pé de limão

Vocês já pensaram alguma vez de poder ter em casa, ao invés das clássicas plantas como o gerânio, a rosa e o hibisco, um lindo e perfeito pé de limão, de onde é possível colher deliciosos frutos?

Ao contrário do que se pensa não é uma missão impossível, cultivar um  pé de limão em um vaso é muito fácil. Até mesmo para as pessoas que não possuem o polegar verde.

Por outro lado, esta planta em questão, não dará somente deliciosos frutos, mas durante a primavera enfeitará a sua casa com magníficas flores brancas perfumadas.

As bases que você deve conhecer não são muitas, porque são iguais para todas as plantas. Eis aqui algumas noções fundamentais com as quais você pode iniciar, como escolher o tipo de adubo, como podar, se pode ficar na rua o ano todo.

Resumindo, não tem nada com o que se preocupar. Você também pode sonhar em cultivar um pé de limão em casa. E já pode começar a pensar em tudo aquilo que pode fazer com os seus deliciosos frutos.

Vamos ver juntos os 7 segredos para ter um magnífico pé de limão em vaso >>

7) Como plantá-los 

Se você entendeu bem como plantá-los, não será necessário comprar uma planta grande, mas será suficiente plantar uma semente de um limão fresco. Você vai precisar de um vaso profundo pelo menos 30 cm e de um pouco de adubo rico em substâncias nutritivas. Encha o vaso e a quatro dedos da borda posicione a semente e depois molhe. Após aproximadamente 4-6 semanas o pé de limão começará a crescer. Deixe crescer por pelo menos 15-20 cm e depois troque para um vaso maior. A melhor época para plantar o pé de limão é no início da primavera, assim não tem risco que a temperatura diminua e prejudique o crescimento.

pé de limão no vaso

6) Como superar o inverno

Como muitas plantas, o limão sofre com temperaturas baixas, então se você mora em uma região muito fria, é fundamental trazê-lo para dentro de casa quando a temperatura externa for muito baixa. Evite também os ambientes internos muito secos, porque o limão precisa de umidade. Se você quiser fazer as coisas direito, existem lojas que vendem telas próprias para a proteção de plantas, para usar nos meses invernais. O importante é não deixar o pé de limão exposto a temperaturas abaixo de 12 graus.

pé de limão taiti

5) Adubo para pé de limão

Como todos as frutas cítricas o limão precisa de um terreno rico de sais minerais como o azoto, fósforo e potássio. A necessidade aumenta na primavera, que é a época em que a planta se prepara para produzir frutas, mas é melhor se dosado o ano todo. Outros elementos de origem mineral que ele vai precisar são o ferro, zinco, cobre, manganês e molibdênio. Como para todas a plantas é fundamental também a presença  em de elementos de origem vegetal e animal. É possível também adicionar o lixo de casa compostável, sem superar o 10% do volume total.

adubo para pé de limão

4) A troca de vaso

Como todas as plantas, até o pé de limão cresce, então será necessário mudar o vaso de tempos em tempos para dar mais espaço para raízes crescerem. O melhor momento para fazer isso é no final da primavera início do verão. Com a planta ainda jovem é necessário fazer este procedimento a cada dois ou três anos, quando adulta a cada quatro. O transplante definitivo será quando o vaso chegar a um diâmetro de 70/80cm. Um conselho importante é aquele de evitar vaso de plástico, mas sim dar preferência para aqueles de pedra ou barro.

limão em vaso

3) Como podar pé de limão

A poda deve ter como objetivo a segurança, a estética e a saúde. Deve respeitar a forma natural, sem ser muito invasiva, porque a planta pode sentir e pode até chegar a morte. O período ideal para fazer isso é no final do inverno, início da primavera, ou seja, agosto, setembro. É necessário somente tirar os galhos que não são principais ou que secaram, sem invadir muito o sistema da planta. No final o importante é que luz e ar alcancem toda a planta.

como podar pé de limão

2) Como irrigar seu pé de limão

O limão é uma planta que precisa ser molhada de modo regular, sem excessos e sem períodos de seca. Se deve evitar absolutamente o acúmulo de água. No final da primavera, quando iniciam a abrir as primeira flores, é necessário intensificar a irrigação, até que as frutas fiquem maduras no final do verão. Contudo, tenha presente que as folhas amarelas indicam o secamento da planta.

pé de limão galego

1) Os parasitas

Como todas as árvores de frutas, até os pés de limão podem ser atacados por parasitas, que comprometem a sua saúde. Um desses, que temos que prestar muita atenção é um cogumelo, que ataca diretamente a planta, secando assim galhos e folhas. Para eliminar o cogumelo, é necessário cortar os galhos atacados. Existe aliás outro fungo que ataca a casca, produzindo formações gelatinosas escuras, que descem até a raiz fazendo apodrecer. Neste caso o remédio é eliminar este inseto conhecido como cochonilha. É necessário tirar o extrato branco em excesso das folhas e passar álcool com um pedaço de algodão. Agora vocês já possuem todas as noções para comer deliciosos limões bios a quilômetro zero.

parasitas limão

Se você gostou do artigo, então compartilhe no facebook com os seus amigos >>