modelo brasileira limpeza

Ellen Milgrau é uma modelo brasileira que faz faxinas nas casas de pessoas que sofrem de depressão. Ela vai limpar as residências para melhorar as condições de vida de seus moradores que enfrentam a doença. Ali, ela encontra de restos de comida acumulados e roupas sujas espalhadas até baratas e larvas. O fato é que  pessoas depressivas não tem ânimo para nada, nem sequer de limpar suas casas.

Em entrevista à BBC News Brasil, a modelo diz que “às vezes a pessoa não consegue nem levantar da cama para tomar banho. Tem situações em que não é justo chamar uma faxineira porque a sujeira está muito crítica”.

A faxina de Ellen em vídeos no TikTok

Desde o início de março Ellen vêm compartilhando vídeos das faxinas em seu perfil no TikTok. As publicações alcançaram mais de 30 milhões de visualizações.

Além de modelo, Ellen é influenciadora digital e estava testando conteúdos que pudessem agradar o público. Além disso, ela estava avaliando a melhor maneira de utilizar a rede social de vídeos. Dessa forma, a modelo e uma amiga publicitária, Lua Rodrigues, decidiram gravar a faxina: “Eu pensava em alguns nichos, como maquiagem, porque queria crescer no TikTok. E o que desse certo, seguiria nesse nicho.

Advertisement

Quando falamos sobre gravar a faxina, pensei: É um conteúdo que eu gosto e pode dar certo”, explica Ellen.

O primeiro vídeo alcançou mais de 2 milhões de visualizações em poucos dias. O resultado fez com que ela continuasse com os vídeos. Dessa maneira Ellen ajuda as pessoas e faz o que gosta: “Com isso, consigo sair da minha zona de conforto e também mostrar um lado que muitas pessoas não tem ideia sobre mim. Acham que por ser modelo sou intocável e nasci rica. Não sou nada disso. Não nasci rica ou herdeira”, declara a modelo.

A inspiração veio de publicações de uma finlandesa (Auri Katariina) que atraiu os olhares do mundo inteiro ao fazer limpezas nas casas de pessoas que sofriam com doenças mentais ou outras dificuldades que as impediam de limpar suas moradias.

Como o projeto da modelo brasileira começou

O projeto se chama “Faxina Milgrau” e a primeira faxina foi na casa de um amigo de Ellen que não limpava a casa por estar depressivo: “A gente costumava falar: vamos fazer uma intervenção, chegar com as vassouras e tudo na sua casa. A gente só falava, mas chegou um momento em que ele realmente pediu ajuda”.

A ideia do projeto surgiu através do hábito de limpeza que a modelo cultiva desde pequena: “Parece que a vida só funciona quando a casa tá limpa”, conta ela. Ellen acredita que o lugar em que vive precisa estar limpo para que tudo corra bem.

A depressão e os cuidados necessários

Ellen Milgrau sofre de depressão, assim com as pessoas que ela visita: “Eu faço tratamento e entendo as dificuldades que as pessoas enfrentam”.

Segundo o psiquiatra Higor Caldato, é comum que a pessoa depressiva não consiga ter os cuidados considerados mais simples. O médico disse à BBC News Brasil que “um dos principais sintomas da depressão, assim como a tristeza e a irritabilidade, é a perda de energia e a perda de prazer nas coisas. O psiquiatra explica que, no caso daqueles que nem conseguem limpar a própria casa, o quadro depressiva tende a piorar ainda mais: “Isso faz com que a sensação de incapacidade cresça dentro da pessoa e aumenta ainda mais a sensação de impotência e inferioridade”.

A modelo brasileira comenta que a limpeza da casa é um pequeno passo para ajudar a pessoas com depressão. Segundo ela, alguns dizem que depois de uma semana estará tudo bagunçado novamente, porém ela acredita no projeto e afirma: “Eu acredito que eles podem manter (a limpeza) porque este pode ser o gás que precisam para seguir. Depois disso, eles podem dormir melhor e até pensar melhor”.