manchas de ferro roupa

Às vezes, passar roupa pode ser uma tarefa complicada. Isso acontece quando ou por falta de prática ou por descuido, deixamos manchas de ferro na roupa.

Existem maneiras caseiras de tirar essas manchas indesejadas e daremos as dicas. Contudo, antes, podemos aprender como evitar as manchas amareladas ao passar as roupas.

De acordo com o proprietário da lavanderia Grande Estilo, Robson Souza, o ideal é ler o que está escrito nas etiquetas das roupas e saber o que cada símbolo quer dizer. Isso ajudará muito no ajuste da temperatura do ferro evitando queimar a peça. Robson também fala sobre as cores dos tecidos e a temperatura ideal do ferro: “Nos tecidos claros ou coloridos, caso o ferro esteja muito quente, vai causar manchas amareladas por conta da temperatura, se a peça for escura, a mancha será brilhosa”.

Ainda de acordo com Robson, não é somente a temperatura do ferro que causa a mancha, mas o produto utilizado para lavar a roupa: “A temperatura errada do ferro colabora para que isso aconteça, mas caso tenha algum resíduo de produto na roupa, como amaciante ou sabão em pó, a mancha pode aparecer por conta da soda cáustica presente nesses produtos”, explica ele.

Advertisement



Finalmente, Robson explica que é bom aquecer o ferro dois minutos antes de começar a passar. Dessa maneira, o calor vaporiza e limpa a sujeirinha que fica depositada no ferro.

Agora conheça as dicas caseiras para tirar as manchas de ferro da roupa, caso aconteça:

Vinagre branco

Ponha vinagre quente misturado com bastante sal sobre a mancha. Espere secar e logo após lave a roupa novamente.

Café


Faça um café bem forte, coe e misture com água limpa. Depois de lavar a roupa, retire todo o sabão com água limpa. Feito isso, ponha a roupa na mistura de água com café e deixe secar. Esse procedimento só pode ser feito com roupas escuras. Outra dica evitar manchas de ferro em roupas escuras é passá-las no avesso ou usando jornal.

Água oxigenada


Passe um algodão umedecido com água oxigenada encima da mancha. Em seguida, enxágue e lave a roupa normalmente.

Veja também:

Passar roupa com papel alumínio: 3 dicas para deixar a roupa perfeita