borboletas no jardim

Nada mais bonito que ter um jardim cheio de borboletas voando naquelas manhãs ensolaradas. Além da beleza e da harmonia, as borboletas agem como polinizadoras das plantinhas. Portanto, assim como as abelhas, as borboletas são insetos muito importantes na manutenção do equilíbrio da biodiversidade da natureza. Veja como atrair borboletas para o seu jardim.

Além disso, as borboletas trazem cor e beleza aos jardins. São muitas espécies, cores e tamanhos. Por isso, ficar admirando o voo desses insetos pode se tornar um momento especial de nosso dia. Então, quanto mais borboletas você conseguir atrair para seu jardim, mais alegre será seu dia!!

Dessa maneira, elencamos cinco formas de você atrair lindas borboletas para o seu jardim. Veja a seguir:

Mantenha o plantio orgânico

O uso de pesticidas e agrotóxicos afasta e pode até matar as borboletas e outros insetos benéficos, que costumam ser atraídos ao jardim. Portanto, procure sempre utilizar materiais orgânicos em seu jardim ou plantações.  Faz bem para a saúde e para o meio ambiente.

Água é fundamental

Ter espaços com água em seu jardim, é fundamental. Ofereça espaços com água para as borboletas descansarem. Pequenas fontes são boas opções. A princípio, o ideal é deixa-los abrigados do vento.

Advertisement

Não deixe água parada para evitar problemas com a procriação de mosquitos Aedes aegypti.

Plantas hospedeiras

As plantas hospedeiras e com néctar são de fato muito atrativas para as borboletas. As hospedeiras servem para abrigar os ovos e casulos das lagartas. E as com néctar ajudam a fornecer alimentos para as borboletas. Algumas sugestões são: barba-de-barata, margaridas, maracujá, laranjeiras, bromélias, couve, justícia, coneflower roxo.

Plantas comestíveis

Se possível, tenha plantas comestíveis em seu quintal. Árvores frutíferas, ervas e legumes, servem como alimentos para os humanos e também para as borboletas. E além disso é uma excelente oportunidade para as crianças entenderem as funções dos polinizadores na produção de alimentos.

Conhecer as diversas espécies de borboletas

Faça uma pesquisa para saber quais são as espécies de borboletas mais comuns em sua região. Em seguida, saiba quais são as plantas mais apreciadas por elas. Buscar espécies nativas é sempre a melhor opção para todo o equilíbrio da biodiversidade.