Isolar acusticamente o próprio quarto pode ser uma exigência para quem deseja relaxar e manter da porta para dentro (fora) todos os barulhos e sons provenientes do interno (externo) do seu quarto. A tarefa também pode ser feita sem gastar muito, usando materiais naturais e saudáveis que promovam o máximo conforto que você poderia desejar.

A primeira coisa a fazer é providenciar a substituição de portas e janelas, especialmente se as existentes são velhas ou estão mal conservadas: nestas condições elas dissipam uma grande quantidade de calor, comprometendo assim o isolamento térmico e, facilitando também a passagem do som.

Para as novas portas e janelas você pode optar por aquelas feitas em Pvc, um material muito apreciado pela sua versatilidade e particularmente pela longa durabilidade. Entre outras coisas, o Pvc não exige nenhum tipo de manutenção e a limpeza pode ser realizada facilmente com um pano e água. E quando o seu ciclo vital acaba ele pode ser eliminado ou reciclado por industrias, que o usa em processos especiais.

quarto com janelas de pvc
Imagem: Pixabay

Uma outra alternativa válida pode ser o utilizo da madeira. Pode servir muito para o isolamento acústico de um quarto, como revestimento de uma parede ou como painéis de cortiça, que devem ser posicionados entre os tijolos e o revestimento. Enfim, depois de retirar a massa corrida presente, os painéis naturais podem ser inseridos com maior facilidade, e o resultado pode ser sentido imediatamente. Ou seja, o fim do barulho.

parede revestida com cortiça

Além disso, outra solução que pode ser desfrutada é o utilizo da cortiça, compensado ou de placas de madeira, como pavimentação complementar. Estes materiais são conhecidos por suas propriedades de absorção do som, pois permitem que você diminua efetivamente os ruídos, incluindo quando você caminha.

parede revestida com madeira
Imagem: Pixabay

Você pode escolher se deseja apostar na cortiça ou nas placas de madeira, no mercado você encontra diferentes opções, como ripas ou quadrados que você pode montar sobre o pavimento, também presente em modelos flutuantes, de modo que a superfície abaixo não seja de nenhum modo danificada.

Isolar acusticamente um quarto de modo barato

Quem não tem muito dinheiro à disposição e não pode trocar as janelas e nem revestir o quarto, não precisa se desesperar. Para isolar os cômodos da sua casa você pode utilizar os móveis. Em suma, se colocados nos lugares certos, estes podem se mostrar estratégicos. Apoiar livrarias, estantes, sofás nas paredes, pode ajudar a aumentar a espessura desta e assim, diminuir os sons de modo considerável.

apoiar móveis nas paredes
Imagem: Pixabay

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Imagem acima: Pixabay