Eliminar mau cheiro pet

É maravilhoso ter a presença de um pet em casa! Os animais de estimação são ótimas companhias, alegram o ambiente e trazem diversos benefícios à nossa saúde. Contudo, manter um bichinho dentro de casa exige uma série de cuidados, principalmente relacionado à higiene. A limpeza inadequada, além de resultar em um odor forte e indesejável, pode ser prejudicial tanto à nossa saúde, quanto à do animal. Mascarar o cheiro no ambiente e nos móveis não é o bastante e nem recomendado, o ideal é eliminar por completo as impurezas e a sujeira que causam o mau cheiro.

O primeiro passo para eliminar o odor forte de animais que vivem dentro de casa é dar banho no seu pet com a regularidade certa – dependendo da pelagem e do porte do animal, o banho deve ser feito com maior frequência. Além do mais, escovar o seu pet pelo menos 3 vezes por semana é importante para retirar os pelos soltos e impurezas acumuladas no dia-a-dia.

Mas, além da higiene do próprio animal, é fundamental realizar regularmente a limpeza em casa. Aliás, os objetos que pertencem ao seu bichinho (os brinquedos, os potes de comida e água, a cama), devem ser higienizados ao menos uma vez por semana. Seu pet tem o hábito de dormir no sofá? Se sim, é aconselhável cobri-lo com uma capa ou manta, o que vai facilitar muito na hora da lavagem. Outra dica válida é manter o ambiente sempre arejado, então se possível, abra as janelas e as portas por alguns minutos.

Para auxiliar na limpeza e eliminar o cheiro forte dos pets que vivem dentro de casa, confira essas dicas de produtos caseiros bem simples e eficazes, compostas de ingredientes que provavelmente você utiliza quotidianamente:

Eliminar o cheiro forte de tecidos

Sabe aquele cheirinho ruim que fica no sofá ou no tapete que o seu bichinho ama deitar? Às vezes, mesmo depois de lavar, o cheiro continua nos tecidos. Temos duas receitas bem simples para eliminar o odor desagradável. A primeira receita: em um balde misture 1 litro de água, meio copo de vinagre branco ou de maçã, 1 colher bem cheia de bicarbonato de sódio, ¼ do copo de álcool e 1 colher de amaciante. A segunda receitinha também muito eficaz: misture o suco de limão com água e bicarbonato de sódio. Coloque a mistura de sua preferência em um borrifador e aplique nas superfícies que precisam ser desodorizadas. O interessante dessas misturas é que, além de desinfetantes, também ajudam a tirar manchas dos tecidos.

eliminar mau cheiro pets
Como eliminar o mau cheiro de sofás e tapetes – Fonte imagem: Shutterstock

Para lavar a roupas de cama e toalhas do pet

O ideal é que a cama do seu pet seja lavada semanalmente. Mas para deixá-la ainda mais cheirosa e eliminar por completo o odor, lave os tecidos com essa receita: misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um pouco de água. Na máquina de lavar roupas, coloque essa combinação no reservatório de amaciante, mas se você preferir lavar à mão, lave os tecidos com água abundante e sabão neutro, utilizando essa mistura somente no final da lavagem. Lembre-se: tome cuidado ao usar amaciantes ou outros produtos que possam irritar a pele do seu pet.

Mau cheiro pets
Lave a cama do pet com produtos caseiros – Fonte imagem: Shutterstock

Eliminar o cheiro de cachorro molhado do ambiente

Já aconteceu do seu pet entrar molhado na sua casa, depois do banho ou de pegar chuva, e ficar aquele cheirinho forte dentro de casa? Ainda mais quando ele decide se esfregar no chão ou no tapete? Para se livrar desse mau cheiro, misture 1 litro de água, meio copo de vinagre branco, ¼ de copo de álcool e uma colher de sopa de amaciante, e aplique nos locais onde o pet encostou molhado com o auxílio de um borrifador.

Eliminar mau cheiro pet
Elimine o odor forte de cachorro molhado do ambiente – Fonte imagem: Shutterstock

Limpar excrementos em pisos frios 

Pode parecer simples a limpeza de pisos frios, mas a verdade é que não adianta tirar somente o excesso de sujeira, é necessário fazer uma limpeza profunda no local para eliminar as bactérias e odores. O primeiro passo é retirar o xixi com papel toalha ou pano de chão ou, no caso de fezes, retire utilizando um saquinho plástico. Depois, limpe o piso com a mistura de meia xícara de vinagre branco e meia xícara de álcool. Utilize um pano limpo para higienizar o local. Depois, caso ache necessário, passe novamente o pano molhado, só que dessa vez com um pouco de detergente.

Elime mau cheiro pet
É necessário desinfetar o piso frio – Fonte imagem: Shutterstock

Limpeza de brinquedos e acessórios do pet

É muito importante que esses itens sejam higienizados semanalmente, não só pela questão do odor do ambiente, mas principalmente pela saúde do seu bichinho, pelo fato de estarem diretamente em contato com a boca do animal. O primeiro passo para a limpeza destes é retirar todos os pelos que estão presos à estes objetos. Em seguida, lave com água abundante e sabão neutro. Se o brinquedo ou utensílio estiver soltando pedacinhos, abrindo a costura, quebrado ou com furos (o que dificulta a limpeza), significa que está na hora de trocá-lo.

cucciolo
É importante fazer a limpeza dos brinquedos dos animais de estimação regularmente – Fonte imagem: Shutterstock

Limpeza da caixa de areia

Quem tem gato em casa sabe o quanto é importante fazer a limpeza da caixa de areia com frequência. Se o gato encontra a caixinha de areia suja demais, ele vai procurar outro local para fazer suas necessidades. Por isso, faça semanalmente a higienização mais pesada e completa e manutenções diárias da mesma. Uma dica muito interessante: coloque um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da caixa antes de colocar areia, já que este produto ajuda a controlar o mau cheiro. Outra dica valiosa: evite usar produtos de limpeza com amônia em casa, pois esse produto estimula o gato a urinar nos locais onde você utilizar o produto.

Gatos significam comportamento
A caixa de areia dos gatos devem ser higienizadas diariamente – Fonte imagem: Shutterstock

Aromatizador de ambiente caseiro

Após fazer a limpeza da casa, higienizar os tecidos e os tapetes, faça você mesmo um aromatizador para deixar um cheirinho agradável no ar. Misture meio litro de água, ¼ de um copo de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de vinagre branco e uma colher de sopa do aromatizador de sua preferência (pode ser um óleo essencial com o aroma que mais te agrada) e pronto! Coloque essa solução em um recipiente de vidro aberto com alguns palitos de madeira.

eliminar mau cheiro pet
Faça você mesmo um aromatizador de ambiente com óleo essencial com fragrância da sua preferência – Fonte imagem: Shutterstock

O cheiro forte do seu pet continua?

Se mesmo tomando banho regularmente e higienizando a casa, o seu pet continuar exalando um odor muito forte, leve-o ao veterinário para uma avaliação. O mau cheiro do animal pode ser sinal de alguma infecção ou doença, como otite ou doenças de pele.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook!

Eliminar mau cheiro pet
É importante estar atento à saúde do seu animal de estimação – Fonte imagem: Shutterstock