cabelos inverno

Durante a estação mais fria do ano, devemos tomar alguns cuidados especiais com os nossos cabelos. Isso porque, durante o inverno ocorre uma redução da umidade do ar, deixando os cabelos mais ressecados. Além disso, nas baixas temperaturas, os banhos costumam ser quentes e demorados. O problema é que a água quente tira a oleosidade natural do couro cabeludo al[em do necessário, causando um desequilíbrio na proteção do manto lipídico. Também contribui para o ressecamento dos fios o uso frequente do secador. E o pior, em temperatura máxima, o que ajuda a ressecar ainda mais o cabelo.

Porém, apesar de todos esses fatores, alguns cuidados podem ser tomados para cuidar dos cabelos no inverno, deixando-os brilhantes e macios.  Veja quais são eles!!

Evitar água quente no cabelo

A água quente agride o couro cabeludo fazendo-o produzir oleosidade. Além disso, abre a cutícula dos fios fazendo-os ficar quebradiços e ásperos. Também provoca caspa e dermatite seborréica propiciando a descamação do couro cabeludo e lesões avermelhadas. Portanto, o ideal é manter a água morna na hora de enxaguar os cabelos.

Lavar os cabelos frequentemente

É recomendado lavar os cabelos com frequência, mesmo no inverno. Isso porque a falta de limpeza aumenta a produção de óleo pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo.

Advertisement

O óleo em excesso juntamente com a poluição se acumula nos fios entupindo o bulbo capilar. Isso causa coceira, irritação e queda dos cabelos. O ideal é lavar os cabelos, no mínimo, dia sim dia não.

Usar produtos adequados para cada tipo de cabelo

Durante o inverno, a tendência é o cabelo ficar mais ressecado. Portanto, prefira shampoos e condicionadores mais hidratantes e potentes. Evite usar os mesmos produtos em diferentes estações.

Fazer hidratação ao menos uma vez por semana

Manter a rotina de hidratação dos cabelos é o melhor que fazemos no inverno. Isso porque secador, tempo seco e água quente maltratam muito os fios nessa época. Hidratar semanalmente ou a cada 10/15 dias é o ideal. Isso ajuda a manter o brilho e a saúde dos cabelos. Lembre-se de seguir corretamente as instruções dos produtos e usar o adequado aos seus cabelos.

Secar bem os cabelos

De maneira geral, os cabelos demoram mais para secar no inverno, fragilizando os fios. Portanto é importante secar muito bem os cabelos. No caso de usar secador, lembrar de mantê-lo longe da cabeça (no mínimo a 30 centímetros) e na temperatura fria ou morna, além de usar o protetor térmico.
Contudo, o melhor é deixá-los secar naturalmente, usando delicadamente uma toalha para tirar o excesso de água. Escolher um finalizador à base de óleos vegetais pode ser uma ótima opção. Ademais, nunca durma com o cabelo molhado.

Escolha fazer umectação com óleos vegetais

A umectação, tratamento à base de óleos vegetais naturais, é uma ótima opção para diminuir os estragos causados pelo frio: óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino, óleo de manga, óleo de abacate. Cada um com suas vitaminas e propriedades certamente vai ajudar a deixar seus cabelos brilhantes e fortalecidos.

Siga esses cuidados e com toda a certeza seus cabelos terão um ótimo inverno!!

Leia também:

Butterfly haircut: inspire-se no corte de cabelo estratégico que as famosas adoram