Tomar banho: 8 erros a serem evitados

12/04/2018 - 8:29 8106 Views

Depois de 8 horas de trabalho duro, treino intenso, uma caminhada embaixo do sol, um dia no meio da poluição ou qualquer outra atividade extenuante, chegar em casa e tomar aquele banho é com certeza o momento mais esperado do dia. Parar por um momento, deixar pra lá todas as preocupações e dedicar ao nosso corpo a merecida atenção depois do stress quotidiano pode nos ajudar a recarregar as energias.

A sensação transmitida por uma chuveirada é impagável, não somente em relação a limpeza. Depois de nos lavarmos, nos sentimos súbito mais tônicos, com mais frescor e cheios de energia.

As vezes, apesar de um dia cansativo, depois do banho sentimos o cansaço ir embora e recuperamos na hora a energia que nos permite fazer outras mil atividades: sair, ir encontrar os amigos, dançar até o raiar do sol, ficar até tarde assistindo os últimos episódios das nossas séries de tv preferidas.

No entanto, quando tomamos banho sempre cometemos alguns erros (sem saber!) que em um primeiro momento podem parecer inofensivos, mas se evitados, podem resolver grandes problemas.

Aqui estão 8 erros que todos cometemos >>

8) Tempo

Um erro que cometemos muito seguido tem a ver com o tempo que transcorremos embaixo da água. Em média, para cada chuveirada são utilizados 6 litros de água por minuto, uma quantidade significativamente menor do que a quantidade de água utilizada pelas pessoas que usam a banheira, por exemplo. Por isso, para evitar o desperdício de água, pense em quanta água você gasta por minuto e tente reduzir o tempo transcorrido embaixo do chuveiro ao mínimo possível.

 7) Depilação

Também se desperdiça muita água quando se decide fazer depilação embaixo do chuveiro. Se por um lado, esta operação nos permite economizar bastante tempo, por outro corremos o risco de deixar o chuveiro ligado por muito tempo. É aconselhável se depilar umedecendo o corpo e ensaboando a pele antes de passar a lâmina. Com a ajuda do chuveirinho ou de um copinho de água você pode lavar-se e enxaguar-se. Lembre-se que ensaboar a pele antes da depilação ajuda a evitar os pelos encravados.

6) Esponja

A escolha da esponja é muito importante. Quando tomamos banho, é sempre melhor optar por aquelas mais duráveis, com o menor impacto ambiental possível. As luvas esponjas são, sem a menor dúvida, a opção ideal: feitas com o mesmo material das toalhas de banho, não estragam, se secam rapidamente e duram muito. Você só precisa ter o cuidado de torcer após o uso e deixá-las secar ao ar livre para não favorecer a presença de mofo.

vendita-calda-1-pz-naturale-uomo-donna-tessuto-luffa-spazzola-da-bagno-set-di-lavaggio-asciugamano-1

5) Temperatura

Especialmente no inverno, quando faz frio lá fora, a tentação de tomar um banho muito quente é grande. Este erro assim tão comum, pode criar problemas para a circulação, causando até mesmo queda de pressão. Além do mais, pode provocar irritações e vermelhidão nas pessoas que tem a pele muito sensível. Sem contar que esse hábito pode aumentar a queda de cabelo e também deixá-lo oleoso. Portanto, é sempre melhor tomar banho com a água morna. Tente, o seu corpo irá agradecer!

4) Sabonete

Quando se trata de sabonete, os erros que normalmente cometemos são dois: o tipo de produto e a quantidade. Para limitar o impacto ambiental, é aconselhável sempre escolher um sabonete ecológico, mas também limitar as quantidades de produto utilizado: pense que para se lavar bem e com cuidado, não é preciso exagerar. Saiba que o uso de sabonete em excesso pode acabar retirando demais o óleo produzido pela pele, causando um desequilíbrio na produção do mesmo.

3) Shampoo

O mesmo vale também para o shampoo: é preciso prestar muita atenção seja na tipologia que na quantidade. Além disso, seria preciso também evitar o desperdício de água enquando estamos ensaboando a cabeça, um erro muito frequente: basta simplesmente desligar o chuveiro e ligá-lo novamente só para enxaguar os cabelos, nada mais simples.

2) Enxague

O enxágue muitas vezes não é considerado tanto quanto se deveria. Embora o desperdício de água deve sempre ser evitado, não é preciso ter pressa nessa hora. É importante enxaguar sempre bem, seja a pele que os cabelos, principalmente em caso de pele sensível, alergias ou intolerância aos componentes dos shampoos e dos sabonetes.

1) Esfoliação

Durante o banho não é o momento ideal para fazer uma esfoliação no corpo e para aplicar produtos esfoliantes na pele.

Este procedimento deve ser feito rigorosamente antes de iniciar a tomar banho, umedecendo um pouco a pele do rosto e corpo e, em seguida, massagiar e enxaguar. Alternativamente, você pode massagear a pele com óleo de amêndoas doces antes do banho, para facilitar a eliminação das toxinas.

Você gostou do artigo? Então compartilhe no Facebook com os seus amigos!