ave do paraíso flor

Ela tem o nome científico de Strelitzia reginae. Popularmente é conhecida como Estrelícia. Estamos falando da belíssima planta ornamental “Ave do Paraíso”. Trata-se de uma espécie de planta muito utilizada por paisagistas que buscam uma alternativa ornamental esteticamente bela e sofisticada. Suas flores são alaranjadas e pode chegar a cerca de 1,2 metros de altura. As folhas são ovaladas grandes e duras. No conjunto lembra um pássaro colorido. Esta espécie de planta se destaca muito em canteiros, parques e jardins trazendo muito requinte aos projetos paisagísticos.

De maneira geral, existem algumas dúvidas sobre como e onde cultivar e cuidar dessa espécie tão bonita. A Ave do Paraíso é originária da África do Sul e se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro. Portanto, é uma planta capaz de se manter bela e saudável por muito tempo. No entanto, requer alguns cuidados apropriados.

Como regar a Ave do Paraíso

Segundo o paisagista Eder Matiolli, é muito importante não encharcar o solo. Portanto é necessário prestar atenção à quantidade de regas: “As regas são feitas, em média, duas vezes por semana, pois suas raízes são longas e carnudas. Assim, a planta ave do paraíso consegue armazenar líquido e nutrientes”, diz Eder.
Matiolli sugere manter o solo levemente úmido para a planta crescer e florescer.

Advertisement

Além disso, caso a planta esteja crescendo pouco, é bom fertilizar o solo a cada duas semanas.

Plantar a Ave do Paraíso no vaso

Segundo Eder Matiolli não convém plantar a Estrelícia em vasos e explica o porquê: “Eu não costumo plantar strelitzia em vasos, devido à grande quantidade de raízes carnudas, que podem atrofiar a planta”.

A poda da Estrelícia

Geralmente são podas de limpeza, pois com o tempo as folhas envelhecem e as flores secam. Portanto, a poda deixará a planta com um aspecto muito mais saudável e bonito.

Curiosidades sobre a Ave do Paraíso

– O nome “reginae”, que quer dizer reinado, foi em homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, da Inglaterra.
– O nome científico é Strelitzia reginae e existem outros tipos da planta, como a Strelitzia juncea (Strelitzia de lança) e Strelitzia nicolai (Strelitzia augusta ou alba).
– Trata-se de uma planta perene, isto é, de longuíssima duração e muito resistente.
– Uma única planta ave do paraíso pode soltar de fato de 10 a 15 hastes de flores por ano.
– A espécie dura bastante quando colocado em um vaso com água para decorar a casa.