cinzas usos

Se você pensa que as cinzas produzidas pela combustão são apenas resíduos para jogar fora, você está errado. Pelo contrário, é um elemento precioso que pode ser um excelente aliado até na limpeza de casa. De fato, com as cinzas você pode fazer ótimos detergentes naturais, seja para lavar a louça, seja para tomar banho.

Além disso, também é muito útil para fazer fertilizantes naturais para o solo. Porque as cinzas contém cálcio, fósforo e potássio, elementos que tem o poder de deixar a verdura com mais sabor.

O potássio, por exemplo, é útil principalmente no cultivo de batatas e tomates.

A reciclagem é acima de tudo, a capacidade de não criar resíduos inúteis. Portanto, além de respeitar o meio ambiente, as preparações à base de cinzas não terão custos. Mas atenção, nem toda a lenha pode ser utilizada para um resultado natural e sem substâncias tóxicas. Portanto, é bom seguir algumas recomendações.

Vamos descobrir juntos as 10 maneiras de reutilizar as cinzas respeitando o meio ambiente:

1) Sabão natural

As cinzas podem ser reutilizadas para fazer sabão. Para fazê-lo você deverá misturar as cinzas com água. Para um quilo de cinzas você deverá adicionar 5 litros de água. Obviamente você pode fazer com doses menores.

Advertisement

Coloque para ferver a solução obtida por aproximadamente 2 horas em fogo baixo, misturando de vez em quando. O resultado será uma substância líquida chamada soda cáustica, que você deverá filtrar com um pano para retirar as impurezas. Ao líquido obtido, adicione a mesma quantidade de azeite de oliva e leve para ferver novamente. Uma vez que a camada branca se formou, o sabão estará quase pronto. De fato, depois de deixar esfriar, irão se formar flocos que devem ser enxaguados rapidamente com água e sal. Em suma, isso serve para fazer com que o ph se aproxime a 7 e para eliminar o excesso de basicidade.

fazer sabão com cinzas

2) Adubo para as plantas

As cinzas são um adubo natural e para obtê-lo, além de queimar lenha, você pode utilizar também folhas secas e galhos podados. Os elementos nutritivos mais importantes obtidos das cinzas são: potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Antes de proceder com a adubação do terreno é importante tomar alguns cuidados. Ter certeza que a madeira não tenha sido pintada e que não contenha componentes de plástico dentro. Dessa maneira você evitará queimar substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente e ao homem. Com essa prática solução natural, você pode adubar todas as plantas de casa e do jardim, sem custos e sem utilizar fertilizantes químicos.

cinzas para adubar

3) Melhorar a decomposição do lixo orgânico

As cinzas são excelentes para transformar o seu lixo orgânico doméstico em húmus. De fato, todos os resíduos colocados na composteira devem ter as quantidades balanceadas de material fresco, contendo nitrogênio e material seco com carbono. Portanto, para obter-se um húmus melhor e adequado para solos ácidos, você deverá colocar na composteira grama cortada, que é praticamente nitrogênio puro, adicionando as cinzas, que são carbono. Dessa maneira, você não precisa misturar folhas secas ou galhos. O lixo orgânico, como a grama e restos de alimentos, não misturados com elementos secos são de fácil decomposição. Portanto, o ideal é colocar um balde de cinzas perto da composteira para cobrir os resíduos que se acumulam.

4) Manter os caracóis longe

Na agricultura, usam-se as cinzas com frequência para evitar ter caracóis na horta e impedir que cheguem até os vegetais. Para que isso aconteça, você precisa espalhar as cinzas nas bordas dos canteiros, antes que os caracóis entrem. Este remédio natural é uma ótima alternativa aos produtos repelentes comercializados e, além disso, não é perigoso para os animais domésticos.

5) Detergente para lavar os pratos

Use as cinzas para fazer um detergente natural, sem substâncias químicas. Para obter esse detergente totalmente biodegradável e acima de tudo, econômico, você deverá fazer uma solução de água e cinzas, em proporções 1 a 5. Em seguida, leve para ferver e filtre completamente, deixe esfriar. Este produto tem validade de um ano, portanto você pode fazer em grande quantidade e mantê-lo em garrafas pet. Para limpar objetos de aço, você pode misturar um pouco de cinzas com azeite de oliva. Dessa maneira você terá um produto eficaz que vai deixar os seus utensílios em aço brilhando.

fazer detergente com cinzas

6) Polir a prataria

Outro modo muito útil de reciclar as cinzas é polir objetos de prata. Pode acontecer que com o tempo os objetos de prata e os talheres fiquem escuros, e a lavagem normal com o detergente não seja o suficiente para brilharem como uma vez. Portanto, para remover a parte escura, você pode fazer uma solução misturando as cinzas com água e suco de limão. Com a ajuda de uma esponja tudo voltará a brilhar como novo.

7) Desinfetante para pequenos animais

Reutilize as cinzas como desinfetante natural para canarinhos ou outros animais pequenos que adoram se lavar e brincar com a água. Para desinfetar as bandejas, onde os passarinhos costumam se lavar dentro das gaiolas, basta colocar m pouco de cinzas dentro. Com esta solução natural os seus animais de estimação ficarão limpos e completamente desinfetados.

8) Facilita o derretimento da neve e do gelo

As cinzas são uma ótima alternativa para facilitar o derretimento do gelo ou da neve tanto nas estradas, quanto em um quintal. Como funciona? Basta simplesmente espalhar as cinzas no chão. Isso irá facilitar muito para quem precisa passar com o carro ou a pé. Usa-se as cinzas também como remédio preventivo em caso de geada noturna.

9) Limpar lousa branca

Talvez nem todos saibam, mas as cinzas da lenha podem ser muito úteis até mesmo para remover vestígios de cor e manchas nas lousas brancas, nas quais se usam canetas. A sua ação é rápida e eficaz, mesmo em caso de marcas deixadas por canetas indeléveis, usadas por engano.

10) Melaço de uva

As cinzas também podem ser utilizadas para preparar o melaço de uva no período de colheita, quando estão disponíveis grãos frescos, onde você obter um suco concentrado. Para 10 kg de uvas escuras, basta colocar 2 colheres de sopa de cinzas para preparar um bom melaço de uva. Por ser rica em ferro, recomenda-se especialmente para quem sofre com a anemia.

fazer melaço com cinzas

Se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!