Urina: o significado de cada cor

08/04/2018 - 1:48 328 Views

Em termos de saúde, prestar atenção aos sinais de alarme do nosso corpo, pode ser importante para identificar rapidamente eventuais problemas e ter a possibilidade de remediá-los. Por exemplo, a cor da nossa urina pode ser muito útil para entender se o nosso organismo possui algo de errado.

 O que dá sua cor amarela típica, mais ou menos clara, à urina é o urocromo, seu pigmento primário. Mas às vezes o líquido pode mudar de cor e indicar a presença de doenças ou simplesmente indicar nosso nível de hidratação. Mudanças na cor da urina podem ocorrer no caso de infecções, ou doenças mais graves como o câncer: é essencial, tendo em conta este, prestar atenção, se estamos nos hidratamos corretamente e não tomamos nenhuma medicação especial.

Observe nas imagens o significado das cores da urina e as precauções que você deve tomar em cada caso:

 Nada aparentemente sério com as cores vistas até agora, mas se a sua urina estiver com uma das colorações abaixo, fique atento e se o problema persistir, procure orientação médica.

Uma vez observada a cor da urina, é apropriado verificar se você tem alguns sintomas particulares, que podem nos dar uma idéia melhor sobre um possível problema de saúde.  Se você é propenso a urinar muitas vezes, e as vezes com dor, ou em um caso de febre, dores abdominais junto com uma urina um pouco turva e com cheiro desagradável, você pode estar com uma infecção urinária.

Se a pele do rosto ou os olhos tendem a uma cor amarelada e a urina escurece, pode ser uma doença no fígado.

Quando você sente uma intensa dor na lateral do abdômen e a urina é de cor avermelhada, pode ser um sintoma de pedras nos rins.

Atenção, portanto, às mudanças na cor da urina: pode revelar nosso verdadeiro estado de saúde.