artesanato com caixa de papelão

Há quem pense que artesanato com caixas de papelão não tenha um resultado sofisticado e que, no final das contas, estilizamos uma caixa que continuará sendo somente um reservatório de tralhas. Mas, hoje iremos provar que uma caixa de papelão pode, sim, se transformar nos mais diversos objetos e que ficarão lindos na decoração da sua casa.

Sabe todas as caixas de papelão que chegam junto com as suas compras online ou as caixas de sapatos que guardamos em um cantinho de casa para usarmos futuramente de alguma forma e fica lá, juntando poeira?

Pois bem, tivemos algumas ideias bem originais, criativas e, o mais importante, muito simples para você reutilizar essas caixas.

O melhor do artesanato é que você pode criar um objeto que se encaixe completamente no seu gosto e desejo, já que é você mesmo quem escolhe cada detalhe do seu utensílio. Transformar caixas de papelão em caixas organizadoras, por exemplo, além de deixar o ambiente da sua casa muito mais organizado, você pode escolher uma estampa que harmonize com a decoração do cômodo, sem ter que correr de loja em loja para encontrar o objeto que você idealizou para o seu espaço. Elas podem servir para organizar quartos, armários, áreas de serviço, jogos e brinquedos de crianças ou até mesmo aqueles fios e plugs que ficam jogados pela casa. Seja para se divertir ou para lucrar, se inspire com essas lindas e simples (e baratas!) ideias de artesanato com caixa de papelão. 

Não se preocupe! Com certeza, você tem em casa todos os acessórios necessários para o artesanato. Portanto, você não precisará nem mesmo correr até o mercado para comprar o material necessário.

Vamos conferir juntos 5 ideias simples de artesanato com caixa de papelão!

Caixas organizadoras encapadas com Sisal

Para montar a sua caixinha, você vai precisar de uma caixa de papelão de qualquer tamanho, fio de sisal, um tecido à sua escolha para o forro, cola para tecido, cola quente, estilete e tesoura. Com a ajuda do estilete, comece tirando as abas superiores da caixa de papelão. Em seguida, você vai começar a colar o sisal na caixa. Comece de baixo para cima, passando a cola por toda a extensão da caixa, assim nenhuma parte do sisal ficará solto. Ao terminar a parte externa, você deve fazer o forro: meça o tecido (deve fazer a volta completa na sua caixa com folga) e forme um “saco” usando a cola para tecido. Dependendo do tamanho da sua caixa, você pode usar uma fronha como forro. 

artesanato com papelão
Caixa de papelão encapada com sisal (Fotograma Youtube Alessa Mori)

Caixas organizadoras em tecido

Você vai precisar de: um tecido em tom cru ou liso para o forro, tecidos estampados para encapar as caixas (pode ser qualquer tecido, desde que não seja muito fininho ou elástico), estilete, tesoura, cola quente, cola branca, pincel e rolinho. O primeiro passo é retirar as abas superiores da caixa. Em seguida, vamos encapar toda a parte externa com o tecido estampado: recorte um quadrado com três centímetros de borda para fazer a base e uma faixa que envolva a caixa completamente, com borda de 4 centímetros. Comece colando a base e depois os lados da caixa, usando a cola branca, rolinho e o pincel. Com a parte externa pronta, chegou a hora de montar o forro. Para isso, o tecido deve dar a volta completa na caixa com folga e você pode usar a cola quente mesmo para montar o saco.  

caixas organizadoras
Caixa organizadora de papelão encapada com tecido. (Reprodução fotograma Youtube Maddu Magalhães)

Molduras para retratos de parede

Essa ideia é bem simples e ótima para quem quer personalizar as próprias molduras de retratos e quadros de parede. Para isso, pegue a foto ou imagem que você deseja enquadrar e desenhe o contorno no papelão. Use a régua para marcar (de lápis) a moldura que você deseja fazer. Repita esse processo pelo menos mais uma vez, para que a sua moldura fique firme. Nossa dica é que a moldura tenha no mínimo 2 centímetros de largura. Utilize o estilete para recortar a sua moldura e use a sua criatividade, saia do convencional. Cole uma sobre a outra e pronto! Você pode pintar a sua moldura com a tinta de sua preferência ou encapar com algum tecido. Cole no lado de trás da moldura a imagem escolhida e, para colar na parede, você pode usar uma fita dupla face, já que esse quadro fica bem levinho.

molduras para retratos de parede
Moldura para retarto de parede feito com caixa de papelão. (Reprodução fotograma Youtube Dany Martines e Angela’s DIYs)

Gabarito para dobrar roupas

Essa ideia virou febre na internet há algum tempo. O gabarito ou molde para dobrar roupas pode não ser extremamente necessário na sua vida, mas com certeza facilitará o processo de organização do seus armário e deixará as suas gavetas bonitas esteticamente. Além disso, é uma ótima maneira de ensinar as crianças a dobrar suas próprias roupas, passando-as uma pequena responsabilidade. Para fazer o gabarito para dobrar roupas você precisará apenas de uma caixa de papelão bem grande, uma régua, fita adesiva, estilete e uma caneta ou lápis. Recorte dois pedaços de papelão de 72×25 centímetros, um pedaço de 72×35 centímetros e um pequeno de 36×25 centímetros. Usando a fita adesiva, grude os dois pedaços de 72×25 centímetros, um de cada lado do pedaço maior, e o pequeno você irá grudar de pé bem no centro do molde, de forma que todas as abas tenham mobilidade.  

gabarito pra dobrar roupas
Molde para dobrar roupas feita com caixa de papelão. (Reprodução Fotograma Youtube Manual do Mundo)

Organizador de gavetas

Tire todas as medidas internas da gaveta que você deseja organizar. É importante que você faça um planejamento, para isso utilize uma folha de papel e desenhe um molde para as suas divisórias. Com o planejamento e medidas prontas, separe caixas de papelão em bom estado de conservação e, de preferência, grossas. O segredo é cortar tiras de papelão com larguras exatamente iguais. Usando cola branca, vá formando as suas divisórias até completar a sua gaveta.

organizador de gavetas
Organizador de gavetas feito com caixa de papelão. (Reprodução Fotograma Youtube kikomoda)

Se você gostou dessa artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!