leite nas plantas

O leite é rico em vitaminas, minerais e proteínas e por esse motivo, é perfeito para adubar o seu jardim. Colocar leite nas plantas pode parecer estranho, entretanto, você vai se surpreender com a quantidade de benefícios que essa ação irá trazer para o seu jardim.

Assim como os seres humanos se beneficiam das propriedades benéficas do leite, as plantas também são capazes de absorver os seus nutrientes. Por isso, vamos descobrir juntos tudo e quanto colocar leite nas plantas pode ser positivo.

1) Fertilizante natural

O leite é uma ótima alternativa para quem prefere os fertilizantes naturais. As suas plantas irão crescer saudáveis e fortes com a ajuda do leite. Dessa maneira, tudo o que você precisa fazer é misturar o leite com água em medidas iguais. Por isso, a sugestão é misturar 500 ml de leite com 500ml de água. Em seguida coloque em um borrifador e passe nas plantas ou diretamente na terra.

2) Ajuda na maturação das frutas

Se você tem árvores frutíferas, pode ter notado que as vezes as frutas apodrecem com muita rapidez. Isso acontece quando o solo é pobre de cálcio. Sendo assim, regue a árvore uma vez por mêz com uma mistura de leite e água, em proporções iguais.

Advertisement

Nesse caso o nosso conselho é o de usar o leite desnatado.

3) Protege contra as pragas

O leite tem o poder de proteger as plantas de modo natural. Ele é um super aliado para combater os pulgões, os ácaros e as moscas brancas. Tudo o que você precisa de fato fazer é novamente borrifar uma mistura de água e leite sobre as plantas. Sempre em quantidades iguais e de preferência o leite desnatado. Isso irá afastar as pragas das suas plantas.

4) Desinfetando dos utensílios

Desinfetar os utensílios de jardinagem é algo que muitas pessoas esquecem de fazer. Entretanto, se as tesouras de poda, por exemplo, estiverem contaminadas, você poderá fazer com que as plantas adoeçam. Portanto, você pode colocar os seus utensílios de molho em um recipiente com leite diluído em água para desinfectá-los. Em alternativa, você também pode limpar os seus utensílios após usá-los simplesmente passando neles um chumaço de algodão molhado com leite.

5) Acabar com os fungos

Para prevenir o ataque de fungos misture 1 litro de leite com 10 partes de água. Com um borrifador, passe a mistura nas folhas e caule da planta. Repita a operação mensalmente e lembre-se de não regá-la por 24 horas após a aplicação.

Por outro lado, se as suas plantas já estão com fungos, não se desespere, tem solução. Em um borrifador misture 250 ml de leite, 1 litro de água e 20 gramas de bicarbonato de sódio. Em seguida agite bem para misturar os ingredientes e borrife nas plantas 1 vez por semana.