Capa horta plantas beleza

Nos últimos anos, o hábito de se cultivar plantas em casa vem crescendo até mesmo para quem mora em apartamento. Nada melhor do que ter, na nossa própria casa, uma hortinha com ervas de benefícios medicinais. Basta plantar uma muda por vaso, procurar um canto ensolarado da casa e cultivar essas plantas que são ótimas aliadas da beleza.

Apesar das eficácias dessas plantas medicinais serem as mais diversas quando ingeridas, no artigo de hoje revelaremos os benefícios que as mesmas trazem para tratamentos estéticos e que são facilmente cultivadas em casa.

Não precisa se preocupar com a falta de espaço! Você mesmo pode montar a sua horta de acordo com o seu espaço e gosto. Leve em consideração que a horta caseira é uma boa opção para quem quer economizar nas compras e ter sempre à mão alimentos saudáveis e frescos, além de que a presença de plantas dentro de casa traz benefícios à saúde e deixa o ambiente ainda mais charmoso. Confira como montar a sua própria horta de uma maneira criativa clicando aqui.

Mas quais seriam as plantas fáceis de cultivar em casa e que são ótimas aliadas da beleza? Confira as 6 plantas medicinais que indicamos para a sua horta caseira e os benefícios que as mesmas trazem para a pele e cabelo:

6) Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O alecrim é muito mais do que um aroma especial para receitas culinárias. Aliás, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. O alecrim é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes. Bastante indicado para peles oleosas, você pode utilizar tanto o chá de alecrim como usar as folhas frescas à vapor, para ações cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-sépticas, anti-acne e tônica. Além disso, o chá de alecrim é um ótimo tônico capilar e ajuda a combater a caspa e a queda dos fios. É uma ótima opção para quem não tem muito tempo para se dedicar à cultura, pois essa erva pode passar até 3 dias sem ser regada.

Horta-plantas-beleza
Alecrim. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

5) Camomila (Matricaria Chamomilla)

A camomila é muito mais do que um calmante natural e o melhor detalhe é que pode ser plantada em casa facilmente. O chá de camomila ou o óleo essencial é um adstringente natural, ou seja, ajuda a retirar as impurezas e controlar a oleosidade, além de clarear as olheiras, retirar inchaços, ajudar no tratamento da acne e aliviar a irritação da pele pós-barba e pós-depilação. Quando usada no cabelo, ela pode ser uma tinta natural e é grande aliada ao tratamento do couro cabeludo, por suas propriedades adstringentes, tônica e cicatrizante.

Horta-plantas-beleza
Camomila. Foto: Reprodução/ Pixabay.

4) Hortelã (Mentha Spicata)

Esta é outra erva fácil de cultivar em casa. A hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Além de ser muito nutritiva para a pele, ela auxilia a aumentar a elasticidade. O vapor da água quente com hortelã deixa a aparência do rosto mais saudável, pois elimina as subtâncias tóxicas do dia a dia e, além disso, a pele passa a aceitar melhor os tratamentos com produtos de higiene, hidratação e até mesmo a maquiagem. Deixe o vapor no rosto por 5 minutos e repita esse procedimento uma vez por semana. Confira os 10 benefícios da hortelã para a saúde clicando aqui.

Horta-plantas-beleza
Hortelã, Foto: Reprodução/ Shutterstock.

3) Erva-cidreira (Melissa Officinalis)

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, possui diversos benefícios medicinais, entre eles calmantes para a ansiedade e insônia, além de ser um ótimo tratamento contra cólicas menstruais, graças às suas prorpiedades analgésicas. Mas quais são os benefícios dessa erva para a pele e cabelo? A melissa contém Licopeno, um nutriente que protege a pele, previne o envelhecimento, combate a acne e a desidratação. Por ser um forte tônico capilar, esta erva também é muito usada para a hidratação do cabelo. Essa planta pode ser cultivada em vasos e não se deve abusar das regas.

Horta-plantas-beleza
Erva-cidreira. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

2) Lavanda (Lavandula Angustifolia)

A lavanda é uma das plantas mais versáteis que existe. O óleo de lavanda, por exemplo, por conta do seu aroma e propriedades relaxantes, é ótimo para combater a depressão, a ansiedade e o estresse. Mas em suas propriedades cosméticas é antisséptica, bactericida e cicatrizante, ou seja, limpa e cura feridas, queimadures leves, dermatites, micoses, herpes e é uma grande aliada ao tratamento de acne. Além disso, se usado diariamente no couro cabeludo, o chá de lavanda pode ser muito eficaz contra a queda de cabelo e combate a caspa. Se você quiser fazer um sabonete artesanal ou cremes relaxantes, com propriedades terapêuticas, aproveite para utilizar as flores frescas da sua horta!

Horta-plantas-beleza
Lavanda. Foto: Reprodução/ Shutterstock.

1) Babosa (Aloe vera)

E por último, porém longe de ser a menos importante, aconselhamos você a plantar em casa um milagre chamado aloe vera! O gel que se encontra dentro da folha é utilizada como aliado da beleza há centenas de anos (confira como utilizar o gel clicando aqui). A babosa pode ser facilmente cultivada, pois não gostam muito de água e são resistentes ao nosso clima. É um poderoso antioxidante natural, rica em vitaminas C e E. As propriedades da aloe vera, quando usada diretamente sobre a pele, são: hidratação e regeneração celular, além de ser um potente antisséptico e antibacteriano. Já quando utilizada no cabelo, graças as propriedades hidratantes e nutritivas, ela promove o crescimento do fios de forma mais saudável, deixando-os fortes e com brilho natural. Descubra como cultivar a babosa em casa clicando aqui.

Se você gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Horta-plantas-beleza
Aloe vera. Fotos: Reprodução/ Pixabay.