limpar interior do carro

O interior do carro fica sujo facilmente devido à utilização frequente, a poluição ou chuva. E se você transporta crianças ou animais, as manchas podem se multiplicar em um piscar de olhos. Por esses motivos, veja como limpar a fundo o interior do carro, seguindo uma ordem bem específica.

Limpar o interior do carro: por onde começar?

Em vez de tentar eliminar as manchas mais visíveis deixando de fora o resto, devemos planejar uma limpeza periódica do interior do carro. Que seja sazonal, mensal ou semanal, o importante é que se adapte às suas exigências quanto a higiene e tempo.

Comece esvaziando o carro completamente e retirando tudo o que pode ser removido e limpo do lado de fora, como no caso dos tapetes, por exemplo. Depois de bater bem, você pode começar a limpá-los com produtos específicos, ou esfregando com um escovão mergulhado na água morna e a ajuda de um pouco de bicarbonato de sódio.

Enxágue e deixe secar bem para evitar que fique com cheiro ruim ou que se forme mofo dentro do carro.

Em seguida, passe o aspirador de pó em todas as superfícies interiores do carro. Você pode usar um aspirador de pó industrial, contudo o mais práticos são os aspiradores sem fio.

Advertisement

Eles geralmente são mais versáteis porque alcançam até os cantos mais escondidos e desconfortáveis de limpar.

A limpeza dos carros com bancos de couro

Para as partes do carro em plástico e o painel use um pano de microfibra levemente úmido e um detergente específico antiestático. Já para as partes em tecido ou couro precisa-se de alguns cuidados extras.

Se os bancos são de tecido, podemos usar um detergente em spray, deixar agir por alguns minutos e depois esfregar com uma escova levemente úmida. Você pode optar também por receitas com produtos naturais, entretanto lembre-se de não exagerar no uso da água porque isso pode manchar ainda mais os assentos e fazer com que se proliferem mofo e cheiro ruim.

Se os bancos são de couro ou couro ecológico, será necessário utilizar um produto específico para couro, ou um leite de limpeza suave.

Você deverá limpar sem usar água e utilizando um pano macio. Para melhorar a eficácia do detergente, aqueça o interior do carro antes de limpar, isso faz com que o couro fique mais macio.

Limpar o carro por dentro: os detalhes e a constância

Um último detalhe que muitas vezes não se leva em considerção é a limpeza dos vidros. O detergente clássico para a limpeza das janelas pode danificar os vidros do carro. Para limpá-los é necessário usar um detergente específico para vidros. Além disso, prefira limpá-los quando o carro não estiver sob a luz do sol, para evitar a formação das manchas brancas.

Agora que você limpou perfeitamente o interior do carro, tente mantê-lo assim programando limpezas periódicas.

Dessa maneira você nunca mais vai ter o carro sujo demais e para limpá-lo você levará sempre menos tempo.