estes ingredientes: suco de limão (2 colheres de sopa), água (meia xícara), bicarbonato de sódio (meia xícara), sal marinho fino (1 colher de sopa). A princípio, basta misturar todos os ingredientes para obter um branqueador poderoso. Entretanto, devido à presença do limão, com suas propriedades corrosivas, recomendamos usá-lo 1 vez por semana.

pasta de ente caseira

7) Creme dental de óleo de neem

Para preparar este creme dental, você deve misturar 1 copo de óleo de coco, ¼ de copo de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo de neem ou extrato de neem e 1 colher de chá de óleo essencial de menta ou canela. Se o óleo de coco for sólido, derreta-o em banho-maria antes de adicioná-lo aos outros ingredientes.

Creme dental óleo de neem

8) Pasta de dentes de argila branca

Por fim, experimente a última receita com: 1 colher de sopa de argila branca, 2 colheres de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de glicerina, algumas gotas de óleo essencial de menta. Misture os ingredientes até obter uma pasta com a consistência certa e sem grumos.

Pasta de dentes caseira