gatos laranja

Os gatos são os animais de estimação mais comuns no Brasil e em muitos outros países do mundo. Cada um tem as suas próprias características, mas é preciso admitir que os gatos de cor laranja são particularmente muito lindos. O pelo ruivo, que pode ser liso ou listrado, é bastante raro e, portanto, muito requisitado. Mas essa variedade de felino possui curiosidades únicas? E qual é o temperamento dele? Vamos descobrir juntos.

Pelagem laranja: porquê é assim tão rara?

Os gatos laranjas são raros porque é a genética que determina a sua cor. Quando ambos os pais são portadores do gene Orange, o felino nasce com essa pigmentação. Esse gene é capaz de transformar a pigmentação preta no tom amarelo/laranja super peculiar que os caracteriza.

Outra peculiaridade dos gatos laranjas é que de cada 10 gatos, 9 são machos. A razão está mais uma vez na genética. Existem de fato dois tipos de gene Orange: um dominante e um recessivo. O segundo só pode ser transmitido por fêmeas e muitas vezes não se manifesta nas ninhadas devido ao seu caráter mais fraco. O gene dominante é transmitido exclusivamente pelos machos. Se um gato laranja macho tiver filhotes com uma gata portadora do gene Orange dominante, que também pode ser laranja ou tricolor, os filhotes nascerão dessa cor.

Advertisement

As raças do gato laranja

Não existe uma raça específica de gato que tenha a característica pelagem laranja. Contudo, há algumas entre as quais esta coloração é mais frequente. São elas: o Gato de pelo curto inglês, o Maine Coon, o Abissínio, o Birmanês e o Siamês.

Portanto, os gatos laranjas são mais frequentemente classificados pelas características da pelagem, e não pela raça. O desenho da pelagem mais comum é o listrado, caracterizado por listras estreitas que descem pelas laterais e se tornam anéis pigmentados ao longo da cauda e das patas. Depois tem o tie-dye, que parece marmorizado. A pelagem tigrada, que apresenta uma coloração matizada e uniforme é muito rara e, por fim, o malhado.

Características comportamentais do gato laranja

Os gatos laranjas geralmente são muito faceiros e cheios de energia. A sua personalidade certamente depende de seus pais e do contexto em que crescem, porém a genética também desempenha um papel importante. Por serem mais frequentemente machos, geralmente de tamanho médio/grande, os gatos laranjas costumam ser extremamente afetuosos, ciumentos e não dão confiança para estranhos.

Eles são cientes de sua própria singularidade e as fêmeas tendem a adorar a cor de seus pelos dourados. Se você não tem a intenção de fazê-los procriar, esterilize-os o mais rápido possível. Caso contrário, você irá encontrar uma fila de pretendentes no quintal.

Curiosidade sobre o gato laranja

A raridade desses gatos os tornou muito populares desde os tempos mais antigos. De acordo com uma lenda islâmica, por exemplo, Maomé foi salvo da picada de uma cobra venenosa por Muezza, um gato malhado laranja. O profeta, para demonstrar a sua enorme gratidão por Muezza, o acariciou nas costas, dando-lhe a capacidade de cair sempre de pé.

O cinema também os celebrou. Só para citar alguns, podemos lembrar de Gato, o amigo peludo de Holly em Bonequinha de Luxo, Jonesy, o gato da subtenente Ellen Ripley de Alien ou ainda General, intérprete chave do filme Cat’s Eye. Por fim, na imaginação das crianças, não podemos esquecer de Garfield, mas também, de Aristogatas ou do desenho animado 44 gatos, onde existem personagens felinos com a pelagem ruiva.