tirar mancha de azeite

O pesadelo de quem lava as roupas em casa: as manchas de gordura, como de azeite, por exemplo, mas não somente. Manchas de maquiagem, grama, canetinhas, queimaduras, cera e chiclete são algumas das mais difíceis de remover. Sem dúvida, elas ameaçam arruinar as nossas roupas preferidas para sempre. As bordas das manchas certamente são a parte mais difícil de tirar e, infelizmente, nem sempre é possível eliminá-las definitivamente, sem estragar o tecido.

Entretanto, existem alguns truques caseiros eficazes, capazes de remover de tudo, deixando as suas roupas perfeitas e parecendo novinhas em folha.

Seria melhor agir o quanto antes para evitar que as diversas substâncias penetrem nas fibras do tecido. Mas não se preocupe, porque tudo tem solução. Agir rapidamente e usando ingredientes fáceis de encontrar lhe garantirão ótimos resultados, e você nunca mais vai gastar com a lavanderia!

Vamos descobrir juntos as 20 soluções caseiras para tirar manchas de gordura (e não somente):

Tirar as manchas de gordura

1) Sal

O sal é o método mais útil e imediato para evitar que as manchas de gordura penetrem de modo permanente nas roupas. Primeiramente, tire o excesso de gordura que caiu na roupa usando papel toalha. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de sal em cima da mancha e deixe agir por aproximadamente 5 minutos.

Advertisement

Por fim, coloque a roupa de molho em uma bacia com água morna e detergente de lavar louças, e deixe por meia hora. Enxágue normalmente.

mancha de gordura calça jeans

2) Bicarbonato e vinagre de vinho branco

O bicarbonato de sódio, junto com uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, fará com que as manchas de gordura desapareçam completamente das roupas. Basta aplicar uma pequena quantidade dessa mistura diretamente na parte manchada, massageando levemente o tecido. O vinagre de vinho branco, graças aos seus ácidos naturais, não eliminará somente a gordura das fibras, mas também dará maciez às suas roupas.

bicarbonato para tirar mancha

3) Suco de limão

O limão tem um grande poder desengordurante, graças ao ácido cítrico que contém. Pegue uma fatia de limão ou algumas colheres do seu suco. Primeiramente, esfregue a fatia de limão diretamente sobre a mancha ou coloque o suco. Deixe agir por alguns minutos e em seguida coloque a roupa em uma bacia com água morna. Deixe de molho por meia hora, e por fim, lave normalmente.

tirar mancha com limão

4) Álcool ou acetona

O álcool 90° é uma das soluções mais eficazes contra as manchas de gordura e única solução em tecidos resistentes, onde você já tentou de tudo, sem sucesso. Depois de deixar o álcool agir por alguns minutos, a mancha será completamente removida. No entanto, visto que os tecidos absorvem o álcool, é aconselhável lavar a peça com água e sabão para deixá-la perfeita e perfumada.  

tirar mancha de gordura da roupa

5) Talco

Um dos usos alternativos mais úteis do talco em pó é usá-lo para eliminar a gordura que penetra nas roupas ou em outras superfícies. Para eliminar todos os vestígios da mancha, basta espalhar uma boa quantidade de talco na área de interesse, deixá-lo agir por alguns minutos e por fim, removê-lo com uma escova.

mancha de gordura com talco

Eliminar as manchas de maquiagem como base

6) Sabão neutro

O sabão neutro é muito eficaz contra as manchas de base, tanto em tecidos sintéticos, quanto na seda. Faça uma solução misturando sabão e água morna e coloque sobre a mancha em modo delicado. Em seguida, enxágue com água fria a roupa sem torcer. Por fim, coloque a peça na máquina de lavar e faça uma lavagem normal.

tirar mancha com sabão

7) Loção de limpeza facial ou leite

Não importa se você usar loção de limpeza ou leite. O importante é a capacidade deles de remover manchas, principalmente as de base. Coloque uma toalha embaixo do tecido, caso este seja colorido, e derrame algumas gotas de leite em cima da mancha. Deixe agir por alguns minutos, em seguida, sem enxaguar, coloque a roupa na máquina de lavar.

tirar mancha de maquiagem

8) Vinagre branco, bicarbonato e amônia para tecidos resistentes

Uma solução de vinagre branco e bicarbonato será capaz de eliminar as manchas de base, assim como manchas de pó compacto, das roupas feitas com tecidos mais resistentes. Basta aplicar uma pequena quantidade desta solução quente, após fervê-la, diretamente sobre a mancha e esperar que ela seque. Em seguida, coloque a roupa na máquina de lavar. Quanto à amônia, por outro lado, depois de se certificar que o tecido seja muito resistente, coloque algumas gotas sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos, depois espalhe talco na mancha e espere por meia hora. Por fim, remova o excesso de talco com a ajuda de uma escova e coloque a peça para lavar na máquina de lavar roupas.

tirar mancha com vinagre

Eliminar manchas de grama

9) Água morna, álcool e amônia

Se você manchar de grama uma roupa de lã ou seda, coloque a peça dentro de uma bacia com 3 partes de água morna, 2 partes de álcool e 1 parte de amônia. Depois de deixar agir por aproximadamente meia hora, enxágue com água e vinagre e prossiga com a lavagem normal com água e um sabão líquido ou em pó específico para tecidos delicados.

eliminar manchas de gordura

10) Mistura de glicerina e clara de ovo ou vinagre

O método mais comum e eficaz entre os caseiros é uma mistura a base de glicerina e claras, na mesma proporção. Esfregue a mistura sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, elimine os resíduos enxaguando com água ou leite frio. Outra solução muito eficaz é o vinagre. Basta deixar as roupas de molho durante a noite e a mancha irá desaparecer. O único problema é que o vinagre é muito agressivo, e então essa solução pode ser usada somente se a roupa manchada for feita com um tecido resistente.

tirar mancha de grama

Eliminar as manchas de canetinha

11) Iogurte

Quando você se deparar com camisetas ou outras peças de roupas que estão com manchas de canetinha, de uma cor que não seja muito escura, então você pode tentar eliminá-las com iogurte natural. Pegue um chumaço de algodão e coloque 1 colher de chá de iogurte. Esfregue com vontade sobre a mancha, molhando novamente o chumaço no iogurte se acaso este estiver seco. Depois de fazer isso, todos os vestígios de canetinha terão desaparecido.  

tirar mancha com iogurte

12) Álcool ou acetona

Se você manchou algo feito com um tecido resistente, como lençóis ou toalhas, então você poderá usar álcool ou acetona. Pegue algumas toalhas de papel que servirão como esponja. Na verdade, as toalhas de papel irão absorver tanto a cor quanto o excesso de álcool e acetona. Em seguida, coloque o papel embaixo do tessido manchado e pingue algumas gotas de álcool, com pelo menos 45%, ou acetona diretamente sobre a mancha. Esfregue delicadamente com um pano limpo até que a mancha desapareça completamente, sem deixar vestígios. Por fim, coloque a peça na máquina de lavar e faça uma lavagem normal.

mancha de canetinha

13) Limão, leite e vinagre

Se você manchou de canetinha uma peça feita com um tecido delicado como a seda, renda, mas também de ou sintético, você deverá usar produtos menos agressivos. Coloque leite dentro de uma tigela. Adicione 2 colheres de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de vinagre de vinho. Misture a solução e mergulhe uma esponja, de preferência incolor. Passe a esponja úmida na mancha, apertando bem, mas sem esfregar. Em seguida, lave a peça na máquina, seguindo o programa de lavagem adequado para aquele tecido.

tirar mancha com leite

Eliminar as manchas de cera

14) Tratamentos com o uso do calor

Coloque água para ferver em uma panela e assim que levantar fervura, mergulhe a parte do tecido suja de cera. Após aproximadamente 15 minutos, os resíduos devem se dissolver, porém se isso não acontecer, repita esta operação antes de colocar a roupa para lavar. Você também poderá usar o ferro de passar com um lencinho de papel. Ao colocar o ferro quente em cima do papel, a cera se desprenderá facilmente do tecido, sem deixar vestígios.

tirar mancha de cera

15) Tratamentos com o uso do frio

Se você pensa que os tecidos são muito delicados com o método do calor, você pode sempre optar pelo método do frio. Pegue um saco plástico e coloque as roupas manchadas dentro. Feche o saco e coloque-o no freezer. Após aproximadamente 12 horas, retire o saco e verifique se a cera ficou completamente sólida. Nesse ponto, com a ajuda de uma faca de serra, raspe suavemente. Esta técnica é recomendada somente para peças com tecidos muito resistentes, como jeans, linho e algodão pesado.

gelo para tirar manchas

Tirar as manchas de cera dos sapatos

16) Sabão neutro ou secador de cabelo e lenço de papel

Para remover a cera de sapatos de couro, se esses forem impermeáveis, passe a parte de trás de uma colher e retire a cera. Em seguida, prepare uma solução de água e sabão neutro líquido e mergulhe um pano de algodão. Depois de trocer bem o pano, passe-o sobre o couro do calçado e esfregue até remover todos os resíduos. Antes de colocar o calçado de novo dentro da caixa, seque-o bem e passe graxa de sapato adequada. A situação é diferente se você manchou de cera um calçado de tecido, como lona. Nesse caso, aquele papel que vem junto na caixa será a solução. Coloque o papel em cima da mancha do calçado e esquente-a com o secador de cabelo. Pressionando bem, a cera grudará no papel sem deixar resíduos.

sapato manchado

Tirar manchas de queimado

17) Amônia e peróxido de hidrogênio

Antes de manusear o peróxido de hidrogênio e a amônia para eliminar manchas de queimado, é aconselhével usar luvas de borracha e máscara de proteção, para evitar respirar gases potencialmente tóxicos. Com a ajuda de um conta-gotas, coloque de 4 a 5 gotas de peróxido de hidrogênio e 6 gotas de amônia dentro de uma garrafa pet. Adicione algumas gotas de água oxigenada e outras 2 gotas de amônia. Em seguida, coloque a mistura em cima da mancha e deixe agir por aproximadamente 30 minutos, continuando a adicionar gotas desses ingredientes para manter o tecido sempre úmido. Por fim, enxágue a peça e coloque-a na máquina de lavar adicionando alvejante.  

amônia tirar mancha

18) Vinagre de vinho branco

Se você quer remover as manchas do ferro de passar existe um método muito simples. Molhe um pano limpo com vinagre de vinho branco e esfregue a parte de metal do ferro. A chapa do seu ferro vai ficar como nova.

viangre para tirar manchas

Eliminar chiclete grudado em roupa

19) Azeite de oliva

Quem tem cabelo comprido sabe o sufoco que é encontrar nas medeixas um chiclete. Então, o que fazer? A solução mais simples é massagear os cabelos, na parte em que o chiclete grudou, com azeite de oliva. Massageie e deixe que os cabelos absorvam o azeite, depois de aproximadamente 20 minutos remova o azeite com uma toalha. Atenção: não use o secador de cabelos para tentar remover o chiclete. Os cabelos não são tecidos, portanto é melhor usar uma fonte de gordura natural para remover o chiclete.

20) Gelo

Contra a maldição que é tirar um chiclete grudado, o gelo é um ótimo remédio. Para remover o chiclete de sapatos ou roupas, coloque cubos de gelo em um saco plástico e deixe em cima da peça. Depois de aproximadamente 10 minutos remova a parte endurecida. Se for possível, você também pode colocar a peça em um saco e colocá-la no freezer. Já nos cabelos, se você não quiser usar o azeite de oliva, você pode colocar cubos de gelo dentro de um saco plástico e esperar que o chiclete endureça. Enfim, remova os resíduos com um pente, tipo o pente fino usado para quem tem piolho.

Se você gostou de saber como tirar manchas de gordura, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!