mentiroso compulsivo

Falar mentiras faz parte da rotina de muitas pessoas. As vezes as mentiras são tantas que esse comportamento torna-se normal, corriqueiro. Entretanto, um mentiroso não se dá conta, talvez, que mesmo que tenha uma boa justificativa, as mentiras acabam sempre sendo nocivas. E você, conhece algum mentiroso?

As vezes contam-se mentiras para evitar a verdade, outras vezes para tentar não magoar alguém. Todavia, a mentira tem sim perna curta e quando é descoberta, causa muito mais mal do que a verdade, que a pessoa tentou esconder.

Vamos ver juntos a linguagem corporal de um mentiroso e ação:

Evita o contato visual

Os olhos tem o poder de revelar a verdade. Portanto, quando alguém estiver falando com você, mas não consegue olhar nos seus olhos, fique com a pulga atrás da orelha. Geralmente um mentiroso olha para cima e para os lados. Somente se for muito profissional no assunto irá olhar nos seus olhos.

O mentiroso muda o tom de voz

Sabe aquela “conversa pra boi dormir”? Conforme a pessoa vai falando, a voz começa a falhar. Sendo assim o ritmo fica lento e cadenciado. Aliás, muitos ficam nervosos e começam até a gaguejar e tropeçar nas palavras.

Portanto, fique atento quando uma pessoa está falando e de repente muda o tom de voz.

Advertisement

Esse é de fato um forte indício.

Gestos específicos

Quando uma pessoa fala com você, observe as suas mãos. E além disso, observe a postura da pessoa, os gestos que ela faz com o corpo. Muitos mentirosos tendem a colocar as mãos no bolso enquanto estão falando e isso indica que podem ter algo a esconder.

Assim como, outros mentirosos fazem afirmações positivas, entretanto, o corpo deles se movimenta em sentido de negação. Principalmente mexendo a cabeça. Observe.

Um mentiroso fica com os braços imóveis

Cruzar os braços, por exemplo, é um modo de deixá-los imóveis. Suspeite dessa atitude porque a pessoa pode ter algo a esconder, quando esconde as mãos.

Um mentiroso pouco profissional também pode restringir os movimentos das mãos e dos braços. Isso porque ele precisa esconder a própria tensão.

Portanto, comece a observar a linguagem corporal de quem fala com você. E se é você que mente, tente parar com esse comportamento pois a verdade sempre vem à tona e você acaba se prejudicando e prejudicando os outros!