depilação facial

Para a maioria das mulheres, o assunto “depilar o rosto” ainda significa um tabu.
Isso porque as mulheres preferem não assumir que depilam o rosto. E, então, ainda existe um estigma associado aos pelos faciais que faz com que este seja um assunto que mexa muito com a autoestima feminina.
Porém, provavelmente, muitas mulheres são obrigadas a fazer a depilação facial por terem pelos visíveis, fortes e grandes na face. Geralmente sobre os lábios, nas mandíbulas, no queixo e nas sobrancelhas.

Para quebrar um pouco o tabu, é bom saber que isso é uma condição natural, mais comum do que se pensa. Muitas mulheres lindíssimas como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor depilaram seus rostos, pois a prática deixa a pele do rosto mais preparada para a maquiagem, deixando o rosto mais suave e brilhante.

A princípio existem muitas opções no mercado de depilação facial, tanto para fazer em casa quanto em locais especializados.

É bom preparar a pele para a depilação

Independente do método a ser utilizado, o ideal é limpar muito bem o rosto usando um tônico para equilibrar o pH. Depois secar muito bem a pele com uma toalha. Se estiver usando retinol ou algo à base de ácidos, por exemplo, o melhor é parar de usar cinco dias antes da depilação para evitar irritações.

Advertisement


Quando se deve evitar depilar o rosto

Durante a exposição solar;
Em períodos de acne;
Quando a pele estiver inflamada;
Nos dias que antecedem a menstruação;
Em todas essas ocasiões a pele estará muito mais sensível à aplicação e qualquer produto.

O que aplicar após a depilação

O ideal é aplicar produtos calmantes que refrescam e acalmam a pele como a camomila e o alóe vera.
Se tiver algum tipo de reação como vermelhidão ou queimadura, o melhor é aplicar cremes para queimadura. Atenção: nunca usar produtos perfumados ou com ingredientes fortes e jamais tomar sol, principalmente por cima dos lábios, pois corre o risco de pigmentação da pele e pode parecer um bigode.

Melhores métodos para depilar o rosto

Cremes: os cremes são seguros, rápidos de usar e sem qualquer dor, ideais para o queixo, mandíbulas e zona acima do lábio. O ideal é utilizar cremes específicos para rosto, entretanto, não ultrapassar o tempo recomendado.

Pinça: é o melhor método para áreas pequenas como queixo e sobrancelhas, porque é um trabalho localizado.

Cera: método prático, rápido e que retira o pelo pela raiz. Usada por cima dos lábios, queixo, mandíbulas e testa. Peles mais sensíveis devem escolher a cera quente. A cera fria (a mais comum) é boa em pele normal e seca.

Laser: para quem prefere uma solução mais permanente, existem muitas formas de depilação a laser que, em algumas sessões, conseguem destruir os folículos. Porém, existe a desvantagem de ser um método mais caro e difícil para quem tem pelos muito claros ou finos. Também existem máquinas para fazer em casa, mas, tal como nas clínicas, é mais caro que os outros métodos.

Threading ou a depilação com linha é uma técnica que se tornou popular nos últimos anos. Trata-se de um método suave de puxar os fios pela raiz, como a cera, mas sem retirar a camada superficial da pele. Funciona de fato melhor em áreas menores como as sobrancelhas e por cima dos lábios. Por ser difícil de fazer sem técnica, é melhor fazer com profissionais especialistas.

Lâminas e navalhas: inicialmente é um método que costuma assustar, mas atualmente já existem lâminas próprias para depilação facial. A melhor forma de usar será no banho ou logo depois, pois a pele estará amolecida pelo vapor e ficará menos irritada.