abbronzatura errori evitare

O verão já está chegando e mal podemos esperar para passar uns dias na praia e pegar um bronzeado. A maior parte das mulheres gostam de aproveitar as férias para repousar, praticar esportes, nadar, mas aproveitam também para passar o dia na praia ou na piscina, para voltar das férias com aquela lindíssima cor dourada.

O bronzeado no rosto e no corpo nos traz um aspecto saudável e deixa as mulheres mais bonitas e atraentes.

Porém, durante e depois o processo de bronzeamento, é essencial prestar muita atenção a saúde da pele, que tende a ficar muito seca quando exposta aos raios solares.

Algumas dicas podem ser bem valiosas quando o assunto é bronzeamento. A pele bronzeada resseca, descasca, perde o brilho e, às vezes, arde. Utilizar cremes ou óleos hidratantes é, com certeza, o primeiro passo para cuidar da pele bronzeada, mas só isso não é o suficiente. Existem outras coisas que devemos levar em consideração: cabelos e sobrancelhas ficam mais claros depois da longa exposição ao sol, os olhos claros se evidenciam mais e devemos adaptar a nossa maquiagem à nova tonalidade de pele.

Para manter e exaltar o bronzeado que você conseguir nas férias, devemos prestar atenção em alguns hábitos diários e utilizar os produtos corretos. Vamos descobrir juntos nas próximas páginas as dicas para isso:

1) Esfregar a pele e banhos quentes demais

Quando o pele está bronzeada, é bom evitar esfregar demais a pele. Lógico que a higienização profunda é necessária, mas não devemos exagerar quando utilizamos a esponja, pois você corre o risco de elimar rapidamente todas as horas passadas na praia para conseguir esse bronzeado. Outro erro frequente é a temperatura da água durante o banho: a água muito quente danifica o bronzeamento e, consequentemente, a pele. A melhor coisa é tomar banho com a água morna.

Fonte imagem: Shutterstock

2) Uso errado do protetor solar

Não usar protetor solar ou só usar um bronzeador sem filtro é o erro mais comum que as mulheres cometem quando querem acelerar o processo de bronzeamento. Acontece que esse é um equívoco que, na verdade, só irá atrapalhar, pois a pele ficará vermelha e ardida, além de que o bronze se manterá por pouco tempo na pele. O correto é usar no corpo um bronzeador que contenha filtro solar FPS de no mínimo 30 e um outro filtro específico para rosto. E pode caprichar na quantidade do bronzeador! Isso não irá atrapalhar o seu bronze.

Fonte imagem: Shutterstock

3) Esquecer de manter a pele hidratada

Não deixe de usar um bom creme ou óleo hidratante. O ideal é usar esses produtos logo após o banho, enquanto os poros ainda estão dilatados. Escolha um hidratante específico para usar no rosto. Para que a cor se mantenha por um bom tempo, a pele necessita estar sempre hidratada, caso contrato, ela começa a descascar. Se você exagerou na dose de sol e ficou com a pele vermelha e ardida, além de caprichar no hidratante, aposte em usar um gel de babosa! Além de refrescante, ela ajuda na cicatrização e hidratação.

Fonte imagem: Shutterstock

4) Usar produtos em pó na pele seca

Além de evidenciar as imperfeições do rosto, os produtos em pó devem ser evitados neste período até mesmo por um outro motivo. No retorno das férias, a pele tende a ficar mais seca, então aplicar um produto em pó na pele tende a evidenciar ainda mais os poros e as rugas de expressão. Qual seria a alternativa? Os produtos em cremes, que são ótimos em qualquer formato (base, blush e sombras).

Fonte imagem: Shutterstock

5) Sombras em tons frios

Algumas cores de sombras não favorecem a cor do rosto bronzeado, como as tonalidades mais frias e claras. O conselho é de optar por tons escuros e quentes, e também com efeito metalizado. Dourado, amarelo, laranja, marrom… você pode brincar com essas cores, desde que sejam da tonalidade quente.

Fonte imagem: Shutterstock

6) Tom da base

A base que costumamos usar durante o ano, com certeza não ficará boa na sua pele bronzeada. Mas aqui vai uma dica: opte por uma base um tom mais escuro ou misture alguns tons até acertar a cor ideial para o seu rosto. Se você quiser continuar usando a base que você já tem, é bom comprar uma outra num tom mais escuro e fazer esta mistura. E outra dica: antes de passar a base, passe um pouquinho de hidratante próprio para o rosto.

Fonte imagem: Shutterstock

7) Corretivo em excesso

Para que nao fique aqueles efeitos terríveis no contorno dos olhos, o ideal é evitar usar corretivos muito claros ou com a base mais rosada. O rosto bronzeado com o contorno muito claro aos olhos tiram o equilíbrio do rosto e, definitivamente, não é nada atraente. Você pode misturar um pouquinho da sua base ao corretivo e passar uma camada bem fina debaixo dos olhos, que não tem erro!

Fonte imagem: Shutterstock

8) Blush

O blush pode parecer inútil quando estamos com a pele avermelhada de sol. Caso você goste muito de usar, é legal evitar usar tons muito claros e, se possível, aqueles que contêm glitter, pois eles evidenciam ainda mais a pele seca craquelada. Blush em tons de pêssego ou amarronzados são as melhores opções neste caso.

Fonte imagem: Shutterstock

9) Produtos claros para a sobrancelha

As sobrancelhas claras demais tendem a desaparecer com a exposição prolongada ao sol, pois elas claream, assim como os cabelos. A solução? Preenchê-las com um lápis e com uma sombra em pó opaca escura, para defini-la melhor. Também existem máscaras próprias para as sobrancelhas, que ajudam a colorir a região de uma forma mais natural. Mas lembre: o segredo da maquiagem para pele bronzeada é não exagerar.

Fonte imagem: Shutterstock

10) Pó bronzeador

O pó bronzeador se torna inútil se tiver a mesma tonalidade da nossa pele. Para que ele dê um bom resultado no rosto bronzeado, é melhor comprar um outro pó um pouco mais escuro e aplicá-lo de uma forma bem sutil nos primeiros dias, intensificando aos poucos enquanto a pele for se bronzeando.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Fonte imagem: Shutterstock