Toldos: limpá-los nunca foi tão fácil

19/12/2016 - 1:46 177 Views

Quando chega o verão, os dias ficam cada vez mais quentes até tornarem-se abafados e as casas podem se transformar em verdadeiros fornos. Por sorte, para proporcionar um pouco de sombra que refresque o interior das casas, mas também as sacadas e terraços, existem os toldos que dão uma boa ajuda para controlar o calor. Obviamente, este não é um problema somente de quem vive em casas, mas também dos comerciantes que instalaram os seus toldos para protegerem as próprias vetrines da luz e do calor do sol. Os toldos, depois de permanecerem fechados e enrolados durante todo o inverno, precisam de uma atenção especial no que diz respeito à limpeza: os agentes atmosféricos e a poluição estragam e sujam os tecidos, que na primavera, devem ser limpos por esses motivos. Esta operação envolve muitas dificuldades mas, seguindo os nossos conselhos, você será capaz de fazer com que os seus toldos voltem a parecer novinhos em folha. E tudo isso, usando somente produtos naturais e econômicos!

Veja a seguir como fazer >>

3) Você irá precisar de

Para iniciar a limpeza dos toldos da sua casa ou loja você irá precisar de: uma vassoura (de preferência aquelas feitas de palha), uma bacia de água grande, vinagre e bicarbonato de sódio ou sabão neutro (como alternativa, você pode encontrar no supermercado produtos específicos para este fim, só que fazendo isso, você estará agindo contra o conceito de “natural”), um esfregão com cerdas duras e para terminar, se você tem um jardim ou o seu apartamento fica no térreo, dá pra pensar em usar uma mangueira.

 

calcare_ng1

2) Como proceder

Primeiro de tudo você precisará passar a vassoura de palha em todo o toldo, com movimentos horizontais, para remover folhas secas, pó e insetos. Depois de tê-la “varrido”, você terá que encher uma bacia com água adicionando o produto da sua preferência entre o vinagre e o bicarbonato de sódio ou o sabão neutro. Com o esfregão de cerdas duras, se deverá em seguida esfregar com vontade toda a extensão do tecido, mergulhando as cerdas do esfregão o tempo todo na bacia para ir removendo a sujeira. Concluída esta operação, o próximo passo será o enxágue. Veja como.

tenda-sole-2

 

1) O enxágue

Quem tem a sorte de morar em uma casa com jardim ou no térreo, pode enxaguar diretamente com a mangueira.

Se você mora em um condomínio, ou por qualquer razão, não pode utilizar a mangueira do jardim, você precisará substituir a água da bacia, com água limpa, enxaguar as cerdas do esfregão, e utilizá-lo aos poucos e com o cuidado de remover todos os produtos utilizados. Quando estiver bem limpinho é só deixar secar ao sol, certificando-se de fechá-lo toda vez que iniciar a chover.

tende-da-sole

Você achou o nosso artigo útil? Então compartilhe com os seus amigos, são dicas preciosas!!