Na maior parte dos casos, depois de ter utilizado um limão, as cascas são geralmente jogadas fora sem hesitação. Porém, poucos sabem que as cascas de limão podem servir para uma longa série de usos alternativos, que além de ser um bem para o planeta, pois evita o desperdício, irão agilizar e dar um toque a mais nas suas tarefas diárias.

As cascas de limão possuem algumas propriedades realmente interessantes. De fato, a evidente concentração de vitaminas, antioxidantes e óleos essenciais encontra uma maneira de fazer com que a nossa saúde possa receber diversos efeitos positivos.

À tudo isso, temos que adicionar a possibilidade de representar uma valiosa ajuda na limpeza da casa.

E essas dicas não valem somente para o limão taiti, que é o tipo mais usado por nós, mas podem ser utilizadas também com as cascas de limão galego, siciliano e cravo.

Portanto, aqui estão 7 maneiras alternativas de utilizar as cascas de limão, com alguns conselhos que com certeza, irão despertar o seu interesse >>

1) Polir panelas, pia, forno…

Nem todos sabem que as cascas de limão são muito úteis para limpar a casa. Muitos de nós usam grandes quantidades de substâncias químicas para fazer com que as pias e as panelas voltem a ficar brilhantes, como eram quando as compramos. Porém, o seu uso prolongado ou desatento pode provocar mais do que um simples problema para a saúde, por exemplo, das nossas mãos. Por esta razão, o conselho é o de usar esses produtos o mínimo possível e de pegar uma casca de limão, deixá-la secar e guardá-la. Depois disso, use-a para polir diversos objetos que você tem em casa, principalmente aqueles feitos de aço inox. O resultado será surpreendente!


2) Preparar um spray multi-uso

Como você já sabe, o limão pode dar uma grande ajuda na limpeza da casa. Agora iremos explicar para você um pequeno truque para limpar cada canto da sua casa através da preparação de um spray útil para muitas coisas. Para criá-lo você irá precisar de um recipiente de vidro, cascas de limão, vinagre de vinho branco ou de maçã e duas colheres de sopa de bicarbonato.

Corte as cascas em tirinhas e coloque-as no recipiente. Cubra com o vinagre e adicione o bicarbonato de sódio. Deixe em repouso por 10 dias em um lugar seco. Misture, coe e coloque o produto em um frasco com spray: agora você terá um ótimo desinfetante natural para limpar a sua casa.

3) Cascas de limão carameladas

Você vai precisar de: cascas de 1 limão grande, 100 ml de água, suco de 1 limão e 100 gr de açúcar. Corte as cascas do limão em tirinhas, sem a parte branca. Em uma panela misture bem todos os ingredientes, ligue o fogo até que o volume diminua pela metade (+/- meia hora). A água irá ficar mais escura e densa. Deixe esfriar e você terá uma ótima decoração para tortas, bolos ou para adicionar no chá.

4) Fazer cubos de gelo com sabor

A água pode ser facilmente aromatizada com a ajuda das cascas de limão. Você poderá preparar sucos naturais e água aromatizada deliciosos. Para realizar esse procedimento é muito fácil, você deverá tirar as cascas, cortá-las em pedacinhos e colocá-las em todos os compartimentos da forma de gelo e depois cobrir com água. Você vai amar quando os cubos de gelo estiverem prontos.

5) Tirar o cheiro ruim dos calçados

Para fazer com que os cheiros desagradáveis desapareçam, é preciso inserir as cascas de limão secas em cada um dos dois calçados e deixá-las agir por uma noite inteira. Desta forma, qualquer cheiro ruim presente será absorvido e os calçados não serão mais um problema que lhe aterroriza cada vez que você vai na casa de alguém e pedem para você tirar os calçados. Não se esqueça de substituir as cascas a cada dois dias para que as mesmas não acabem impregnadas com o cheiro desagradável dos seus calçados.

6) Preparar um chá para a tosse

Pegue as cascas de meio limão e lave bem. Encha uma pequena panela com água e ligue o fogo até que a água comece a ferver. Em seguida adicione as cascas. Coloque também um pouco de mel e deixe esse preparado em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Com este chá super fácil de fazer, você poderá enfrentar a dor de garganta e a tosse, reduzindo ao mínimo os riscos trazidos pela gripe ou resfriado.

7) Limão congelado

Agora iremos mostrar para você uma maneira de aproveitar os efeitos positivos do limão por um período de tempo prolongado. Pegue  cascas de limão e rale-as. Coloque as cascas (que na verdade agora são raspas) em um recipiente e coloque-as no congelador: depois de congeladas, você pode colocá-las no iogurte, nos bolos, no sorvete, na salada, na salada de frutas. Esta dica dará um toque a mais nos seus pratos que ficarão mais saborosos e saudáveis!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe no Facebook com os seus amigos!