Capa bicarbonato de sodio faxina

O bicarbonato de sódio é um daqueles produtos que são quase que obrigatórios de se ter em casa. Além de econômico, é simples de encontrar e extremamente versátil. Pode ser utilizado na culinária como agente levedante, em tratamentos estéticos e higiene bucal, pode ajudar com a digestão, além de muitos outros benefícios que todo mundo deveria conhecer. O bicarbonato também é uma opção para a faxina de casa e garantir a higienização, já que pode ser usado em diversos modos.

É muito comum usarmos um produto específico para cada superfície e mancha que encontramos nos tecidos, móveis ou pisos. 

Mas na verdade o bicarbonato de sódio é muito útil para a limpeza de vários móveis e objetos, seja utilizando o produto isolado ou combinado a outras substâncias simples e naturais, como óleos essenciais ou vinagre branco. O bicarbonato tem propriedades desinfetantes, abrasivas, alvejante e anti-odor. É um recurso eficiente que auxilia (e muito) na higiene cotidiana sem pesar na carteira, na tentativa de evitar o uso de produtos químicos. 

Vamos ver juntos 10 formas de utilizar o bicarbonato na faxina da sua casa:

1) Para desentupir pias e ralos

Sozinho ou misturado no vinagre branco, o bicarbonato pode ser usado para desentupir as pias e ralos. Para obter o melhor resultado possível, despeje duas colheres de bicarbonato diretamente no local que deseja desentupir e depois jogue duas colheres de vinagre branco. Deixe agir por pelo menos uma hora e depois deixe escorrer bastante água fervente. O poder desengordurante e anti-odor do bicarbonato vai soltar as gorduras acumuladas no cano e removerá o mau cheiro da água parada. Outra boa opção é misturar duas colheres de sal grosso ao bicarbonato, para aumentar o poder abrasivo, mas primeiramente verifique que o seu cano não seja de ferro, senão essa receita poderá danificar a sua pia ou ralo.

Bicarbonato de sódio faxina
Bicarbonato de sódio para desentupir pias e ralos. (Foto: reprodução Shutterstock)

2) Para limpar colchões e sofás de tecido

A limpeza de colchões e sofás de tecido pode parecer uma tarefa impossível e bem desgastante, porém existe uma solução. Polvilhe o pó de bicarbonato misturado a um pouco de óleo essencial de Tea Tree, que é um potente antibacteriano natural. Deixe agir por 2 horas e depois utilize um aspirador de pó para remover bem o produto. A mesma receita pode ser utilizada para a limpeza de tapetes, excluindo a necessidade de utilizar água e de esperar horas pela secagem. 

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Bicarbonato para limpar almofadas, colchões e sofás. (Foto: reprodução Pixabay)

3) Para limpar prataria

A prataria costuma escurecer com o tempo, pois o contato com o ar oxida esse material. Para tirar essas manchas e deixar a prataria brilhando novamente, é interessante preparar uma pasta bem densa, feita com uma mistura de 3 medidas de bicarbonato de sódio para uma medida de água. Com a ajuda de um pano, esfregue bem essa mistura no objeto e depois enxague. Esse método é ótimo até mesmo para a limpeza de colares, pulseiras, anéis e brincos de prata. Para isso, faça a mesma pasta dentro de um recipiente, coloque os acessórios dentro e esfregue bem com o auxílio de um pano. Depois enxague e, se necessário, utilize uma escova para remover bem os resíduos.

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Use bicarbonato para tirar as manchas das pratarias. (Foto: reprodução Pixabay)

4) Substituir o amaciante de roupas

Colocar bicarbonato de sódio na máquina de lavar roupa pode trazer vários benefícios. Basta adicionar duas colheres do produto para substituir o amaciante, graças às suas propriedades anti-calcário. Se você adicionar o bicarbonato na lavagens de roupas brancas, terá um efeito alvejante. Além disso, ele é um ótimo antibacteriano, sendo uma boa opção para a lavagem das roupas e acessórios de recém-nascidos. Cada vez que utilizamos o bicarbonato, ajudamos a manter a máquina e os canos limpos, além de prevenir o mau cheiro.  

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Coloque bicarbonato na máquina de lavar roupas. (Foto: reprodução Pixabay)

5) Para limpar sapatos de cortiça

Os sapatos feitos de cortiça são bem confortáveis, mas com o tempo ele adquire uma aparência e cor bem desagradável aos olhos e tendem a absorver mau cheiro. Para consertar isso, espalhe o bicarbonato pelo sapato, junto a algumas gotas de suco de limão e deixe agir por cerca de 2 horas. Isso removerá as manchas e seus sapatos ficarão novinhos em folha.

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Limpe sapatos em cortiça com bicarbonato. (Foto: reprodução Shutterstock)

6) Para limpar o forno

Os produtos disponíveis no mercado para a limpeza de fornos geralmente são muito agressivos. Se não usarmos luvas de proteção, podemos machucar as mãos e as unhas, fora o fato de que teremos que enxaguar o forno mais vezes para remover o cheiro forte dos produtos químicos utilizados. Mas se você utilizar o bicarbonato poderá ficar mais tranquilo. Prepare uma pasta bem densa com uma porção de vinagre branco ou suco de limão para 3 porções de bicarbonato. Passe pela superfície externa e interna do forno com o auxílio de um pano antiaderente ou uma esponja de aço e deixe a mistura agir por aproximadamente uma hora e depois enxágue com água quente. Esse método pode ser aplicado também na limpeza de fornos elétricos e microondas.

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Limpe o forno com uma pasta de bicarbonato. (Foto: reprodução Shutterstock)

7) Para remover gordura de panelas

Quando as panelas ou grelhas acumularem aquela crosta de gordura, encha-as de água, acrescente uma colher de bicarbonato e coloque-as no fogo. Deixe ferver entre 10 e 20 minutos, dependendo da quantidade de gordura acumulada. Depois, enxague com água morna. Será muito mais fácil retirar os resíduos de alimentos depois desse processo pois essa camada de gordura estará mole.

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Remova a gordura das panelas com bicarbonato. (Foto: reprodução Pixabay)

8) Para remover o cheiro forte

O bicarbonato de sódio tem o poder de absorver os cheiros fortes. Por esse motivo, você pode colocar uma xícara de bicarbonato de sódio no freezer ou adicionar uma colher de chá de produto na lava-louças ou na máquina de lavar roupas. Além disso, você pode montar alguns saquinhos desodorantes feitos de algodão para colocar nas gavetas, nos armários ou para deixar junto aos seus sapatos. Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda para potencializar o efeito. 

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Saquinho desodorante feito com algodão, bicarbonato e óleo essencial de lavanda. (Foto: reprodução Pixabay)

9) Como desinfetante de alimentos frescos

O bicarbonato é ótimo para desinfetar frutas, verduras e legumes que você pretende comer crua ou com casca. Em alguns momentos mais específicos da nossa vida (como durante a gravidez, por exemplo), ou quando não sabemos a origem do alimento, é importante fazer a higienização desses alimentos. Deixe a fruta, verdura ou legume mergulhado por alguns minutos na água com uma colher de chá de bicarbonato. Depois, enxague com água corrente. Dessa forma, você vai eliminar o risco de contaminações como a toxoplasmose e o citomegalovírus.

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Lave as frutas, legumes e verduras com bicarbonato. (Foto: reprodução Pixabay)

10) Para remover manchas de gordura

As manchas de óleo e gordura são bem complicadas de tirar dos tecidos. Mas se adicionarmos uma boa quantidade de pó do bicarbonato sobre manchas recentes, podemos removê-la com facilidade. De fato, o bicarbonato tem a capacidade de absorver os resíduos oleosos e pode ser utilizado sobre as roupas e tecidos, brancos ou coloridos. Deixe agir até que o pó comece a empedrar e, caso seja necessário, repita o processo.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Bicarbonato-de-sódio-faxina
Retire manchas de gordura das roupas com bicarbonato. (Foto: reprodução Pixabay)