Benefícios óleo coco

Esse é um produto queridinho por todos! Não há mais dúvidas de que o óleo de coco é maravilhoso para a nossa saúde e um grande aliado à beleza. Além de ter inúmeras utilidades como cosmético, ele ajuda a emagrecer, aumenta a imudade do corpo, é antioxidade e pode ser usado na culinária em diversas formas.

Este óleo é composto por gorduras boas, sendo 87% saturada, que são triglicerídeos de cadeia média (TCM), e que quando digeridos, é convertido em energia e não acumula em forma de gordura no nosso corpo.

Além disso, ele possui ômega 6, ômega 9, antioxidantes, vitaminas A,D,E e K, é antibactericida, antifúngico, antiviral e anti-inflamatório.

É uma ótima opção para quem quer manter uma alimentação natural e evitar usar composições químicas de cosméticos no corpo. Vale lembrar que existem dois tipos de óleos de coco: o refinado e o extra virgem. O óleo refinado é extraído do coco seco, é mais processado e não é indicado para consumo. Já o óleo extra virgem é tirado em ate 48 horas após o coco ser extraído e é ideal para consumo. Normalmente são encontrados em estado líquido por estarem em temperatura alta, mas não se preocupe se ele ficar sólido e com uma aparência mais esbranquiçada, pois isso acontece quando o produto é armazenado em temperaturas abaixo de 25 graus.

Você pode encontrar esse produto em diversos supermercados, lojas de produtos naturais, pela internet e até em farmácias. O uso correto do óleo nos traz benefícios incríveis, mas cuidado! Diversos estudos indicam que o consumo ideal deste óleo é de no máximo duas colheres de sopa por dia, pois o exagero do mesmo pode trazer riscos à saúde, como o sobrepeso, aumento do colesterol e até problemas de disgestão.

Venha conferir a lista de benefícios que o óleo de coco traz para a saúde e beleza:

Melhora a imunidade

A gordura do coco contém grande concentração de ácido láurico e cáprico e, quando ingerido, se transformam em monolaurina, que desempenham um papel fundamental de proteção ao nosso organismo e auxiliam na absorção e no combate à algumas bacterias, vírus e fungos. Como consequência, aumenta todas as defesas do organismo. É possível afirmar que o consumo contínuo do óleo ajuda a previnir gripes e resfriados.

Fonte imagem: Pixabay

Substitui os tradicionais óleos de cozinha

Para cozinhar, o óleo de coco pode ser usado em diversas formas em refogados, arroz, grelhar carnes ou até mesmo preparar bolos e tortas. Para isso, basta substituir gorduras e óleos não saudáveis, assim como os óleos vegetais e margarinas ou até mesmo o azeite, pelo óleo de coco extra virgem. Ele é muito recomendado pois consegue atingir temperaturas altas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais.

Fonte imagem: Shutterstock

Combina com qualquer alimento

De acordo com muitos nutricionistas, o óleo de coco extra virgem é uma excelente opção para substituir alguns alimentos ou até mesmo para usá-lo como tempero. Em pratos frios, por exemplo, utilize como tempero de saladas, frutas, shakes, sucos, iogurtes e outros alimentos. Já para pratos quente, finalize com um pouco do óleo para promover o aroma agradável do coco em cafés, arroz, verduras, legumas refogados. Uma dica: adicione uma colher de óleo de coco no seu chá quente e terá uma receita ótima para ajudar na recuperação de resfriados e gripes.

Fonte imagem: Pixabay

Ajuda a emagrecer

Os TCM do óleo de coco auxiliam na perda de peso, porque eles são facilmente absorvidos pelo corpo e são convertidos em energia. O bom disso tudo: não se acumula em forma de gordura pelo corpo. A rápida digestão da gordura do coco estimula o metabolismo e ajuda no emagrecimento. Além disso, o óleo favorece na eliminação da gordura localizada do abdômen e aumenta a sensação de saciedade, o que é importante para quem quer perder peso. O óleo pode ser um grande aliado às dietas, mas não esqueça que todo o consumo de gordura do cardápio deve ser revisado, caso contrário o óleo não será suficiente.

Fonte imagem: Pixabay

Pode ser usado antes de malhar

Já que o produto é ótimo para acelerar o metabolismo, consumir o óleo antes de treinar pode ser uma boa opção. Isso acontece porque o ácido láurico faz as células trabalharem de forma mais acelerada, consumindo mais energia. Além disso, o óleo de coco também aumenta o volume de massa magra. Uma boa dica é tomar café com um pouco de óleo de coco antes de treinar, pois essa mistura estimula o sistema nervoso central e melhora o desempenho em exercícios de força e aeróbicos. Não se esqueça de usar, neste caso, o óleo de coco extra virgem.

Fonte imagem: Shutterstock

FPS natural

Ainda que haja controvérsias, você sabia que o óleo de coco também pode ser usado como filtro solar? Se você está procurando por uma opção natural de protetor solar, este óleo pode ser uma alternativa. Outra opção é misturar o óleo de coco com cera de abelha, assim você protege e hidrata a sua pele ao mesmo tempo. Sua proteção é bem baixa, apenas FPS 4, e bloqueia apenas 20% dos raios solares, então caso opte por usar o óleo de coco como filtro solar, evite ficar muito tempo debaixo do sol e reaplique o óleo a cada 2 horas.

Fonte imagem: Shutterstock

Hidratação da pele

De acordo com alguns estudos, o consumo do óleo de coco melhora a elasticidade da pele e previne o envelhecimento precoce. Mas o óleo também pode trazer diversos benefícios se usado diretamente na pele: muito usado para hidratar partes do corpo que estão ressecadas, como joelhos e cotovelos, o óleo também pode ser usado como desodorante, removedor de maquiagem na área dos olhos, óleo de massagem, esfoliante natutal (adicionando um pouco de açúcar mascavo), calmante para queimaduras solares ou irritações após depilações, lubrificante labial, cicatrizante de feridas ou picadas de insetos e hidratante para as mãos e rosto. O uso contínuo do óleo ajuda a clarear manchas da idade na pele, evitar estrias e auxilia no crescimento das unhas e dos cabelos.

Fonte imagem: Shutterstock

Hidratação dos cabelos

O óleo ajuda a manter a saúde dos cabelos. Por ser um ótimo hidratante, também ajuda a reduzir o frizz e deixa o cabelo com um brilho maravilhoso. Para quem descolore ou tinge os frios, o óleo é ideal pois fios porosos têm as cuticulas mais abertas, resultando em cabelos mais secos. Cabelereiros indicam usar o óleo à noite como leave-in no comprimento e nas pontas, e lavar na manhã seguinte. Se você prefere usar durante o banho, pode usar diretamente no couro cabeludo, fazendo massagem, para fortalecer o cabelo e estimular o crescimento, ou então pode adicionar um pouco à sua máscara. Só tome cuidado: o óleo de coco pode deixar o piso escorregadio! Uma dica: Também pode ser usado como tratamento natural contra piolhos, basta adicionar um pouco de vinagre de maçã. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook!

Fonte imagem: Shutterstock