dieta vegana e dieta com carne

Quais são as diferenças entre uma dieta vegana e outra à base de carne? Qual é a dieta mais saudável?

Hugo e Ross Turner, britânicos, são gêmeos geneticamente idênticos. Por causa dessa característica, os irmãos têm colaborado com a ciência na realização de algumas pesquisas. E a mais recente abarcou exatamente quais são as diferenças entre uma dieta à base de carne e outra vegana. O objetivo é a identificação da dieta mais saudável. Durante 12 semanas Ross seguiu uma dieta que incluía peixes, laticínios e carne Hugo parou de comer carne e laticínios. Além disso, os irmãos deveriam consumir a mesma quantidade de calorias e fazer os mesmos tipos de exercícios. A pesquisa foi conduzida pelo King’s College London.

O professor epidemiologista do King’s College, Tim Spector declarou para a BBC Reel: “Queríamos usar o  modelo de gêmeos idênticos, que são clones genéticos, para testar o efeito da dieta e dos exercícios e como esses indivíduos respondem a diferentes tipos de alimentos”.

Segundo Ross, seu desempenho na academia oscilava entre dias mais vigoros e outros em que se sentia mais devagar. Além disso, ele ficou mais ciente quanto à quantidade de alimentos processados que estava ingerindo ao observar as comidas saudáveis de Hugo.

Advertisement

A dieta vegana

Por outro lado, apesar da dificuldade em mudar para a dieta a base de vegetais, Hugo acabou se sentindo com mais energia: “Eu estava fazendo dieta vegana e isso realmente afeta seu corpo. Acho que nas primeiras semanas eu estava com muita vontade de comer carne, laticícios e queijo. Eu amo queijo. Agora estava tendo que comer frutas e nozes e alternativas que não continham laticínios – e isso significava que eu estava comendo muito mais alimentos saudáveis, o que significa que meus níveis de açúcar estavam muito saciados durante o dia. Eu senti que tinha mais energia”. Portanto, Hugo não sentiu oscilações em relação à energia. Porém, percebeu que a diversidade de suas bactérias intestinais caiu severamente e a de seu irmão se manteve igual.

Diferenças nos resultados: poucas, mas significativas

Após 12 semanas, os irmãos Turner foram informados sobre os resultados. Apesar de poucas, as diferenças foram significativas. Hugo perdeu peso e aumentou sua resistência ao diabetes tipo II. Além disso seus níveis de colesterol caíram. A dieta vegana o levou a níveis de açúcar no sangue e de energia mais estáveis. Ao contrário, a dieta carnívora de Ross o levou a picos e quedas severos de energia.

Por fim, uma informação chamou a atenção dos investigadores: na dieta vegana de Hugo, a diversidade de bactérias intestinais caiu e na dieta carnívora de Ross permanceu igual. Ou seja, Hugo estaria mais sujeito a doenças do que Ross.

Quanto à condição de gêmeos idênticos, o professor Spectro declarou: “Descobrimos que, em média, a maioria dos gêmeos idênticos compartilha apenas entre 25% e 30% de seus micróbios entre si. Achamos que é por isso que muitos de seus metabolismos são diferentes e eles reagem aos alimentos de maneira diferente”.