comida salgada demais

Seguido fala-se das consequências de uma comida salgada demais, mas poucos sabem distinguir o sal do sódio. O sódio tem uma função essencial para o corpo porque permite o equilíbrio dos líquidos e, então, nos auxilia a ter uma contração muscular correta.

Portanto, falar de sal ou de sódio, é algo muito diferente que, no entanto, muitas vezes confunde-se. O sal usado na culinária é composto em parte por cloreto de sódio e não somente por sódio que é muito importante, nas doses certas, para uma alimentação correta.

No caso de uso excessivo de sódio e de sal, o corpo começa a dar sinais bem precisos. Isso pode levar à uma série de problemas até mesmo graves, como derrames e doenças arteriais relacionadas ao coração e pressão arterial muito alta.

Além disso, existem também consequências a longo prazo que são muito mais graves, como por exemplo, o risco de câncer e outros problemas relacionados aos rins. Entretanto, além de doenças mais graves, existem outras consequências menos evidentes, mas que incomodam e dificultam o nosso bem-estar. De fato, o uso excessivo de sal, causa inchaço em várias partes do corpo. E também não é um aliado da celulite, imperfeição da pele que incomoda e é comum principalmente nas mulheres.

Advertisement

Vamos descobrir juntos 10 sinais e motivos pelos quais você está exagerando no sal na hora de comer:

1) Risco de AVC, doenças cardíacas e pressão alta

O nosso corpo precisa de uma certa quantidade de sódio e de sal para garantir o equilíbrio correto dos líquidos e, portanto, a contração correta dos músculos. Entretanto, quando exagera-se nessa quantidade diária, o sal pode causar doenças muito graves, como AVC, doenças cardíacas e hipertensão que, em casos mais extremos, podem levar à morte. A dose diária correta é de aproximadamente 1.500 miligramas. Em qualquer caso, não mais que 2.300 miligramas. Em termos mais simples, devemos consumir apenas uma colher de chá de sódio por dia para estarmos tranquilos.

2) Inchaço e aumento de peso

Muitas vezes na nossa alimentação corremos o risco de consumir alimentos com altas doses de sal. Nem sempre no dia a dia se presta atenção naquilo que se come, porém, até mesmo um sanduíche ou uma pizza a mais podem levar ao consumo excessivo de sal. Isso faz com que algumas partes do corpo, como o rosto, pulsos, tornozelos, mãos, pés e abdômen, inchem. Uma alimentação com sal demais também leva ao ganho de peso, porque o corpo retém líquidos em excesso que não são eliminados da forma correta.  

3)Pressão arterial muito alta e rins sobrecarregados

O excesso de sal na comida também leva à um aumento excessivo da pressão arterial. Os rins ficam sobrecarregados com sal demais e assim é difícil para os mesmos liberarem-se dos líquidos em excesso, levando ao aumento da pressão arterial. Sem dúvida a pressão alta pode trazer consequências graves, como o risco de infarto e derrame. Sendo assim, a única solução é tentar beber bastante água para ajudar os rins a fazerem o seu trabalho.

comida salgada e pressão alta

4) Distúrbios do sono

Nem todos sabem desse risco ligado ao uso excessivo de sal na alimentação, ou seja, insônia e alterações do sono. Comer muito sal com frequência, leva a pessoa a não dormir bem, a acordar constantemente e ter o sono agitado. Como resultado, se você não consegue dormir bem, de manhã sentirá muito cansaço, dificuldade de concentração e outras consequências desagradáveis.

5) Fraqueza e náusea

Outro sinal que o corpo envia para mostrar que se está comendo com sal demais é representado pela fraqueza e náusea. Ligada à insônia, a fraqueza pode ser um inconveniente desagradável de uma alimentação com muito sódio. Isso pode acarretar efeitos colaterais como náusea, refluxo gástrico e cólicas abdominais.

6) Retenção de líquidos e celulite

Odiadas e temidas pelas mulheres, duas das consequências do consumo excessivo de comida salgada são a retenção de líquidos e a celulite. Como já vimos anteriormente, comer muito sal não permite eliminar o excesso de líquidos, favorecendo o aparecimento desses dois problemas. Que podem incomodar seja a nível estético que a nível físico. Beber bastante água e prestar atenção naquilo que se come é a chave para preveni-los.

comida salgada e retenção de líquidos

7) Sentir a comida sem gosto e adicionar mais sal

Os alimentos industrializados como por exemplo, sanduíches, comidas congeladas, pizzas e também os pratos preparados nos restaurantes possuem uma alta concentração de sal. Comer com muito sal e com frequência, pode levar a sentir o gosto das comidas insípidos e assim, como consequência, sempre adicionar mais sal. Consumir verduras frescas, cereais e frutas secas ajudam o organismo a dosar melhor a quantidade de sódio e garantem uma alimentação correta.

comida salgada em excesso

8) Risco de câncer e outras doenças a longo prazo

Com certeza os efeitos imediatos são muitos e também são sérios, entretanto devemos prestar atenção especialmente ao que pode acontecer a longo prazo. O risco de tumor no estômago, doenças renais graves e osteoporose é realmente alto, se se conduz uma vida exagerando na comida salgada. Além disso, podemos considerar também a insuficiência cardíaca, que é um problema muito grave.

9) Sentir sempre sede

Pode parecer insignificante, mas um dos sinais que indica que você está ingerindo muito sal é a necessidade e vontade frequente de beber. Se de um lado é algo positivo, porque estimula o “reparo dos danos”, ingerindo mais líquidos, por outro lado é m sinal claro de descompensação devido ao consumo excessivo de alimentos com sal. Sem dúvida se você perceber que tem vontade de beber muito, além do que geralmente sente sede, se pode já, em parte, identificar o problema. Che obviamente deve ser confirmado por um especialista através de consulta e análises.

10) Como evitar o uso excessivo de sal

Para evitar comida salgada demais, é preciso ter alguns cuidados, já a partir do momento que você vai ao supermercado. A primeira coisa a fazer é ler no rótulo dos produtos a quantidade de sódio que tem, evitar alimentos já prontos e comprar verduras frescas, sem condimentos ou outras substâncias do gênero. Além disso, não podemos esquecer de beber a quantidade certa de água diariamente, que com certeza ajuda a evitar as consequências de comer com sal demais.

comida salgada congelada

Se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!