paredes manchadas

Todo mundo sabe que a perfeição não existe… Entretanto, você pode chegar perto dela. Na limpeza da casa, não basta usar o aspirador de pó e deixar o chão brilhando. As vezes, as paredes estão manchadas e é preciso tirar essas manchas, que aliás pode estar nos sofás e outros móveis.

Quantas vezes já aconteceu de você estar cozinhando e deixar a parede manchada porque respingou azeite ou molho de tomare? Ou você bebeu com os amigos no sofá e derramou algumas gotas de vinho? Não se desespere! Até mesmo as manchas mais difíceis não irão durar muito.

E sem recorrer a soluções caras. Na verdade, com produtos que geralmente você já tem em casa, você poderá eliminar até mesmo manchas difíceis, como o mofo.

Com essas soluções simples e eficazes, o resultado será impecável e em pouco tempo.

Vamos descobrir juntos como eliminar rapidamente a sujeira das suas paredes manchadas e outras superfícies:

1) Caneta e canetinha

Se as paredes estiverem riscadas com canetas, canetinhas ou marcadores, basta passar na área manchada, uma esponja embebida em água e uma gota de sabão líquido neutro. Depois de deixar agir por 30 minutos, enxágue bem com água morna. Se a cor penetrou na parede, calma, não precisa se desesperar: com água e bicarbonato qualquer mancha irá desaparecer.

Advertisement

Por outro lado, se você precisa eliminar as manchas de caneta do sofá, use álcool desnaturado e chumaços de algodão.

Aplique suavemente em toda a área a ser tratada. Vá virando o chumaço para que dessa maneira ele esteja sempre limpo. Se necessário use mais de um.

paredes manchadas de caneta

2) Molho de tomate e chocolate

As manchas causadas por molho de tomate na parede, requerem atenção especial. Para eliminar os respingos será suficiente usar limão. Passe um gomo de limão nas paredes, apertando um pouco para sair o suco. Em seguida, lave a parede com água e sabão. Em vez disso, para eliminar as manchas de chocolate, faça uma mistura de sal fino e um pouco de água. Espalhe sobre as manchas e deixe agir por 30 minutos. Enfim, lave com água fria.

paredes manchadas de molho

3) Gordura

Na cozinha é normal que as paredes fiquem manchadas e sujas de gordura. Nada de entrar em pânico! Para deixá-las como novas, você não terá que pintá-las novamente. A princípio, para remover esse tipo de mancha das paredes, você pode usar um pano embebido em aguarrás, que é um solvente. Esfregue a parte manchada e deixe secar. Depois de aproximadamente 5 minutos, as manchas irão desaparecer, deixando a pintura intacta e a parede perfeitamente limpa.

paredes manchadas de gordura

4) Manchas em paredes com texturas

Se a superfície é impermeável, você pode remover as manchas das paredes texturizadas com um pano embebido em água quente e sabão neutro.

É melhor não utilizar substâncias agressivas como o álcool, porque após a remoção da mancha seria necessário aplicar uma camada de verniz. Somente se a superfície não for lavável é necessário usar apenas álcool.  

5) Manchas escuras e mofo

Se você tem paredes manchadas de mofo ou com manchas escuras é preciso esfregá-las com um pano de algodão embebido em água sanitária. Depois de passá-lo em todas as manchas, será de fato necessário enxaguar com bastante água. Uma opção alternativa é usar água oxigenada. Em um borrifador coloque água e um pouco de água oxigenada. Borrife a mistura sobre as manchas e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, seque com um pano.  

paredes manchadas de mofo

6) Manchas amareladas

Esse tipo mancha geralmente aparece na parte de tecido dos abajures. Prepare uma solução com água morna, uma colher de sopa de sal e uma colher de chá de suco de limão. Use-a para umedecer uma esponja ou um pano. Então passe o pano ou esponja nas manchas e deixe secar por aproximadamente duas horas. Logo após, repita a operação. Deixe passar a noite inteira e no dia seguinte, com um pano umedecido apenas com água, esfregue o tecido. Em alternativa, o vinagre permitirá eliminar as manchas mais difíceis, graças ao seu poder branqueador. Passe um pano com vinagre sobre as manchas e em seguida, enxágue com um pano umedecido com água.

7) Vinho tinto e esmalte de unhas

Por distração, as vezes acontece de derramar esmalte ou vinho tinto em uma superfície ou tecido, como o do sofá, por exemplo. Mas não se desespere, porque para esse problema também existe uma solução natural e eficaz. Faça uma misturinha grossa colocando sal e limão e aplique-a sobre a mancha com uma esponja ou uma colher. Deixe agir por 2-3 horas e remova com um pano úmido. Esfregue um pano com sabão líquido neutro sobre a mancha, para que ela desapareça definitivamente. Posteriormente, remova o excesso de sabão com uma esponja.

8) Cheiro de cigarro

O bicarbonato de sódio é um excelente aliado para a sujeira incrustada e para eliminar rapidamente manchas e maus cheiros, como os deixados pelo fumo. Coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e misture até dissolver tudo. Aplique a mistura somente sobre as manchas e deixe agir durante a noite toda. Em seguida, com uma escova de dentes devidamente umedecida, remova os resíduos de bicarbonato, que estarão secos. Enfim, os vestígios das manchas terão desaparecido.

Se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!