Capa Home Office produtividade

Para aqueles que não estão acostumados com o termo, o chamado Home Office (ou trabalho remoto) é um modelo de trabalho adotado cada vez mais pelas empresas, em que o funcionário executa todas as tarefas diárias de casa e se comunica com o resto da equipe através de plataformas digitais. Porém, apesar de todos os benefícios para o profissional, como o de ter mais liberdade ao realizar as suas tarefas, ele precisa continuar cumprindo metas mesmo sem supervisão.

 

O trabalho remoto é um desejo de muitos profissionais, mas também uma novidade para a maioria. Às vezes, por não saber preparar um ambiente adequado ou por distrações, a pessoa acaba perdendo o foco em casa e, consequentemente, a produtividade. E não é o que queremos, não é mesmo?

Para que o seu rendimento continue o mesmo, preparamos uma lista com dicas bem simples para você se organizar durante o Home Office. Por exemplo, é importantíssimo que você prepare um ambiente apropriado e tranquilo, em que seja possível manter o foco. O segredo é: os hábitos devem ser mantidos, assim como acordar no mesmo horário e sair do pijama. 

Confira algumas algumas dicas de disciplina e para gerenciar de forma correta o seu tempo, para aumentar a sua produtividade durante o Home Office:

1) O ambiente

Se você não possui um escritório na sua casa, não tem problema. Você pode improvisar um, de preferência em um cômodo tranquilo e sem distrações. Prepare uma mesa com o seu computador e outros equipamentos necessários para as suas tarefas. Planejar o seu ambiente de trabalho com antecedência vai te ajudar a não ficar levantando toda hora, sem que você perca o foco.  

Home-Office-produtividade
Planeje o ambiente durante o Home Office. (Reprodução Shutterstock)

2) O som

Por incrível que pareça, desligar por completo o som não é recomendável. Isso porque, quem está acostumado a trabalhar com um pouco de barulho e conversa, vai estranhar trabalhar no silêncio total. Portanto, é interessante colocar um som ambiente. A escolha é pessoal, mas o mais indicado são músicas tranquilas e relaxantes. 

Home-Office-produtividade-1
Coloque uma música ambiente. (Reprodução Pixabay)

3) A postura

Como nem todos nós temos um escritório em casa, devemos nos acomodar na mesa de jantar ou na cozinha. Independente de onde você escolher como o seu espaço de trabalho, é muito importante ter cuidado com a postura durante esses dias. Evite trabalhar na cama ou no sofá, pois isso irá machucar a sua coluna. Portanto, procure usar mesas altas e cadeiras confortáveis.  

Home-Office-produtividade-2
Preste atenção a sua postura durante o Home Office. (Reprodução Shutterstock)

4) O tempo

Caso seja necessário, ajuste um despertador para te auxiliar com os horários de início e término do trabalho, assim como o intervalo para o almoço. Além disso, aproveite os benefícios do Home Office e, após o término do horário de trabalho, faça aquela pequena manutenção que você tem adiado há algum tempo, ou aproveite para fazer uma faxina caprichada na na sua casa.

Home-Office-produtividade-3-1
Organize bem a sua agenda. (Reprodução Shutterstock)

5) As roupas

Pode parecer besteira, mas trabalhar de pijama inconscientemente atrapalha a nossa produtividade. Só de colocarmos a roupa que normalmente usamos no escritório, nosso cérebro entende que estamos indo trabalhar. Além disso, caso você seja chamado por vídeo pelos seus supervisores, você não será pego de surpresa. 

Home-Office-produtividade-4
Não fique de pijama durante o Home Office. (Reprodução Shutterstock)

6) O foco

Perder o foco trabalhando em casa é muito mais simples, graças ao “entra e sai” de terceiros, o uso das redes sociais ou até mesmo quando o nosso bichinho de estimação nos chama a atenção. Para evitar que isso aconteça, estabeleça metas diárias e semanais, faça uma lista de afazeres para o dia e defina um tempo para cada uma delas. Além disso, descubra quais são as suas principais distrações. Por exemplo, se as notificações do seu celular costumam te tirar o foco, coloque-o no modo silencioso.  

Home-Office-produtividade-5
Tenta evitar as suas principais distrações. (Reprodução Shutterstock)

7) A alimentação

Esse item também pode parecer besteira, mas ao trabalhar de casa temos mais liberdade de levar e “assaltar” a nossa geladeira a qualquer hora. Portanto, esses snacks podem nos fazer perder o controle da nossa dieta. Por isso, tente manter o número de refeições durante o dia. Além disso, parar toda hora para “fazer uma boquinha” diminuirá a sua produtividade.

Home-Office-produtividade-6
Tente manter a sua dieta durante o Home Office. (Reprodução Shutterstock)

8) Filhos

Manter o foco no trabalho remoto e, ao mesmo tempo, ter que estar atento aos filhos pequenos pode ser um grande desafio, mas não é uma tarefa impossível. O segredo é saber conciliar. Dependendo da idade dos seus filhos, você pode impor algumas regras, faça-os assumirem algumas responsabilidades em casa (como arrumar o próprio quarto ou brinquedos), e deixe claro sobre a importância de não ser interrompido durante o trabalho. Mas não se esqueça de estabelecer um horário para ficar com os seus filhos também e os dê algum tipo de prêmio caso eles respeitem as regras impostas.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Home-Office-produtividade-7
Converse com os seus filhos. (Reprodução Shutterstock)