Capa 20 maiores erros faxina

Com certeza, limpar a casa não é uma das coisas mais simples e muito menos divertida, porém é algo necessário. Algumas pessoas gostam de tirar algumas horas do dia para fazer faxina. Há quem ligue uma boa música e passe horas ali se distraindo e se acalmando. Contudo, para outros, a limpeza é algo cansativo, e muitos acabam fazendo uma faxina básica e superficial. 

Mas, independente de ser divertido ou não, existem alguns erros bastante comuns na limpeza da casa, que podem atrasar a sua faxina e comprometer o resultado final.

 

Essas falhas podem acontecer por uma simples distração ou por falta de cuidado e conhecimento, o que é fácil de corrigir e que garantirá resultados mais eficientes na sua sessão de limpeza.

Com essa lista de cuidados, os dias de limpeza da sua casa não serão longos e cansativos, e os resultados serão muito melhores. A higiene é uma das coisas mais importantes quando falamos da nossa própria casa e, ninguém quer perder horas fazendo uma faxina improdutiva. 

Vamos descobrir juntos quais são os 20 erros comuns durante a limpeza em casa!

1) Iniciar limpando o piso

Esse erro merece estar no topo da nossa lista porque é o erro mais comum. Iniciar a faxina limpando o piso é um ato completamente inútil. Isso porque, ao remover a poeira de objetos e móveis, parte dessa sujeira cai no chão, portanto o seu piso ficará sujo novamente. A ordem correta para a limpeza é: janelas, móveis, superfícies e, por fim, o piso.  

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Iniciar limpando o piso é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

2) Não esvaziar o aspirador de pó

Ainda falando da poeira acumulada nos pisos, você pode estar cometendo um erro ao utilizar o aspirador de pó. Nas instruções de uso desse aparelho está indicado que se deve esvaziar os saquinhos onde se acumula a poeira e limpar os filtros cada vez que você terminar a sua faxina. Porém essas instruções normalmente são ignoradas. Como consequência, a potência do aparelho reduz e toda a poeira que você está aspirando do chão acaba voltando para o piso. 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-1
Não esvaziar o aspirador de pó é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

3) Usar um espanador

Tudo bem que o espanador parece ser bastante prático para a limpeza de algumas partes dos cômodos. É o único utensílio que nos permite limpar uma superfície cheia de objetos sem que tenhamos que movê-los. Por mais que esse objeto nos ajude a economizar tempo, acreditem ou não, todo o tempo que você acredita ter economizado usando o espanador é um tempo perdido. A função desse utensílio é única e exclusivamente de mover a poeira de um lugar para o outro. Portanto, a melhor opção é utilizar um pano de microfibras úmido. 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-3
Usar espanadores é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

4) Usar um único tipo de produto químico

Às vezes, com pouco tempo disponível para fazer faxina, acabamos escolhendo um único produto químico para limpar diversas superfícies e objetos. O mesmo produto usado para limpar os vidros são usados nas televisões, tela do computador ou telefones, mas saiba que você pode estar estragando o seu aparelho. Além disso, há quem use o mesmo produto para limpar móveis de madeira, o que pode arruinar o seu móvel. Cada produto possui uma finalidade específica, o que vem indicado nas embalagens e que devem ser respeitadas.  

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Usar só um produto de limpeza é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

5) Despejar os produtos diretamente nas superfícies

Todos nós já cometemos esse erro pelo menos uma vez. Despejar os produtos diretamente nos vidros, mesas e outras superfícies pode ser um atraso na sua faxina. Isso porque você pode acabar acumulando muito produto na superfície, deixando-a oleosa se não for lavada corretamente. A melhor solução é despejar o produto diretamente em um pano de microfibra, uma bucha ou em um papel toalha. 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-8
Despejar os produtos diretamente nas superfícies é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

6) Não lavar regularmente as buchas de pia

Portanto, aprendemos que a melhor solução para limparmos as superfícies é usando um pano de microfibras ou as buchas, umidificadas com o produto indicado para cada função correta. Mas, às vezes cometemos o erro de usar a mesma bucha ou pano na limpeza da casa toda, trocando somente quando a sujeira acumulada estiver atrapalhando. Fazendo isso, nós estamos apenas movendo os germes e bactérias de um lugar para outro. O correto é usar uma bucha/pano para cada cômodo. Também é muito importante que todo o material utilizado na limpeza da casa seja higienizado. Veja aqui como higienizar as suas buchas!   

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Não lavar regularmente as buchas de pia é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

7) Não desinfetar as maçanetas e as chaves

Esse é um erro muito comum. Uma das coisas que normalmente é ignorada durantes as faxinas de casa são as maçanetas. Sejam as maçanetas das portas interna da casa, que aquelas de janelas e portas expostas para o lado de fora. As maçanetas de casa são usadas diariamente e acumulam germes e bactérias que foram coletados na nossa mão durante o dia fora. A mesma coisa acontece com as chaves. As maçanetas das portas da cozinha, por exemplo, são tocadas sempre com as mãos engorduradas e sujas de comida, portanto não esqueça de fazer a limpeza das mesmas na sua próxima faxina.  

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Não limpar as maçanetas das portas é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

8) Não limpar controles remotos e objetos pequenos

Nesses pequenos objetos também podemos encontrar um acúmulo grande de bactérias. Os controles remotos (de televisão, ares-condicionados ou qualquer outro utensílio que necessite de um controle), passam de mão em mão em várias situações e nós sempre esquecemos de limpá-los. Mas lembre-se de não despejar qualquer produto diretamente no utensílio, pois você pode estragar o dispositivo eletrônico. A mesma coisa vale para os controles remotos de vídeo-games, objeto bastante utilizado por crianças e que é ainda mais propenso a ter germes e bactérias.

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Não limpar controles remotos e objetos pequenos é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

9) Não higienizar o computador

O computador da sua casa pode ser um grande acumulador de poeira. O teclado e o mouse que não são mantidos com proteção, além das CPUs que ficam no chão, permanecem acumulando poeira. Uma solução é limpar o teclado e o mouse com bastante frequência, o que ajuda a prevenir até mesmo eventuais manutenções. Além disso, se o computador não é utilizado regularmente, é interessante guardar o teclado e o mouse em uma gaveta ou cobri-los com um pano. 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-12
Não higienizar o computador é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

10) Lavar os vidros em dias ensolarados

É comum que façamos a faxina em um lindo dia de sol. E, entre todas as etapas da limpeza, uma das mais importantes é a de lavar os vidros e janelas, o que ajuda a manter a casa iluminada. Porém, lavar os vidros em um dia que tenha grande exposição ao sol é um grande erro. A luz do sol pode fazer com que o produto utilizado para a limpeza do vidro seque muito rápido, formando manchas. Obviamente, lavar os vidros em dias chuvosos não é aconselhado, mas você pode aguardar por um momento em que o sol não esteja batendo diretamente na janela ou fazer a faxina em um dia nublado. 

Veja como deixar as suas vidraças perfeitas com 6 produtos naturais e caseiros!

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Lavar os vidros em dias ensolarados é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

11) Não lavar as sacolas de compras

Atualmente, estamos cientes sobre a importância da reciclagem e da substituição de sacolas plásticas. E como alternativa, usamos sacolas em tecido ou de lona, e até mesmo os carrinhos que são utilizados em feiras. Erroneamente, acreditamos que essas sacolas não precisam ser lavadas. Porém, o interior das mesmas forma uma grossa camada de germes. Como estamos falando de um material que entra diretamente em contato com os alimentos, o ideal é lavá-las ao menos uma vez por mês. 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-13
Não lavar as sacolas de compras é um erro comum. (Foto: reprodução Shutterstock)

12) Não lavar as lixeiras

As cestinhas de lixo estão por toda a parte na nossa casa. Um bom hábito, que também é sempre ignorado, é o de lavar regularmente as lixeiras. O ideal é limpar cada vez que for trocar o saco de lixo, pois mesmo com os saquinhos, a parte interna dos cestos ficam sujos. Esse hábito ajuda também a evitar o mau cheiro do acúmulo de comida. 

Depois dos conselhos para a limpeza, vamos descobrir agora quais os erros ao limpar a cozinha e os banheiros:

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-14
Não lavar as lixeiras é um erro comum. (Foto: reprodução Shutterstock)

13) Lavar os talheres com sabão

Um erro bastante comum é o de lavar os talheres com o sabão para pratos. Parece mais que o suficiente lavá-los da mesma forma em que lavamos todo o resto da louça, mas poucos sabem que dessa forma tiramos somente a sujeira superficial. As bactérias ficam incrustadas nas serras das facas e, para a higienização completa das mesmas, é melhor usar uma receita caseira feita a base de sal e limão no lugar do sabão. 

Veja também: 10 ótimas dicas para limpar a sua casa com sal!

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Lavar os talheres com sabão. (Foto: reprodução Pixabay)

14) Usar a lava-louças de forma errada

Para nós, a máquina lava-louças é a melhor forma de higienizar todos os nossos talheres, pratos, panelas e outros utensílios de cozinha, o que não é verdade. Alguns utensílios não devem ser lavados colocados na máquina, como é o caso dos raladores e espremedores de batatas. Em geral, qualquer utensílio com partes pequenas e difíceis de alcançar devem ser lavados a mão. Outra informação importante é a lavagem do próprio eletrodoméstico, pois é onde se acumula grande quantidade de alimento, além da sujeira nos filtros. O ideal é lavar esses filtros uma vez por semana. Veja aqui 10 regrinhas de manutenção para conservar bem a sua lava-louças! 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-5
Não higienizar a lava-louças é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

15) Não higienizar as cubas da cozinha

As pias são utilizadas inúmeras vezes durante o dia. Um erro comum é o de acreditar que a cuba não precisa ser higienizada com um procedimento especial. Para a limpeza das cubas, se deve usar um desengordurante uma vez ao dia, pois, de fato, ali é onde se acumula os resíduos de alimentos que, ao entrar em contato com a água, forma um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Uma vez por semana, lave a sua cuba com uma receita muito simples: encha a cuba com água bem quente e acrescente duas ou três colheres de bicarbonato de sódio e, depois de meia hora, retire a água. Essa receita ajuda a higienizar tanto a cuba quanto os canos da pia. Veja esse e outros truques com o bicarbonato de sódio para a sua faxina!

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-2
Não higienizar as cubas da cozinha é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

16) Não limpar corretamente os fornos

O forno é um dos eletrodomésticos mais úteis da cozinha, mas também um dos mais sujos. Existe o senso comum de que, por conta das temperaturas elevadas, é impossível que as bactérias sobrevivam na parte interna do forno. Contudo, não é bem assim. Existem muitas bactérias que se desenvolvem com o calor e se proliferam dentro do forno. A limpeza do forno pode ser feita com vinagre e bicarbonato de sódio, uma vez por semana. Veja essa e outras receitas aqui.

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Não limpar corretamente os fornos é um erro comum. (Foto: reprodução Shutterstock)

17) Não deixar os produtos agirem na limpeza dos banheiros

Quando estamos fazendo faxina na casa, a primeira coisa que nos passa na cabeça é otimizar tempo. Porém, quando se trata do banheiro, é melhor deixar os desinfetantes agindo por alguns minutos. Essa cômodo é o mais exposto a germes e bactérias e não devemos jamais subestimar a higienização do banheiro.  

20 erros comuns na faxina
Não deixar os produtos agirem é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

18) Não limpar o porta sabonete e as escovas de dente

Quando mencionamos que a limpeza do banheiro não deve ser subestimada, não estamos falando somente do vaso sanitário, pias e piso. O copo onde ficam apoiadas as escovas de dentes, por exemplo, deve ser lavado todo dia e a ponta das escovas devem ser cobertas com proteções. A mesma coisa deve ser feita com o porta sabonetes em pedra e líquido. Para isso, retire o sabonete do recipiente e lave o porta sabonetes com detergente. 

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-6
Não limpar o porta sabonete e as escovas de dente é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

19) Não limpar a escova do vaso sanitário

Essa pode ser uma parte bem desagradável da limpeza, porém extremamente necessária. Não precisamos nem dizer que ali se acumulam diversas bactérias. O erro que todo mundo comete é o de recolocar a escova após usar, sem limpá-la. O melhor a ser feito é esperar que a escova se seque, para evitar que as bactérias se proliferam na umidade, e ao menos uma vez por semana deve ser higienizada profundamente.

20-erros-comuns-durante-a-limpeza
Não limpar a escova do vaso sanitário é um erro comum. (Foto: reprodução Pixabay)

20) Não higienizar a máquina de lavar roupas

A máquina de lavar roupas funciona quase que da mesma forma que a lava louças e exige os mesmo cuidados. Existem produtos específicos para limpar o silicone que fica ao redor da porta, onde acumula sujeira e calcário. Para a limpeza do tambor, você pode utilizar a lavagem a cada dez lavagens de roupas. Para isso, coloque uma mistura de água, bicarbonato e vinagre no lugar do sabão em pó, ligue em um ciclo rápido e use água em alta temperatura. Quando terminar, deixe a porta aberta para secar – o que vale para todas as lavagens. Veja esse e outros truques para manter a sua lava roupas sempre limpinha!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

20-erros-comuns-durante-a-limpeza-7
Não higienizar a máquina de lavar roupas. (Foto: reprodução Pixabay)