dor de cabeça constante

De acordo com a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN), mais de 90% da população já sofreu algum episódio de cefaleia  em algum momento; outros 50% sofreram de dor de cabeça ao menos uma vez no último ano e 46% tem algum tipo de cefaleia ativa.

A Dra. Sonia Santos, coordenadora do Grupo de Estudos da Cefaleia do SEN, explica que várias podem ser as causas da dor de cabeça: “Quando a dor de cabeça é sintoma de outra doença, é chamada de dor de cabeça secundária. Em contraste, na cefaleia primária a dor é o único ou principal sintoma. As cefaleias primárias são as mais frequentes na população geral e, dentro destas, a enxaqueca, a cefaleia tensional e a cefaleia em salvas são as mais comuns. Outros tipos de cefaleia primária, como cefaleia por compressão externa, estímulos frios, abuso de medicamentos, tosse, exercício físico, etc. também são bastante comuns”.

Portanto, frente a um ataque de enxaqueca ou a uma dor de cabeça causada por alguma tensão, o ideal é utilizar receitas caseiras que ajudam a relaxar e aliviar a dor até que ela melhore.

Beber bastante água

Quando a hidratação do corpo está baixa, um hormônio chamado histamina é liberado causando dor de cabeça.

Advertisement

Portanto, ao sentir a dor de cabeça, beba logo um bom copo de água. A desidratação causada pelo calor excessivo também causa a dor de cabeça. Então, o ideal é ir para a sombra e se hidratar. É muito importante tomar, no mínimo, dois litros de água por dia.

Colocar uma toalha embebida com água fria na cabeça

Em dias muito quentes, o corpo reage com a vasodilatação causando dor de cabeça. Assim sendo, ponha uma toalha molhada na água fria na testa, deite-se em um lugar com pouca luz e relaxe. Quanto mais fria a toalha estiver, melhor será o efeito anestesiante.

Gengibre

Tomar um chá de gengibre pode auxiliar no alívio das náuseas devido à dor de cabeça. Além disso, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O gengibre também é encontrado como suplementos nas farmácias.

Faça pausas no trabalho e cuide da postura

O olhar fixado nas telas (computadores, tablets e celulares) e a postura que adotamos ao trabalhar podem causar dores de cabeça. O ideal é fazer algumas pausas durante o dia de trabalho, esticar as pernas e a coluna. Além disso, dar um descanso para os olhos no caso de trabalhos diretamente ligados às telas.

Descansar, respirar e se exercitar

Praticar exercícios regularmente diminui bastante a frequência das dores de cabeça. Assim como, a intensidade da dor pode diminuir. Isso porque, exercitar os músculos, relaxa a tensão. Descansar e relaxar também alivia as dores. Ter boas noites de sono, assim como utilizar técnicas de relaxamento que você goste também pode ajudar. Ouvir sons calmantes acompanhando de uma respiração atenta pode ajudar muito no alívio dessas dores.

Cuidar da dieta

Os médicos aconselham os pacientes propensos a ataques de enxaqueca a reduzir o consumo de vinho tinto, queijo brie e camembert. Isso porque esses alimentos são ricos em tiramina (molécula que causa dor de cabeça. Evitar o excesso de bebidos alcóolicas e de cafeína, assim como pular refeições, pois isso causa níveis irregulares de açúcares no sangue, causando as enxaquecas.