Descobrindo a vaselina: as 7 utilidades que você não imaginaria

30/08/2018 - 2:27 2719 Views

Talvez você nunca tenha imaginado, mas a vaselina é um produto muito útil, tanto é verdade, que aconselhamos ter sempre em casa. Por quê?

A vaselina é amplamente utilizada em cosméticos e produtos farmacêuticos, tem poder lubrificante, hidratante, cicatrizante e age como barreira protetora. Tudo isso faz com que seja um ingrediente necessário para a produção de cremes para o rosto, lábios, e para condicionadores de cabelo.

Também é usada em tecidos, couro e muitos outros objetos. É um produto multi funcional que, comparado a outros, também é muito econômico: o custo de um tubo de vaselina de 30g custa cerca de 5 a 6 reais, e também é facilmente encontrado em qualquer farmácia. É por isso que ter um pequeno estoque em casa é uma ótima ideia!

Neste artigo, veremos diferentes usos da vaselina, tanto no campo da cosmética quanto para casa. Um exemplo? Ao passar uma fina camada de vaselina no rosto antes de pintar o cabelo, você irá evitar aquelas manchas de tinta na pele!

1) Sapatos e Couro

Graças às suas propriedades amaciantes, a geléia de vaselina é muito útil para sapatos gastos, tornando-os mais macios e deixando o couro liso, como novo. O efeito é ainda mais eficaz no caso de sapatos de verniz. A vaselina pode ser passada com um pano ou com um cotonete. O mesmo efeito também pode ser obtido em jaquetas e outras roupas de couro: em poucos minutos elas irão parecer novinhas em folha.

2) Uma ajuda na Maquiagem

Os usos da vaselina junto com a maquiagem são muitos! Tente usar um pouco desse produto na hora de aplicar a sombra: a duração dela em seus olhos será muito maior. A vaselina aplicada nos cílios, por sua vez, torna-os longos e volumosos, desde que seja aplicada com um pincel de rímel limpo. Este produto de mil utilidades também é excelente como hidratante para os lábios! Se você adicionar açúcar em um pouco de vaselina, criará um perfeito esfoliante. A vaselina também pode ser usada como removedor de maquiagem. Da próxima vez, ao invés de usar uma loção de limpeza, experimente essa alternativa, especialmente se o make for à prova d’água.

3) Usada como creme

A geléia de vaselina cria um efeito suavizante e hidratante onde quer que seja aplicado, por isso você pode espalhá-la por todo o rosto: você obterá uma pele macia e suave, com as maçãs do rosto bem marcadas, sem maquiagens ou cremes caros. Se suas cutículas estão danificadas e inflamadas, aplique um pouco de vaselina (mesmo antes de usar um esmalte). Isto criará uma camada de proteção que as tornará fortes e saudáveis. Use e abuse da vaselina durante o inverno para não sofrer com os efeitos do frio: aplique-a nas mãos antes de ir dormir, de manhã você terá mãos suaves e bem hidratadas. O mesmo vale para aos pés, cotovelos e joelhos ressecados.

4) Zíper travado e anéis presos

Não existe solução mais simples para resolver um problema de zíper emperrado do que colocar um pouco de vaselina. Abra sem muita dificuldade quaisquer zíperes de bolsas, jaquetas, sapatos utilizando deste santo produto.

Mas quando você fica com um anel preso no seu dedo, o que fazer? Apenas um pouquinho de sabonete, ou até mesmo a nossa amiga vaselina, que com seu efeito lubrificante, faz com que você remova o anel sem dor e sem arranhões.

5) Chicletes no cabelo

Essa situação pode ser tragicômica! Certamente você já vivenciou ou já presenciou um desagradável acidente como este. Puxões no cabelo e muito choro, causados por um chiclete que foi parar na cabeça de alguma criança. Como resolver isso? Com o perdão do trocadilho, é tão fácil quanto tirar doce da mão de criança, ou melhor, da cabeça! Basta passar um pouco de vaselina nos cabelinhos para remover em segundos a goma de mascar indesejada.

6) O uso da vaselina nas roupas e nas pontas duplas do cabelo

O mesmo procedimento que você acabou de ver pode ser repetido no caso do chiclete preso à solas de sapatos e roupas em geral. A vaselina vai evitar danificar suas roupas para sempre! Ainda sobre o tema do cabelo, a vaselina também é útil para evitar pontas duplas, deixando seus cabelos macios e bem cuidados.

7) Para a limpeza da casa

O efeito amolecedor também é útil para limpar e tratar algumas superfícies delicadas, como madeira, sem causar arranhões ou manchas. No caso de portas rangendo, use um pouco de vaselina nas dobradiças e isso resolverá o problema imediatamente. Você sabia que também é útil para a comida de nossos animais de estimação? Sim, porque colocando um pouco de vaselina ao redor da tigela do nosso animalzinho, evitaremos que as formigas, atraídas pela comida, entrem na vasilha!

Se você gostou do artigo compartilhe com os seus amigos no Facebook!