tipos de arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros e está nas nossas mesas todos os dias. Vai dizer que um arroz branco recém preparado não é maravilhoso? Ah, todo mundo gosta. E por ser assim tão consumido, o arroz também é um alimento muito versátil. Por esse motivo, nós vamos dar algumas dicas e sugestões de como consumir esse grão, assim como mostrar as qualidades e os tipos de arroz.

Uma boa alimentação é uma alimentação variada e sendo assim, você pode usar o mesmo alimento, contudo variar ingredientes secundários e temperos. Cada dia dá para inovar e é muito gostoso experimentar combinações novas e criativas com todos os tipos de arroz que temos hoje a disposição.

Vamos ver juntos quais são os tipos de arroz encontrados no Brasil e as suas particularidades:

1) Arroz branco

O arroz branco é o mais simples de preparar, entretanto, por ser um produto refinado acaba perdendo nutrientes e fibras. Pelo seu sabor delicado, você pode combiná-lo com feijão, strogonoff, carnes, molhos, legumes e muito mais. O custo é o mais baixo da lista, contudo é mais calórico que os demais, sendo indicado principalmente para quem precisa ganhar peso.

2) Arroz integral

O arroz integral já é bem rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Advertisement

A sua textura é mais dura e firme e por esse motivo ajuda na saciedade. O integral tem a mesma versatilidade na hora de preparar pratos que o branco, entretanto o seu cozimento é mais lento.

3) Parboilizado

O parboilizado passa por um processo que tem a finalidade de levar os nutrientes e vitaminas da casca para dentro do grão. Por causa desso processo essa variedade tem mais nutrientes, minerais e vitaminas. O arroz parboilizado é super indicado para fazer uma galinhada, arroz de forno e arroz carreteiro.

4) Arroz japonês

Arroz japonês ou cateto se diferencia dos demais porque é mais macio e mais cremoso e aliás, o seu sabor é mais intenso. Por esse motivo ele é ótimo no preparo de risotos e também em pratos da cultura japonesa. Por outro lado, é um produto caro e um dos mais calóricos da nossa lista.

5) Mochigome

Outra variedade é a mochigome que é muito usado no Japão, inclusive na preparação de vários doces. Essa variedade é bem pegajosa na consistência. Os grãos podem ser brancos, pretos ou rosa. É dessa qualidade de arroz que se obtém a farinha para preparar o bolinho de arroz mochi.

6) Arroz preto

O arroz preto é a variedade mais nutritiva. A saber, esse grão é muito rico em antioxidantes e além disso, tem ferro, vitamina C e E  e vitaminas do complexo B. O seu sabor é mais intenso e por esse motivo geralmente é utilizado em pratos mais requintados, com carnes e peixes nobres.

7) Arroz vermelho

O arroz vermelho é rico em ferro e fibras e além disso tem potencial antioxidante. Essa variedade é muito saudável porque é rica em monocolina, que ajuda a controlar o colesterol LDL. Além disso, ajuda a melhorar a digestão, o trabalho do intestino e a circulação sanguínea. Único problema, ainda é muito caro para o bolso da maior parte dos brasileiros.

8) Arroz arbório

O arbório, arroz perfeito na preparação de risotos. Ao contrário do basmati, o arbório tem grandes quantidades de amido, fazendo com que os seus índices glicêmicos sejam altos. O lado bom de ter bastante amido é que os pratos ficam cremosos, contudo, não é o arroz ideal se você está pensando em fazer dieta.

9) Arroz basmati

Quem já provou conhece o seu sabor peculiar, que de fato, não requer a adição de temperos. Em termos de nutrição o basmati é parecido com o arroz branco, entretanto, por conter menos amido o seu valor glicêmico acaba sendo menor. Dessa maneira pode ser um bom aliada para quem quer perder peso.

Veja também:

Água de cozimento do arroz: 3 razões para não jogá-la fora