dor de estômago

A dor de estômago pode estar ligada a alguma doença grave. Portanto é muito importante uma avaliação médica para evitar complicações de saúde e realizar tratamentos aprpriados. A dor de estômago acarreta sensações dolorosas e incômodas. Além disso podem variar de intensidade e ser acompanhada de azia e vômitos.

Porém, fatores relacionados a alguns hábitos do dia-a-dia podem ocasionar dores de estômago. Muitas vezes não nos damos conta disso, portanto vamos saber quais são estas práticas. E como podemos evitá-las.

Ingerir excessivamente açúcares e bebidas  açucaradas

Pesquisadores advertem que consumir excessivamente bebidas e alimentos com muito açúcar pode causar  problemas no sistema digestivo a longo prazo. Para algumas pessoas, o açúcar refinado presente nos alimentos pode provocar incomodidades no estômago. Quase 60% das pessoas que costumam ingerir bebidas doces industrializadas tem ou já tiveram problemas estomacais. O ideal é tomar sucos naturais, ricos em vitaminas e usar o mínimo de açúcares ou adoçantes.

Ingerir poucas fibras

Problemas de estômago podem ser evitados com boas escolhas alimentares. Escolher alimentos ricos em fibras e ingerir muita água pode evitar problemas digestivos. Isso porque o baixo consumo de fibras provoca prisão de ventre que, por sua vez, acarreta inchaço e dores de estômago.  Comer frutas e verduras ricas em fibras sempre ajuda na disgestão e na hidratação.

Advertisement

Uso excessivo de medicamentos

Muitas pessoas fazem uso de analgésicos e anti-inflamatórios para curar dores de cabeça ou musculares. No entanto, o consumo continuado desses medicamentos afeta a saúde do estômago podendo causar inflamações, sangramentos e úlcerações no instestino delgado. Além disso, o consumo elevado pode destruir a flora intestinal.

Portanto, a longo prazo, o uso constante dessas substâncias pode ocasionar úlceras, gastrite e refluxo, problemas sérios que requerem longos tratamentos e, às vezes, até intervenção cirúrgica. Enfim, o ideal é sempre procurar um médico especialista desde o início para evitar situações piores.