lavar o nariz com soro

Se você tem crianças em casa, talvez o seu pediatra já tenha recomendado lavar o nariz delas com soro fisiológico. Entretanto, essa prática pode ajudar bastante os adultos também.

Lavar o nariz com soro tem o poder de ajudar na prevenção de gripes, resfriados, sinusites e além disso, pode diminuir as crises de rinite. As secreções nasais podem conter fungos, bactérias e vírus que acabam causando inflamações e infecções. Isso tudo sem contar a qualidade do ar que respiramos. A poluição, a fumaça, o cigarro. Tudo isso pode contribuir para o aparecimento de irritações.

Você pode lavar o nariz com soro tanto quando está resfriado, por exemplo, para ajudar a eliminar o vírus, quanto para prevenir infecções e inflamações. O inverno é o período do ano em que as viroses circulam mais, contudo, aconselha-se usar essa prática durante o ano todo.

Lavar o nariz com soro: como fazer

É muito simples. Você só precisa comprar uma seringa e soro fisiológico, encontrados em qualquer farmácia. A quantidade de soro varia de acordo com a idade. Para crianças pequenas você pode administrar de 3 a 5 ml. Para crianças maiores 10 ml são suficientes. Já para adultos 20 ml aproximadamente deve bastar.

Advertisement

Lembre-se que para entender a quantidade o importante é colocar a seringa em uma narina e fazer o soro sair pela outra. Se o soro não saiu pela outra narina, aumente a quantidade do mesmo.

Para lavar o nariz, retire a agulha da seringa e coloque o soro. Em seguida você deve inclinar a cabeça para o lado, de modo que a narina onde você está colocando o soro fique em cima. Isso facilita a saída do soro pela outra narina. Repita a operação do outro lado.

Se o soro não sair pela outra narina, mesmo que você tenha colocado quantidade suficiente do mesmo, não se preocupe. Isso também pode acontecer em quem tem desvio de septo ou adenoide, por exemplo. Nesse caso, assoe o nariz após a lavagem e tudo estará certo.