dormir com cachorro

Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas ele também é um bom companheiro para fazer uma soneca? A questão é muito complexa, porque tanto quem é a favor, quanto quem é contra, tem suas razões e dificilmente se convencerão do contrário. Então vamos tentar aprofundar a questão e decobrir quais são os prós e contras de dormir com o seu cachorro.

Dormir com o cachorro: as opiniões dos veterinários

Quando você diz ao veterinário que dorme com seu cão, geralmente as objeções são sobre questões de higiene. De fato, o cão está exposto ao ataque de pulgas e carrapatos.

As patas e os pelos ficam sujos diariamente. Em seguida, tem a questão do cheiro (o hálito dos nossos amigos de 4 patas certamente não tem cheiro de hortelã), enquanto a perda de pelos pode deixar os nossos lençóis em um estado deplorável.

No entanto, quem tem cachorro sabe bem de tudo isso e, se realmente não querem abrir mão de ficar o tempo todo com seu animal, podem recorrer às muitas ofertas hoje disponíveis no mercado. Depois de voltar do último passeio, podem-se usar lencinhos umedecidos para limpar as patas e a pelagem do animal.

Advertisement

Existem aquelas sem perfume e as perfumadas, com aromas compatíveis com o nariz delicado do cão.

O hálito forte pode ser combatido com uma alimentação de qualidade e merendas específicas. Finalmente, no que diz respeito aos parasitas, todo bom dono sabe que deve proteger o seu cachorro durante o ano todo. E os pelos? Bom, um banho de vez em quando e  escovações diárias são necessários. De repente convencer o seu cachorro a dormir nos pés da cama não seria má idéia.

Dormir com o cachorro: as opiniões dos adestradores

Do ponto de vista dos adestradores, as objeções em dormir com o seu cachorro giram em torno das hierarquias. De acordo com muitos desses profissionais, se um cão se sente no direito de dormir com seu dono, significa que ele está no mesmo nível que ele.

Sendo assim, ele pode desenvolver a atitude de um cão dominante, considerando o seu dono como um membro da matilha. Dessa maneira, ele para de obedecer o dono, não aceita ser puxado pela coleira, e pode tornar-se agressivo com outros cães ou pessoas.

Outro fator que não se deve subestimar é o distúrbio do sono. Os cães não têm o mesmo tempo que o nosso e são muito mais suscetíveis aos deles. Isso significa que eles podem acordar várias vezes durante a noite, arriscando nos acordar. Por fim, muitos cachorros adoram dormir com os próprios brinquedos, galhos e cobertas. Você realmente está disposto a dividir a sua cama com todas essas coisas? Uma solução que os adestradores propõem é de colocar a caminha do cachorro no nosso quarto, nos pés da cama.

O amor entre pessoas e animais domésticos

Os animais são seres muito sensíveis. Queremos estar perto deles quando precisamos passar por momentos difíceis, para receber um carinho sincero, para terminar com alegria um dia de trabalho estressante. Agora que você conhece os prós e contras de dormir com o seu cachorro, pode avaliar com mais clareza o que fazer. Em princípio, se isso o faz sentir-se bem e não tem consequências negativas na gestão do seu animal, na sua casa e nas suas relações com os outros, então desfrute de todo o carinho e fofura do seu amigo de 4 patas.