parar de fumar cigarro

A maioria dos fumantes deseja parar de fumar. Certamente já tentaram diversas vezes e perceberam que a tarefa é árdua. Isso porque o corpo já está habituado a receber a nicotina. Fumar é um vício, então quando você para de fumar, interrompe o ciclo vicioso. Dessa maneira, o cérebro também para de ‘pedir’ as doses de nicotina as quais está acostumado a receber. Quando você decide parar de fumar é preciso ter um plano diante das ‘grandes vontades repentinas’ que certamente surgirão.

Outra coisa bastante comum é o fumante pensar que os resultados do fim do vício só virão muito tempo depois. Mas isso não é verdade.

De acordo com o site Meganotícias, depois de apenas algumas horas sem fumar o corpo já sente a diferença. Quanto antes você conseguir largar o vício, menores serão as possibilidades de contrair alguma doença como  câncer ou enfizema pulmonar.

Melhoras do corpo, após algumas horas

Em somente uma hora sem fumar, a pressão arterial cai e a circulação sanguínea melhora. Depois de 12 horas, cai a taxa de monóxido de carbono que entrou na corrente sanguínea e nos pulmões pela inalação da fumaça.

E após um dia depois de parar de fumar

As chances de um ataque cardíaco diminuem sensivelmente se você ficar um dia sem fumar.

Advertisement

Isso porque fumar aumenta a pressão arterial e também a possibilidade de desenvolver coágulo sanguíneo. Depois de 24 horas o oxigênio aumenta e os números de estabilizam.

O terceiro dia é considerado crucial, pois a nicotina desaparece do corpo e começam a surgir dores de cabeça e no corpo. Além de muita irritação e consequente vontade de fumar. Se conseguir passar pelo terceiro dia, a meta parece ficar mais atingível. Os pulmões se recuperaram, a respiração fica mais longa e a tosse melhora muito. A resistência física aumenta sensivelmente. Em um ano, a possibilidade de morrer por doença arterial coronariana (DAC) diminui pela metade.

Finalmente, depois de 20 anos sem o cigarro, a possibilidade de vir a morrer por conta de enfizema, câncer ou qualquer outra doença pulmonar é a mesma de quem nunca fumou na vida.