Capa poros dilatados

Poros muito aparentes no rosto é o pesadelo de toda mulher, já que deixa a pele com um aspecto e textura não saudável e, para piorar, facilita a formação daqueles pequenos pontinhos pretos pelo rosto, causando um desconforto estético. Mas uma boa notícia é que não é complicado reverter essa situação, basta compreender as possíveis causas e corrigir os erros no cuidado com a pele.

Não se preocupe! A dilatação dos poros não trazem riscos à saúde.

Contudo, causam desconforto por conta do aspecto que se assemelha a “casca de laranja” e também ao aumento da produção de sebo na cútis, graças as glândulas sebáceas.

Ao contrário do que muitos pensam, a solução para uma pele oleosa não é lavar o rosto excessivamente ou caprichar na quantidade de esfoliações e, muito menos, deixar de hidratar a pele. Retirar a oleosidade várias vezes ao dia, na verdade, irá remover a proteção e hidratação natural da pele e resultará em acne, sem mencionar o quanto ela ficará sensível à poeira e outros agentes. Mas, então, como faz para diminuir os poros e a oleosidade da pele?

Vamos então conferir juntos o que são os poros dilatados, as causas e quais são os erros no cuidado com a pele que devemos evitar.

O que são os poros dilatados?

Mas o que são os poros dilatados? São aqueles furinhos que aparecem no rosto, na maioria dos casos, na zona T – testa, nariz e queixo. São mais comuns em pessoas que tenham pele oleosa e onde há maior produção de sebo. A pele fica com aspecto que se assemelha as “cascas de laranja”.

Poros-dilatados
Afinal, o que são os poros dilatados? (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

O que causa os poros dilatados?

É essencial que você compreenda a possível causa dos seus poros estarem dilatados, antes de começar o tratamento. Durante o verão, a produção de oleosidade e suor aumenta por conta do calor, portanto é normal que os poros se dilatem. Além disso, para quem já tem a pele naturalmente oleosa, é comum o aparecimento de poros dilatados com mais frequência. E a terceira razão é o envelhecimento da pele, já que a elasticidade da mesma diminui, ficando mais flácida. Não se esqueça que o acúmulo de resíduos – como poluição e maquiagem –  deixará a sua pele mais oleosa, o que também dilata os poros. Mas não se preocupe, esse problema pode ser corrigidos facilmente, portanto confira os erros mais comuns que fazem com que os poros se dilatem:

Poros-dilatados
A oleosidade da pele é a maior causa dos poros dilatados. (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

1) Fazer esfoliações em excesso

A esfoliação é um tratamento maravilhoso para a pele, já que ela é capaz de remover as células mortas e as sujeiras acumuladas no rosto e no corpo, além de retirar o excesso de oleosidade que não permite que os poros respirem. Contudo, exagerar nas esfoliações semanais pode ressecar demais a pele, o que resulta na abertura dos poros e que, sem essa camada de proteção natural da pele, absorverá ainda mais impurezas do ambiente. O aconselhável é fazer uma ou, no máximo, duas boas esfoliações por semana.

Poros-dilatados
Não faça mais que duas esfoliações por semana. (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

2) Exagerar na limpeza da cútis

Lavar o rosto com um sabonete específico para pele oleosa ou usar lencinhos de remoção de oleosidade é uma ótima alternativa para os dias quentes ou quando a nossa pele está suada e gordurosa. O problema, na verdade, está no excesso. Isso acontece porque é necessário manter uma leve hidratação na pele e, ao limpá-la com frequência, esta acaba produzindo ainda mais sebo, para repor a hidratação, e o resultado será uma pele mais oleosa e com os poros obstruídos e dilatados. Esse efeito é chamado de “efeito rebote”, ou seja, o corpo entende que a pele está sem hidratação suficiente e acaba produzindo ainda mais sebo, piorando a oleosidade.

Poros-dilatados
Não exagere na limpeza do rosto. (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

3) Entupir os poros com produtos mal selecionados

Devemos tomar muito cuidado ao selecionar os produtos que utilizaremos no rosto. Assim como hidratantes, esfoliantes e até mesmo alguns sabonetes não devem ser utilizados no rosto, dependendo do tipo de pele. A manteiga de cacau e o óleo de coco, por exemplo, são produtos altamente hidratantes, porém podem entupir facilmente os seus poros. Sabendo disso, procure produtos e cosméticos que sejam próprios para o seu tipo de pele. Veja também: 9 truques para melhorar a pele utilizando gelo!

Poros-dilatados-9
Evite entupir os poros com utilizando produtos que não são ideais para o seu tipo de pele. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

4) Retocar a maquiagem

Se passamos a maquiagem de manhã – antes de ir trabalhar ou ir a escola – significa que mais tarde precisaremos retocar. Só que, durante o dia, a pele vai produzir oleosidade e acumular impurezas e, ao retocar a maquiagem, as camadas de base e pó compacto só irão cobrir e espalhar essas impurezas pelo rosto. O resultado disso será uma pele cheia de acne. Solução: retire a maquiagem por completo e higienize o rosto, antes de retocar.

Poros-dilatados
Não tenha o hábito de retocar a maquiagem. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

5) Má alimentação

A saúde da pele está completamente ligada com a nossa alimentação. Alguns pratos que fazem parte da nossa dieta podem favorecer o aparecimento de espinhas. Alimentos como laticínios, bebidas alcoólicas e produtos com muito açúcar, pimenta ou fritos podem provocar ou agravar a acne. Portanto, uma dieta mais saudável deve ser o primeiro passo para quem deseja ter uma pele maravilhosa, livre de acne. Além disso, beba muita água.

Poros-dilatados
O primeiro passo para ter uma pele saudável é uma boa dieta. (Fotos: Reprodução/ Pixabay)

6) Espremer as espinhas

Isso todo mundo já sabe, mas adoramos ignorar este conselho… Ao cutucar uma espinha ou um cravo, principalmente aqueles que não estão prontos para serem estourados, as bactérias ali presentes acabam se espalhando pelas camadas mais profundas da pele, ou seja, ao invés de resolver o problema a situação pode piorar. Como resultado, a sua pele ficará mais irritada, com poros dilatados e pode até deixar marcas e cicatrizes.

Poros-dilatados
Em hipótese alguma, esprema uma espinha. (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

7) Não usar o protetor solar (correto)

Hoje em dia temos disponível no mercado protetores solares que são próprios para quem tem a pele oleosa e poros dilatados, portanto além da proteção contra os raios UV, também irá retardar o envelhecimento da pele. Ficou confuso? Vou explicar: isso acontece porque o hábito de tomar sol engrossa a pele, retira o colágeno, a elastina e a hidratação da pele, dilatando os poros e resultando na perda de elasticidade do tecido. Portanto, não deixe de usar o protetor solar. Assim como a maquiagem, quem sofre de poros dilatados deve remover o protetor solar para repassar.

Poros-dilatados-7
Use protetor solar no rosto diariamente. (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

Como evitar a dilatação dos poros

Se você tem a pele oleosa, o ideal é utilizar produtos que sejam seborreguladores para higienizar a pele durante o dia e, não menos importante, aplicar um hidratante que seja oil-free, além, claro, do uso diário do protetor solar. É essencial que você mantenha a pele higienizada e hidratada, com produtos indicados por um dermatologista. Além disso, sabonete facial e esfoliantes são grandes aliados, enquanto qualquer produto que contenha óleo deve ser deixado de lado.

Goustou desse artigo? Então o compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Poros-dilatados
Utilize os cosméticos indicados pelo seus dermatologista. (Foto: Reprodução/ Pixabay)