Carqueja

O chá de carqueja pode fortalecer o sistema imunológico além de seu efeito diurético servir como ajuda para emagrecer.

A nutricionista Sueli Oliveira explica que o chá de carqueja “não tem muitas restrições, mas é preciso ter parcimônia no consumo. Não é indicado ser consumido por períodos prolongados, pois há o risco de toxidade. Não existe um estudo que diga o tempo exato”.

Utilização e benefícios do chá de carqueja

É muito usado como remédio caseiro servindo para fortalecer as defesas do corpo e regular os níveis de açúcar no sangue.  Além disso controla a pressão arterial, tem ação anti-inflamatória e diurética. O chá também melhora o funcionamneto do fígado, diminui o colesterol ruim e ajuda no tratamento da gastrite.

Outro benefício do chá de carqueja é que ele ajuda a emagrecer devido à sua ação diurética. Porém, de acordo com a nutricionista Sueli Oliveira, para isso é necessário fazer atividades físicas e uma boa dieta além do chá.

Ajuda na Hipertensão e na diabete

Além de ajudar no funcionamento cardiovascular, o chá de carqueja também auxilia no controle da pressão arterial. Isso porque diminui o colesterol ruim no sangue por ser rico em antioxidantes. Ainda mais, a bebida reduz os níveis de glicose no sangue ajudando quem tem problemas de diabetes.

Advertisement

Apesar de fazer bem em todos os casos citados, a nutricionista alerta para o fato de não usar o chá em excesso: “É necessário ser utilizado com cautela por pessoas com hipertensão ou diabetes, pois pode aumentar o efeito dos medicamentos”. E acrescenta: “ “É melhor ter um acompanhamento de um profissional, pois pode causar efeitos colaterais caso seja tomado de forma errada”.

Segundo Sueli Oliveira, grávidas não devem tomar o chá, pois existe o perigo de causar contrações uterinas e abortos. Assim como mães que estão amamentando também não podem utilizar a bebida, pois faz mal para o bebê, assim como para crianças.

Como fazer o chá de carqueja

Colocar as hastes da carqueja em água fervente e deixar em infusão por dez minutos. Em seguida coe. Tomar moderadamente durante o dia. O ideal é ferver um litro de água para duas colheres de hastes de carqueja.